Dentre os transtornos mentais comuns estão ansiedade e depressão. Confira quais os  outros distúrbios que completam a lista.

Você já conversou sobre distúrbios mentais hoje? Bem, essa é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o tema, afinal, todos estamos suscetíveis a elas. A ideia de que o tema é “assunto de doido” já está ultrapassada.

Aproximadamente 50% dos adultos sofrerão com doenças mentais em algum momento da vida, informa o Manual MSD, que reforça a importância de tratar sobre o assunto com mais frequência.

Então, encontrar pessoas com distúrbio mental não é algo raro e pode estar até no seu círculo de amigos. Porém, não é necessário ter medo, afinal, possuir conhecimento sobre o assunto permite procurar os tratamentos corretos. Tudo é questão de saber.

Quais os transtornos mentais mais comuns?

Transtorno de ansiedade generalizada

Todos temos um pouco de ansiedade. É normal e até faz bem em níveis reduzidos. Entretanto, é importante não confundir com o transtorno de ansiedade generalizada, que é um doença crônica caracterizada pela preocupação excessiva e de difícil controle. Além disso, deve perdurar por pelo menos 6 meses para o seu diagnóstico.

Aliás, você sabia que ele está no topo da lista dos distúrbios mentais mais comuns do Brasil? Sim, são 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com essa condição. Ou seja, estamos falando de algo que afeta 9,3% da população. No mundo, a estimativa é de 275 milhões de pessoas com transtorno de ansiedade.

Saiba mais sobre o transtorno de ansiedade aqui!

Depressão

E quando falamos dos transtornos mentais mais comuns do mundo, você sabe quem aparece na primeira posição? Se você pensou na depressão, acertou. A doença atinge 322 milhões de pessoas no mundo. Além disso, a incidência de casos aumentou 18% entre 2005 e 2015.

A depressão é uma condição psiquiátrica crônica e caracterizada pela tristeza profunda. Ela acarreta na alteração de humor e perda de interesse geral. O episódio de depressão não tratado costuma durar aproximadamente seis meses, porém pode se prolongar por até 2 anos ou mais.

Saiba mais sobre depressão no nosso artigo completo!

Transtorno afetivo bipolar

Mudança brusca e incomum de humor. Essa é a característica mais marcante do transtorno afetivo bipolar. Nesse caso, o distúrbio mental alterna entre episódios de mania e depressão, separados por períodos de humor normal.

Ao redor do mundo, cerca de 60 milhões de pessoas são afetadas pela condição – número significativo mesmo com a dificuldade do diagnóstico. O transtorno possui tratamento e, geralmente, é realizado com medicamentos e psicoterapia.

Confira mais sobre bipolaridade aqui!

Demência

A demência é um problema no cérebro que causa a perda da capacidade cognitiva. Dessa forma, a pessoa começa a apresentar mais dificuldades em lembrar das coisas e até em realizar tarefas básicas do dia a dia.

Aproximadamente 50 milhões de pessoas com distúrbios mentais vivem essa situação ao redor do mundo. O exemplo mais famoso de demência é o Alzheimer. A doença crônica e neurodegenerativa possui como sintoma principal a perda da memória.

Esquizofrenia

E chegamos ao último transtorno mental comum da lista. Apesar de não impactar tantas pessoas quanto os anteriores, a esquizofrenia ainda atinge mais de 23 milhões de indivíduos ao redor do mundo. Mesmo assim é bastante, não é?

A esquizofrenia é uma psicose, que faz a pessoa perder o contato com a realidade. Nesse sentido, ela é caracterizada por distorções no pensamento, nas emoções e até no próprio sentido de si mesmo.

Ah, você se identificou com algum desses transtornos mentais comuns? Gostaria de conhecer ainda mais sobre eles? Que tal conversar com um profissional sobre o caso? A Telavita é uma plataforma que oferece atendimentos psicológicos online e pode ajudá-lo com isso. O que acha? É só escolher um profissional, marcar o horário mais confortável na sua agenda e realizar a sessão no conforto da sua casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.