De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde sexual é um estado de bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. Requer uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, bem como a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras, livres de coerção, discriminação e violência.

E, apesar de 49% da população brasileira afirmar ter mais de três relações sexuais por semana, isso não se transmite na saúde sexual. A pesquisa Durex Global Sex Survey entrevistou 1.004 brasileiros e constatou um descontentamento sexual em 51% dos homens e 56% das mulheres. A insatisfação, entretanto, possui solução.

Em entrevista para o R7, o psicólogo Oswaldo M. Rodrigues, especialista em casais e sexualidade do Instituto Paulista de Sexualidade, comenta que “sexo é para ser falado, e não só feito. Muitos casais insatisfeitos provavelmente não falam sobre a relação um com o outro. Os profissionais garantem que o a maior parte dessas insatisfações têm tratamento psicoterápico”.

Primeiro, quem é o sexólogo? Bem, ele é um profissional formado na graduação de medicina ou psicologia, porém com especialização na área. O terapeuta sexólogo, então, traz consigo pós-grauduação em temas como educação sexual, terapia sexual e sexologia.

E o que o sexólogo faz? Ele é o especialista que estuda os componentes emocionais que dificultam a prática do sexo e afeta a relação e sintonia dos indivíduos. Dessa forma, ele pretende compreender e identificar o papel de diversos fatores ligados aos problemas sexuais, como: estresse, insegurança, medos, pouca autoestima, doenças mentais e até religião.

Nesse sentido, o papel do sexólogo vai além do ato sexual. Para entender a sexualidade humana, ele investiga áreas da psicologia, biologia, sociologia e histórias em busca de respostas para as disfunções emocionais que afetam os pacientes.

O tratamento, dessa maneira, encontra os gatilhos mentais que atrapalham a vida sexual, porém respeitando as particularidade de cada paciente e o contexto social em que a pessoa está inserida. A consulta é importante, pois identifica os fatores nocivas ao relacionamento e trabalha em conjunto para resolvê-los.

Por que procurar um sexólogo online?

Falar de sexo ainda não é fácil para várias pessoas. Falar de problemas sexuais, então, pode ser ainda pior. O tema ainda é tabu para parcela da sociedade, porém tratar dessas dificuldades também é cuidar de nós mesmos, afinal, o sexo afeta a saúde e o bem-estar.

Por isso, é imprescindível que a pessoa esteja confortável quando for conversar com um terapeuta sexólogo. A inibição e a vergonha podem ser fatores preponderantes durante a consulta presencial, o que afeta o desempenho do tratamento. O simples fato de compartilhar experiências sexuais na frente de uma outra pessoa pode ser incômodo e, nesse sentido, o atendimento online pode ser uma solução.

O sexólogo online atua da mesma maneira que o presencial, porém com os benefícios da tecnologia. A consulta à distância permite que o paciente realize o tratamento no ambiente mais confortável para tal. Além disso, o atendimento é realizado no horário mais propicio para a pessoa.

É possível perceber, dessa forma, que comodidade e tranquilidade são imperativos nesse tipo de tratamento. A pessoa não precisa se deslocar e perder horas do dia no trânsito, afinal, consegue fazer tudo em casa e até pelo celular.

Outro ponto interessante de realizar uma consulta com sexólogo é a possibilidade de ser mais assertivo na especialidade do profissional. Como sabemos, cada pessoa possui um problema distinto do outro, por isso, é fundamental escolher o especialista correto para a sua necessidade. No caso dos atendimentos online, a pessoa consegue escolher a pessoa que irá realizar o tratamento pelo currículo e cursos de expertise.

Telavita: solução prática e eficiente

Caso esteja procurando um local adequado para encontrar um profissional adequado e realizar uma consulta com um sexólogo online, a Telavita pode ser a sua solução. A Telavita é uma empresa de psicologia online que visa transformar e democratizar o acesso à saúde e bem estar.

Por meio da inovação, a plataforma permite falar com psicólogo online onde e como o paciente desejar. Além disso, ela possui profissionais especialistas nas mais diferentes áreas e com experiência comprovada no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.