Todo mundo conhece algumas pessoas que reclamam de tudo. Parece até que nunca estão de bem com a vida, são resmungonas e afastam o próximo com o seu comportamento. Logo, muito disso está atrelado a personalidade do indivíduo, entretanto, este pode não ser o caso. Esses sinais também são comuns na depressão do tipo distimia.

No entanto, há mais senso comum sobre o que é a depressão do que a distimia, sendo  poucos que possuem a ideia do que se trata o transtorno.  Segundo estudos, de 3% a 6% da população pode ser enquadrada na situação. Dessa forma, não é possível culpar a desinformação pela raridade dessa condição, afinal são muitos os casos, apenas não o percebemos. 

Distimia: O que é?

A depressão é uma das maiores pautas da atualidade, afinal, é o mal do século 21. A distimia, por sua vez, é uma forma de depressão crônica que acontece de maneira mais moderada do que a depressão típica.

Dessa forma, diferente da depressão comum que anuncia a sua chegada com todos os seus sintomas e crises bem marcadas que impedem o paciente de trabalhar e viver a vida normalmente, a distimia não faz alarde.

O DATASUS (Departamento de Informática do SUS) define a distimia como o  “rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve”.

Contudo, esse tipo de depressão pode durar um longo período de tempo, indo de meses, até anos caso a pessoa não inicie nenhum tratamento. Visto isso, o grande problema da distimia é que ela é facilmente confundida com a personalidade do paciente, já que se instala sorrateiramente e se enraíza de forma sutil. 

Leia mais: Conheça todos os tipos de depressão que existem

Sintomas

Os sintomas de distimia, como mencionamos anteriormente, são mais difíceis de serem percebidos do que na depressão mais grave, já que esses sinais podem ser confundidos com a personalidade daquela pessoa. No entanto, seus sintomas são classificados em

Sintomas psicológicos

  • Mau humor constante;
  • Baixa autoestima;
  • Melancolia;
  • Pessimismo;
  • Desânimo;
  • Perda de prazer em atividades que antes gostava;
  • Falta de concentração;
  • Entre outros.

Sintomas físicos 

  • Falta de energia;
  • Alterações no sono, como insônia;
  • Excesso ou falta de fome;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Entre outros.

LEIA MAIS: Como a consulta psicológica pode ajudar na depressão?

Tratamento para distimia

No caso da distimia, não existe somente uma única solução. Dessa forma, o melhor tratamento para a condição é a combinação da terapia com o uso de medicamentos. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis na rotina também ajuda a diminuir os sintomas.

Todavia, o psiquiatra é primeiro profissional a ser consultado, nos casos de distimia. Sendo assim, os medicamentos são fundamentais no tratamento, pois eles serão responsáveis por corrigir distúrbios biológicos que podem estar causando a doença, nesses casos, os antidepressivos são recomendados.

O próximo passo é procurar ajuda em um psicólogo. O acompanhamento psicológico é fundamental para trabalhar os sentimentos e relações da pessoa com os outros. Dessa forma, a terapia ajudará o indivíduo a reduzir padrões negativos de comportamento e ajudará na sua capacidade interpessoal.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.