Uma das principais causas do afastamento do trabalho por questões psicológicas é a ansiedade. A condição afeta mais de 18 milhões de brasileiros, o que reflete diretamente no cotidiano e crescimento profissional dos indivíduos, que muitas vezes, precisam até mesmo buscar atestados por ansiedade para justificar seu desempenho adverso na empresa.

Os atestados por ansiedade, por sua vez, ganharam força nos últimos anos. Isso pois, a condição cresce cada vez mais em nossa sociedade e, seus sintomas podem ser paralisantes, levando a pessoa a uma condição patológica.

De que forma a ansiedade afeta o colaborador dentro das organizações?

A ansiedade no trabalho prejudica o desempenho do funcionário e traz prejuízos para empresa e colaborador. Contudo, uma pessoa que sofre de ansiedade e precisa trabalhar todos os dias pode ter alguns obstáculos para desempenhar suas funções, como:

  • Cansaço;
  • Estresse;
  • Inquietude;
  • Náuseas;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Desatenção.

No entanto, a causa dessa ansiedade pode se dar por meio de diversos fatores. Analisando o ponto de vista de que, emprestamos para o trabalho uma série de habilidades que temos e também quem somos, quando as coisas não vão bem fora do trabalho, é possível que isso afete também o profissional, e vice versa.

Logo, assim como fatores externos ao trabalho podem prejudicar o colaborador, o próprio ambiente corporativo  também pode ser um catalisador de emoções negativas. Logo, sabendo que a ansiedade já é um fator de predisposição na atualidade, quando o trabalho se torna tóxico, o quadro pode evoluir drasticamente.

O que são e para que servem os atestados por ansiedade

Os atestados por ansiedade são buscados para justificar uma falta. Logo, são procurados quando a ansiedade se torna paralisante e não há outra alternativa a não ser se ausentar para cuidar da saúde mental. 

De acordo com o psiquiatra Rodrigo Silva em entrevista ao G1, um profissional com diagnóstico de ansiedade pode conseguir uma licença de 15 dias e, caso a condição seja por causa do trabalho, o funcionário pode conseguir até 12 meses de licença.

No entanto, os atestados são prescritos pelos psiquiatras, médicos especializados em transtornos psicológicos. Desse modo, apenas com a consulta e a avaliação psicológica feita pelo profissional é que o documento pode ser utilizado.

Cuidar da saúde mental dos funcionários é cuidar da empresa

Em uma pesquisa realizada pela Gallup, os afastamentos causados pelos atestados psicológicos custam em até 47,6 bilhões de dólares anualmente para as corporações. Isso pois, para cada colaborador que se ausenta, há a cobertura financeira dos dias de trabalho e benefícios. 

Portanto, se muitas pessoas estão com a saúde mental ruim e entram de licença, o custo para as empresas cobrir estes gastos consequentemente se tornam maiores. É por isso que investir na saúde mental dos funcionários é também cuidar da empresa.

Organizações que aderem a programas de saúde emocional, por exemplo, possuem a diminuição da taxa de turnover, aumento do ROI, maior produtividade e economia de possíveis gastos financeiros.

Conheça o Programa de Saúde Emocional da Telavita

Sabendo da necessidade de frentes que alcançassem essa demanda existente dentro das empresas, criamos nosso Programa de Saúde Emocional (PSE). O projeto visa monitorar a saúde mental dos colaboradores para que um diagnóstico empresarial seja feito.

Dessa forma, com a coleta de dados devidamente interpretadas, é possível saber como está o psicológico dos funcionários e como a corporação pode intervir para reverter a situação, caso ela seja alarmante.

Para isso disponibilizamos nosso catálogo de psicólogos online, trilhas de conhecimento e o monitoramento recorrente da questão emocional dos funcionários. Sendo assim, empresa e empregado saem ganhando. A diminuição dos atestados por ansiedade, nesses casos, são extremamente efetivas. 

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

2 COMENTÁRIOS

  1. E a Ansiedade tem desdobramentos semelhantes ao Transtorno pós Traumático, digo isso, por já ter vivenciado os dois contextos. O que difere é que a Ansiedade como que se atem a causa/efeito: a pessoa pode buscar outro trabalho ou viabilizar se afastar de quem “desencadeie” o “mal estar”! Já experiências vividas, mesmo passada a fase de superação, o trauma como que pode vir a mente “do nada” ou em dias que tivemos mais difíceis!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.