Os programas de saúde emocional para empresas começaram a ganhar mais destaque e popularidade à medida que a conscientização sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho aumentou.

No entanto, foi somente nos anos 1990 e 2000 que as empresas e organizações começaram a reconhecer que o bem-estar emocional dos funcionários. Assim, perceberam que o sucesso estava diretamente ligado à produtividade, satisfação no trabalho e retenção de talentos.

O que é um programa de saúde emocional para empresas?

Atualmente, muitas empresas reconhecem a importância de cuidar da saúde emocional de seus funcionários. Com isso, passaram a adotar medidas proativas para promover um ambiente de trabalho saudável e apoiar o bem-estar mental. 

Dessa forma, um programa de saúde emocional para empresas é uma iniciativa estruturada e abrangente. Logo, tem como objetivo principal promover o bem-estar emocional dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. 

Todavia, esses programas são projetados para ajudar os colaboradores a lidar com o estresse, melhorar sua resiliência emocional, promover a saúde mental e criar um ambiente de trabalho saudável.

Como funciona um programa de saúde emocional para empresas?

Os programas de saúde emocional para empresas podem ser criados pela própria organização ou serem adquiridos por uma outra instituição que forneça o serviço (que é o mais comum). Diante disso, o processo de adesão consiste em 3 passos:

1. Avaliação de necessidade

O programa geralmente começa com uma avaliação das necessidades e desafios específicos enfrentados pelos funcionários em relação à saúde emocional. Entretanto, pode envolver pesquisas de satisfação, entrevistas ou questionários para coletar informações valiosas sobre as áreas que precisam de foco e atenção.

2. Educação e conscientização

Os programas de saúde emocional geralmente oferecem sessões educativas e programas de conscientização para os funcionários. Nesse sentido, há a inclusão de palestras, workshops ou seminários que abordam tópicos como gerenciamento do estresse, resiliência, e outros tópicos de saúde mental.

3. Acesso a recursos e suporte

Os funcionários devem ter acesso a recursos e suporte adequados para cuidar de sua saúde emocional. Sendo assim, pode incluir serviços de aconselhamento ou terapia, programas de assistência ao empregado, grupos de apoio, aplicativos de bem-estar mental ou outras ferramentas e recursos relacionados.

Os benefícios financeiros em aderir ao programa

Empresas de sucesso são aquelas que ganham em qualidade e inovação. No entanto, para chegar a um resultado positivo nesses aspectos é preciso incentivar os funcionários e engajá-los de tal maneira que haja o prazer em estar realizando suas atividades.

Contudo, engajando e garantindo o bem-estar dos colaboradores, haverá espaço para a criatividade e qualidade nas entregas, o que gera como consequência resultados positivos desejados pela organização.

A adoção de programas de saúde emocional para empresas pode trazer benefícios financeiros significativos como:

Redução dos custos com saúde

Investir em programas de saúde emocional pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental, como estresse crônico, ansiedade e depressão. Dessa forma, ao promover o bem-estar emocional dos funcionários, as empresas podem reduzir os custos associados a tratamentos médicos, consultas médicas, medicamentos e afastamentos relacionados a questões emocionais.

Diminuição do absenteísmo/presenteísmo

Problemas de saúde emocional podem levar ao aumento do absenteísmo (faltas ao trabalho) e presenteísmo (estar presente no trabalho, mas com baixa produtividade). Nesse sentido, ao fornecer programas de saúde emocional, as empresas podem ajudar os colaboradores a lidarem com essas questões de forma mais eficaz, resultando em uma redução do tempo perdido no trabalho e melhorando a produtividade geral da equipe.

Maior retenção de talentos 

Funcionários que se sentem apoiados e valorizados em relação à sua saúde emocional tendem a ser mais leais e engajados com a empresa. Entretanto, isso pode levar a uma maior retenção de talentos, reduzindo assim os custos associados à rotatividade de pessoal, como recrutamento, treinamento e integração de novos funcionários.

Como a Telavita pode te ajudar?

A Telavita possui o seu próprio Programa de Saúde Emocional (PSE) e pode ajudar as empresas a implementar o projeto dentro de suas organizações. O PSE da Telavita fornece acesso fácil a profissionais qualificados, oferece terapia online conveniente e adaptada, e garante sigilo e privacidade. 

Além disso, periodicamente disponibiliza relatórios e promove o monitoramento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse dos colaboradores, o que facilita a identificação de áreas de melhoria dentro da corporação para sanar o problema.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.