A terceira idade não deve ser vista como a fase em que se deixa de ter vida sexual. Afinal, não existe diferença no sexo em si realizado na terceira idade e na juventude. A idade e experiência, aliás, são capazes de tornar o ato ainda mais prazeroso.

É complicado tratar a vida sexual do idoso ainda como tabu. A expectativa de vida nunca foi tão alta. A tecnologia melhorou o nível de saúde das pessoas mais velhas e não há como negar, o sexo na terceira idade estará cada vez mais presente. Então, não é preciso ter vergonha de falar sobre isso.

Sexo não tem idade

Sexo não tem data de validade. As relações sexuais podem prosseguir até quando quisermos e conseguirmos. O sujeito do verbo é importante aqui. Nós. Exato. Nós devemos decidir essas questões e não outras pessoas. Não importa os tabus da sociedade, pois a nossa sexualidade permanece.

Nesse sentido, Ione Lopes, coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, comenta que “a sexualidade é um comportamento que dura a vida inteira e a noção de que ela termina com o envelhecimento é ilógica. A necessidade de proximidade, cuidado e companheirismo dura a vida toda”.

Inclusive, a abstinência sexual pode ser prejudicial para a saúde. De acordo com Lopes, ela pode afetar a manutenção da tonicidade, da elasticidade e da lubrificação vaginal, o que, potencialmente, incorre numa maior atrofia vaginal.

Por outro lado, “os benefícios do sexo são muitos, ele aumenta a autoestima, melhora a qualidade de vida, o humor e a intensidade das relações”, relata a sexóloga Carla Cecarello. Entretanto, os anos não passam desapercebidos. “Conforme a idade avança, o corpo vai passando por mudanças, por isso é preciso ficar atento e ter alguns cuidados”, complementa.

O envelhecimento traz sérias alterações hormonais para o corpo. Nós mudamos. “Por este motivo é sempre necessário consultar um especialista para verificar se está tudo bem clinicamente. Até mesmo porque muito idosos, principalmente homens, acabam se automedicando o que é extremamente perigoso e errado”, alerta Carlos Araujo Pinto, andrologista e cirurgião geral e vascular.

Estudos sobre os benefícios da vida sexual na terceira idade

O sexo por si só, já traz diversos benefícios para a saúde. Entretanto, é possível identificar vantagens específicas que o ato sexual traz para a terceira idade. Pesquisas acadêmicas, nesse sentido, exploram esse universo. Descobertas apontam desde melhora no bem estar geral até redução do câncer de próstata.

A relação sexual madura pode indicar maior satisfação com a vida e até ser a chave para um casamento de sucesso. Pelo menos, isso é o que indicam dois estudos.

O primeiro, publicado na revista “Sexual Medicine”, entrevistou 6.879 adultos com média de 65 anos e apontou que o bem estar geral dos idosos melhorou se eles realizaram alguma atividade sexual nos últimos 12 meses.

O segundo, publicado no “The Journals of Gerontology: Series B”, estudou casais entre 57 e 85 anos e concluiu que aqueles com mais frequência sexual eram mais felizes e tinham uma visão mais positiva em relação ao casamento.

Além disso, a vida sexual na terceira idade pode até melhorar a habilidade cognitiva. Uma pesquisa identificou que casais maduros tiraram notas maiores em testes de fluência verbal e apresentaram melhor capacidade de percepção espacial. Ou seja, a relação sexual serviria como uma espécie de exercício para o cérebro, ajudando a mantê-lo em forma à medida que envelhecemos.

O sexo também pode ser responsável pela pessoa parecer de 5 a 7 anos mais nova, aponta outra pesquisa. Isso ocorreria, pois a relação sexual provoca a liberação do hormônio do crescimento humano. Sendo assim, a pele se tornaria mais elástica – o que evitaria o uso de vários produtos cosméticos.

Por fim, o ato sexual seria responsável pela diminuição do câncer de próstata. Um estudo realizado com homens de 46 a 81 anos identificou que a ejaculação com frequência – estipulado no artigo como 21 vezes ou mais no mês – reduz a incidência do câncer em 33%, isso em relação a outros homens que ejacularam entre 4 e 7 vezes no mesmo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.