Diferença entre sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero e sexualidade

1
34704
sexualidade e sexo biológico

Somente em 2018 a transexualidade foi retirada da categoria de “distúrbios mentais” na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS). A homossexualidade, na década de 1990.

Gênero e sexualidade. Tratar sobre o tema ainda é visto como tabu por parte da sociedade. Entretanto, conforme o assunto ganha mais espaço dentro do público geral, melhor é abordagem e aproamento das discussões.

Entender os diversos tipos de sexualidade é entender o outro. Termos e significados são cunhados com um propósito. Conhecê-los é uma demonstração de respeito com o próximo – e, talvez, isso seja tudo o que ele deseja.

Violência contra o diferente

Um levantamento da ONG TransGender Europe, apontou o Brasil como o país mais violento para as pessoas transexuais. Entre janeiro de 2008 e junho de 2016, 2.190 pessoas trans foram assassinadas no mundo. No Brasil, 868 pessoas foram mortas durante o período.

Ainda nessa seara, o Grupo Gay da Bahia contabilizou 3.447 mortes de homossexuais no Brasil nos últimos dez anos. O estudo ainda revelou que somente em 2018 foram registrados 420 assassinatos por conta da orientação sexual das pessoas.

Esses são apenas algumas pesquisas sobre a violência contra o diferente. Essas pessoas sofrem preconceito a todo instante, não somente de forma física, mas também psicológica. A repressão está em todo ambiente social, dificultando até mesmo no momento de encontrar um emprego.

Como este é um assunto muito profundo e complexo, que envolve muitas questões sociais, nos limitamos primeiro em esclarecer os pontos de diferenciação entre o sexo biológico, a orientação sexual, a identidade de gênero e sexualidade.

A diferença

Orientação sexual, sexo, sexualidade e gênero. Para quem não está familiarizado com os termos, pode confundí-los. Entretanto, é necessário entender que cada um deles possui a sua particularidade. Compreender a importância de cada um deles para o desenvolvimento da pessoa é fundamental.

Sexo biológico

Este diz respeito ao órgão sexual que nascemos em nosso corpo.

Orientação sexual

A orientação sexual se refere ao tipo de atração que temos pelas outras pessoas. Sendo assim, alguém pode se interessar por pessoas do mesmo sexo, do sexo diferente, dos dois ou também não se interessar sexualmente por ninguém.

Gênero

O gênero é variável, então, a identidade de gênero é como a pessoa se identifica. Quando há a discordância desta identificação com o fenótipo físico, temos os casos de Distúrbio de Identidade de Gênero.

Segundo Louis Goren, da Universidade de Amsterdam, este distúrbio causa um grande sofrimento aos seus portadores, pois a partir do momento em que ele é notado, a pessoa entra em um grande conflito interno e uma enorme pressão externa da sociedade.

Sexualidade

Segundo a OMS, sexualidade é “um aspecto central do ser humano ao longo da vida que engloba  sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experimentada e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relacionamentos. Embora a sexualidade possa incluir todas essas dimensões, nem todas elas são sempre experimentadas ou expressas. A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais”.

Como lidar com a situação

  • Se imagine no lugar da pessoa, todo seu problema e confusão. Sendo assim, compreenda e não abandone.
  • Caso você não consiga entender, procure o auxílio de um profissional que possa esclarecer melhor o assunto. É muito importante se orientar para entender, no mínimo, o básico;
  • Não faça perguntas desnecessárias, se a pessoa se sentir à vontade, ela mesma contará;
  • Trate a pessoas como ela quer ser tratada. Então, a chame pelo nome que escolheu.

Um ponto nisto tudo é certo: quanto mais essas pessoas se sentirem oprimidas, com receios e medos e adiar a sua própria transformação, compreensão e aceitação, mais dolorosa e difícil serão as suas vidas.

É importante procurar entender o outro. A primeira vista, os termos podem parecer similares, porém quando conhecemos cada um deles fica evidente a diferença entre sexo e sexualidade, por exemplo.

1 COMENTÁRIO

  1. As questões ficam mais simples, quando focamos que somos sentimentos e multisensoriais: uma pessoa pode nos despertar atração pelo porte físico, inteligência, profissionalismo e depende muito da fase hormonal! Sou Cis gênero mas sempre senti atração pelo mesmo gênero, independente de beleza, se fosse assim, sentiria atração por mulheres, também: aprecio as belas e os belos 🙂 Já tive encontros amorosos, com amigos, homens cis, também, algumas vezes cedi a penetracao, atendendo a pedido, já que para mim o sexo oral que me agrada. Depois dos 50 anos, presumo pela chamada Andropausa, ai sentindo mais o esfincter e região com libido e, como energia que somos, senti um cara me paquerando bem: rindo e fixamente me olhando, senti meu corpo se preparando a receber ele! Como a vida é eterno aprendizado, todo o conceito que tenho sobre o tema e mencionei aqui no inicio, pareceu sem sentido: não importou a ele teorias que possa conhecer e nem a mim. Se tivéssemos noutros tempos, não tenho dúvidas que ele me diria, ter sentido a minha meiguice e implícita feminilidade pela leitura que fez ao me paquerar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.