A importância da saúde mental no trabalho: doenças psicológicas e o afastamento

0
3886
saude-mental-no-trabalho

A idade moderna é ditada pelo ritmo desenfreado das cidades, pela conexão nas redes e pela relação cada vez mais contínua e íntima das pessoas com seus empregos. Dessa forma, tornou-se imprescindível falar da importância da saúde mental no trabalho.

Esse cenário, por sua vez,  tem levado muitas pessoas a desenvolverem doenças psicológicas, como ansiedade, depressão e estresse, sendo essa, um dos principais motivos de afastamentos no trabalho. O adoecimento psíquico dentro das corporações, então, vem crescendo cada vez mais. 

O que favorece o adoecimento no trabalho?

Diversos fatores podem desencadear o aparecimento de transtornos psicológicos. Contudo, é possível identificar os sinais alarmantes que indicam a falta de saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Estes são:

Falta de motivação 

O início da carreira é repleto de expectativas, objetivos e motivação no trabalho. Logo, assim como o empregador espera algo do funcionário que contrata, esse também tem diversos sonhos que gostaria de ver realizados a partir daquela oportunidade.

Sendo assim, a frustração aparece quando o funcionário não consegue realizar esses objetivos e qualquer chance de crescimento profissional é reduzida ou, até mesmo, se torna inexistente. Dessa maneira, a falta de motivação para trabalhar aparece.

Baixa autoestima

O cenário de frustração leva muitas pessoas a desenvolverem baixa autoestima, pois se encontram sem perspectivas e realizando uma função que não condiz com suas capacidades e sonhos. Essa condição, por sua vez, é uma porta de entrada para que doenças mais graves se desenvolvam, como a depressão e a síndrome do pânico, por exemplo.

Falta de reconhecimento no trabalho

Ter o trabalho reconhecido nem sempre acontece, e isso pode frustrar muita gente. Os elogios a um profissional podem trazer muitos benefícios tanto na relação chefe-funcionário, quanto na própria motivação daquele desempenhando a sua função. 

Estresse mental

O estresse mental acontece quando nos deparamos com situações que demandam mais do que conseguimos lidar naquele momento, seja por questões emocionais, psicológicas ou físicas. Dessa forma, em resposta, o organismo sofre diversas alterações e libera uma série de reações químicas e, consequentemente, fisiológicas.

O que o estresse causa no corpo é bem preocupante. Nesse sentido, quando os sintomas são visíveis, geralmente, é sinal de que o caso já está bem sério. Nesses casos, é possível acontecer até o afastamento do trabalho por estresse.

Confira alguns sintomas da condição:

  • Tonturas e dores de cabeça;
  • Problemas digestivos;
  • Insônia;
  • Dores musculares;
  • Cansaço;
  • Problemas (irritações) de pele;
  • Queda de cabelo;
  • Hipertensão;
  • Formigamento (mãos, por exemplo);
  • Perda de interesse pelas coisas;
  • Alterações de humor;
  • Problemas de atenção, concentração e memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Grande quantidade de trabalho

A alta demanda de trabalho pode ser um dos gatilhos da exaustão, além de causar estresse e transtornos mais sérios, como a síndrome de Burnout. Dessa forma, muita gente acaba se atolando nas obrigações e afazeres do emprego, seja pelo medo do desemprego ou pela necessidade de se provar. 

O fato é que mais e mais pessoas fazem das horas extras uma rotina. Outro ponto a ser frisado é que levar trabalho para casa não é saudável. Após trabalhar as 8 horas previstas, é preciso se desligar e descansar. 

Doenças psicológicas

Segundo a OMS, os transtornos mentais são a terceira causa dos afastamentos de pessoas do trabalho. Entre todas as doenças psíquicas, a depressão é a de maior frequência na população mundial, sendo também um dos maiores desafios da saúde pública atualmente.

Portanto, trabalho e saúde devem ser respeitados e viver cada vez mais unidos para que menos problemas sejam causados. O equilíbrio entre a vida pessoal e o escritório reflete numa maior qualidade de vida e evita o afastamento do trabalho por doenças psicológicas.

Medidas para ter saúde mental no trabalho

Para criar ambientes de trabalho saudáveis é necessário desenvolver legislação, estratégias e políticas governamentais sobre o tema. Logo, segundo a OMS, um lugar favorável pode ser descrito como aquele em que trabalhadores e gestores contribuem ativamente para a promoção e proteção da saúde, segurança e do bem-estar de todos os funcionários.

No entanto, a importância da saúde mental no trabalho foi o tema do guia publicado pelo Fórum Econômico Mundial. De acordo com o report, intervenções nas organizações devem ter três abordagens: 

  • Proteger a saúde mental reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho; 
  • Promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados; 
  • Enfrentar casos de problemas de saúde mental independentemente da causa.

Colocando o plano em ação

A Organização Mundial da Saúde enfatiza: “As intervenções de saúde mental precisam ser entregues como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que cubra prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação”. Ou seja, não é só pagar por uma terapia, é transformar o ambiente e as relações para que as doenças não se desenvolvam. 

Para isso é necessário integrar a empresa a um programa que cuide da saúde mental dos colaboradores. Contudo, entendendo essa necessidade, criamos o Programa de Saúde Emocional da Telavita. 

Um projeto que permite às empresas o monitoramento completo do nível de ansiedade, depressão e ansiedade dos funcionários e traz resolutividade para as situações, com terapias online, trilhas de conhecimento e interpretação dos dados coletados.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.