Frases como “estou com uma tristeza profunda” ou “sinto tristeza profunda” podem não ser tão comuns de serem ouvidas, afinal, é difícil alguém confidenciar emoções tão densas. Entretanto, caso as ouça, é importante saber que acolher e realmente ouvir o que o outro tem a dizer é o primeiro passo para ajudar alguém que precisa.

Abrir a sua dor para o próximo não é algo tão simples assim. São nossas fraquezas e cicatrizes que, geralmente, são o que mais queremos esconder, afinal, expor essas questões podem dizer quem realmente somos.

É complicada essa relação entre nós e o próximo. Estar sentindo tristeza profunda, então, é somente um componente que obscurece a tentativa de abertura. Entretanto, isso não significa que a pessoa precisa se fechar.

A própria tristeza não precisa ser entendida como algo ruim. Ela é necessária como um equilíbrio para a felicidade e possibilita um momento maior de introspecção necessária no cotidiano. Mas tudo tem limite. Se o sentimento se prolongar e começar a fazer parte da sua rotina, saiba que isso não é nada saudável e pode indicar sérios problemas.

“Estou profundamente triste”

Existem dias e dias. Em certos deles, o céu está cinza e nublado. O peso no corpo é indescritível e levantar da cama parece uma tarefa hercúlea. Ver pessoas e conversar com elas é impensável. Ficar sozinho parece a única opção viável.

A profunda tristeza pode ter causas bem claras: decepções, angústias ou certos sofrimentos que são capazes de afetar o nosso ser. A perda de um ente querido, também, consegue ter efeito devastador ou às vezes, simplesmente não estamos no melhor dos nossos dias.

Se sentir para baixo é normal e  acontece com qualquer pessoa. Não há como se prevenir da tristeza ou evitar que ela aconteça. No entanto, é melhor saber identificá-la para que os seus efeitos não se tornem patológicos. Reconhecer a condição é importante para evitar que a situação se agrave e, por exemplo, evolua para uma depressão.

LEIA MAIS: O que é depressão?

Sintomas

E quais os sintomas de tristeza profunda? Aliás, é possível falar nisso? Bem, certamente existem alguns reflexos no comportamento da pessoa quando ela está passando por esses sentimentos angustiantes. Sendo assim, há alguns sintomas que podem ser observados.

Quando a tristeza se generaliza pelo corpo, geralmente, o indivíduo pretende ficar solitário quando está nessa condição. Não gosta de ficar perto de outras pessoas e não expressa vontade em realizar atividades habituais. O desânimo está completamente relacionado a essa condição.

É complicado falar em curar a tristeza. Isso ocorre pois trata-se de um sentimento com diversos reflexos na pessoa. Ela irá passar e, por isso, não é necessário ter pressa, pois é uma etapa necessária do crescimento. No entanto, é preciso ficar atento quando a condição não melhora com o tempo.

Tristeza profunda e depressão

Ao falar sobre tristeza profunda é preciso também comentar sobre depressão. Afinal, esse sentimento forte pode se tornar algo mais pesado. Portanto, é fundamental observar e compreender o que está acontecendo de fato com a pessoa.

O psicólogo Guy Winch comenta que “nossa confusão pode nos levar a negligenciar uma condição séria que requer tratamento (depressão) ou, no outro extremo do espectro, exagerar um estado emocional normativo (tristeza)” diz o especialista para o Psychology Today.

A tristeza profunda, geralmente, é um dos componentes que definem a depressão. Entretanto, a diferença deve ficar clara. A depressão é uma doença psicológica, em que diversos sintomas devem estar presentes por, pelo menos, 2 semanas. Do outro lado, temos um sentimento forte e doloroso, mas passageiro.

Ou seja, a tristeza pode ser um dos desencadeadores da depressão. A coordenadora do Serviço de Psicologia do Einstein, Ana Merzel, ressalta quais são essas situações. “É importante ficar atento quando a tristeza é frequente e tem impacto no cotidiano, gerando dificuldade em realizar as atividades de vida diária, como se relacionar e trabalhar”, diz Merzel.

LEIA MAIS: Conheça todos os tipos de depressão que existem

A importância do acompanhamento psicológico

Os sentimentos de tristeza podem desamparar o indivíduo, e essas emoções não precisam ser enfrentadas sozinha. Sendo assim, a terapia surge como uma opção interessante. Através dela e com a ajuda de um psicólogo, a pessoa poderá compreender o que está acontecendo e aprender a lidar melhor com os sentimentos.

Esse é um momento de autorreflexão. O indivíduo terá um espaço reservado para aprender mais sobre si mesmo. Somente para ele. Essa ênfase é importante, pois será realizado um trabalho para fortalecimento das faculdades mentais focado no paciente.

Através disso, será possível entender como diversos agentes influenciam o cotidiano e como lidar melhor com cada um deles. Portanto, em qualquer situação, o acompanhamento psicológico é recomendado.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.