O sexo sempre regeu a vida do ser humano, seja pela reprodução e perpetuação da espécie, ou pelo prazer que ele gera. O médico psiquiatra brasileiro Flávio Gikovate, especialista em sexologia humana, sempre teve como preocupação desmistificar o tema e trazê-lo de forma didática e familiar para o público.

Ele afirma que muitos preconceitos têm origem na maneira conservadora com que olhamos para o sexo: “Assim, sexo e amor continuam a ser entendidos como parte do mesmo impulso instintivo, quando, na verdade, são impulsos autônomos – e não raramente antagônicos”, explica o médico.

O estudo científico do sexo e da sexualidade datam desde o período grego, onde a curiosidade pelo tema já  ocupava a mente e os pergaminhos dos antigos gregos. Mas a sexologia como ciência, tal como o termo “sexologia”, foi consolidado no fim do século XIX, com a publicação de importantes livros sobre o assunto: Psychopatia sexualis de Richard von Krafft-Ebing, lançado em 1886; Libido sexualis de Albert Moll, lançado em 1897 e Estudos de psicologia sexual de Havelock Ellis, também lançado em 1897.

Saiba mais sobre o que é sexologia no nosso artigo completo sobre o tema.

Com esse aprofundamento da ciência no assunto, diversos estudos comprovam que sexo faz bem à saúde. Saúde e sexo estão entrelaçados: “A saúde sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional, mental associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade”, afirma a OMS (Organização Mundial da Saúde). Diversas pesquisas comprovaram os benefícios do  sexo para a saúde. Vamos a alguns deles!

Reduz o estresse

Mesmo para os leigos, essa é uma constatação quase que certeira: o sexo ajuda a diminuir a tensão. Interessados no que a ciência tem a dizer sobre isso, pesquisadores da Universidade de Paisley, na Escócia, confirmaram  o que já suspeitávamos. Mas fica aí o lembrete da psicóloga Ana Canosa, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana: “Só se deve tomar cuidado para não transformar o sexo a dois numa mera descarga de estresse”.

Eleva a autoestima

Um dos maiores beneficiados com o sexo é ele, isso mesmo, o cérebro! Afinal, todo o nosso sistema nervoso é controlado por ele, assim como a liberação dos hormônios e emoções. Ou seja, quando o sexo acontece, há a liberação de hormônios do prazer e bem estar, o que faz com que a autoestima seja atingida por essa onda.  “A autoestima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro”, conta a psicóloga Ana Canosa, de São Paulo.

Como melhorar a autoestima? Leia mais aqui em nosso blog.

Melhora o sono

Outra comprovação científica sobre sexo é que as relações favorecem o relaxamento muscular. Isso acontece porque, com o orgasmo, o cérebro libera inúmeras substâncias que agem imediatamente no corpo, o que faz com que o indivíduo sinta bem-estar e exaustão.

Esse estado é favorável ao sono, pois ele chega mais rápido e mais profundo após as relações sexuais.  

Saiba mais sobre os distúrbios do sono aqui!

Melhora a memória

Você sabia que o sexo é capaz de criar neurônios? Esse poderoso órgão do nosso corpo também produz massa cerebral, o que auxilia as habilidades cognitivas, ou seja, a nossa capacidade de aprendizado, interpretação e fixação de tudo o que nos cerca. Essas constatações foram feitas pelos neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Devido ao auxílio do sexo na cognição, ele é parte fundamental da prevenção de doenças mentais e demência na terceira idade. Portanto, idosos que mantém uma vida sexual ativa, afastam os riscos dessas doenças, segundo a Konkuk University, na Coreia do Sul.

Alivia a dor de cabeça

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Münster, na Alemanha, divulgou que um em cada cinco pacientes se viu livre de dores de cefaleia ou enxaqueca após uma relação sexual ou teve uma redução significativa dos sintomas. A teoria é de que a liberação dos hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar no corpo durante o sexo, auxiliem no processo de cura.

Além dos benefícios para o psicológico, o processo de autoconhecimento e consciência corporal daqueles que enxergam no sexo não só uma fonte de prazer, mas uma maneira de conhecer a si mesmo, é uma das melhores formas de se empoderar e elevar a autoestima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.