Rotina de autocuidado: como cuidar da sua saúde mental

autocuidado

Qual foi a última vez que você parou para cuidar de si mesmo? Seja sincero na hora de responder. Não estamos falando de realizar algumas técnicas de relaxamento ou de fazer um SPA em casa. Sim, tais atividades podem ajudá-lo a relaxar e ficar de bom humor, porém cuidar de si mesmo não se resume apenas a isto.

A vida corrida acaba impedindo que as pessoas se lembrem de si mesmas. E esse é um problema que pode gerar consequências pesadas para nossa saúde. Negligenciar aspectos básicos de nossa existência pode não ter repercussões imediatas, mas no longo prazo é capaz de prejudicar nossa caminhada.

Falar de autocuidado é também falar de saúde mental. O aspecto psicológico não é composto somente por questões emocionais, mas sim por um conjunto de fatores. Dessa forma, conseguir lidar com os diferentes âmbitos da vida de maneira harmoniosa é fundamental para uma vida saudável.

Agende agora uma consulta com psicólogo

O que é autocuidado?

Autocuidado são as ações que tomamos para fazer a manutenção da saúde mental e do bem-estar no dia a dia. E ele abrange todas as áreas da vida: emocional, físico, psicológica e social. Trata-se de um conjunto que precisa ser observado como uma unidade.

Dessa forma, quando estas áreas estão em equilíbrio nos sentimos bem. Além disso, elas possuem um efeito capaz de aprimorar outros aspectos das nossas vidas. Então, percebemos que somos beneficiados também em diferentes esferas, como, por exemplo, nas áreas financeira, amorosa e profissional.

Rotina de autocuidado: como cuidar da sua saúde mental

Quando cuidamos de nós mesmos, somos capazes de manter uma vida mais saudável e harmoniosa. Para tal, precisamos dedicar tempo e atenção para algumas áreas das nossas vidas. Estão prontos para isso?

Pensando em ajudá-los a obter esse equilíbrio no dia a dia, separei algumas dicas com práticas de autocuidado para ajudar nessa tarefa diária de bem-estar.

 Saiba cuidar das suas emoções

O aspecto emocional é um dos pilares que não podemos deixar de lado. Infelizmente, ele é um dos primeiros que ignoramos, apesar da sua importância para o nosso bem-estar. Por conta disso, é fundamental investir um tempo nele.

Quanto mais sabemos de nós mesmos, mais fácil fica para contornar hábitos negativos e potencializar os seus pontos fortes. Isto nos dá o nome de autoconhecimento, que é essencial para a manutenção da saúde emocional. O autoconhecimento resulta em autoestima alta, autoaceitação e autoperdão (perdão dos erros e falhas cometidas ao longo da vida). 

Dessa forma, podemos utilizar algumas técnicas capazes de auxiliar no autocuidado emocional. A meditação aparece como uma alternativa interessante. Ainda, separe um tempo do seu dia para enumerar suas conquistas e qualidades. Reserve também um momento de silêncio para refletir sobre a vida.

Além disso, realizar certas atividades que nos fazem felizes é uma estratégia boa. Dance, toque um instrumento, cante, pinte, escreva, leia… Deixe a sua criatividade fluir e faça aquilo que gosta nos momentos vagos.

LEIA MAIS: O que é regulação emocional?

A importância de cuidar do físico

A prática regular de exercícios físicos não deve ser ignorada, mesmo que você não tenha apreço por eles. Sim, é necessário isso para garantir a saúde física e mental. Além disso, também é importante para boa manutenção do corpo, nos afastando e prevenindo doenças. 

A atividade física produz a sensação de bem-estar, por meio de neurotransmissores liberados durante sua execução. Aliás, a autoestima e a autoconfiança tendem a ser melhores em indivíduos que praticam esportes regularmente. 

Então, escolha uma atividade simples para começar sua “terapia física”, como corrida ou caminhada. Outra alternativa é praticar algum esporte, como futebol ou vôlei, que também ajuda na questão de interação social. 

Conheça a clínica de terapia online Telavita

A questão social

A questão social é fundamental para nossa existência. Conviver com o próximo e manter relações saudáveis ajudam a trazer equilíbrio na vida e manter a tranquilidade durante uma rotina mais agitada.

Dessa forma, mantenha o relacionamento com pessoas queridas e que o deixem para cima. O ser humano precisa encontrar estas pessoas para conversar, interagir e passar o tempo, pois acaba trazendo leveza para a vida. 

Além disso, é importante cortar os indivíduos que despertam emoções ruins e o façam passar raiva. Alguns laços se desgastam com o tempo e está tudo bem. Então, mesmo que você tenha carinho e consideração pela pessoa, é mais sábio permitir o distanciamento entre vocês. 

Saia com os amigos, viaje e aproveite para preencher os horários livres com interações de qualidade. Não esqueça: essas atitudes acabam equilibrando o estresse vivenciado na rotina corrida.

LEIA MAIS: Meditação: conheça os benefícios e saiba como meditar

O autocuidado psicológico

Cuidar do nosso psicológico nem sempre é fácil, principalmente por conta do estigma que existe sobre o assunto. Entretanto, não é preciso nenhum esforço gigante para tratar desse tema no seu cotidiano.

Uma das principais atividades que você pode fazer para cuidar da questão psicológica é a terapia. O trabalho com o psicólogo é fundamental para conseguir se livrar de certas barreiras emocionais e conseguir viver plenamente.

Porém, ainda existem outras coisas que você pode fazer no seu dia a dia. Exercitar o cérebro através da aquisição de conhecimento é uma delas. Então, tente aprender um novo idioma, fazer um curso, palavras cruzadas ou buscar leituras construtivas.

Além disso, atividades introspectivas também ajudam nesse quesito. Dessa forma, experimente fazer yoga para melhorar a sua concentração ou adote a atenção plena em tudo o que fizer durante o dia. Até sair para uma caminhada ao ar livre para refletir com os seus pensamentos vale a pena.

O papel do descanso

Para finalizar nossa rotina, não pense em negligenciar o ócio. Sim, parar um pouco durante a rotina agitada pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer. O descanso e sono são momentos importantes do nosso dia, afinal, são neles que o corpo e a mente relaxam, se limpam, se regeneram e se preparam para novos trabalhos. 

Pense bem: se até as máquinas precisam descansar para não quebrar, quem dirá o corpo e a mente humana, que trabalham 24 horas por dia. O segredo é manter a vida equilibrada, com atividades e descansos. E  isso cabe para todas as áreas da vida. 

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.