Não é só quando o problema surge que o psicólogo pode ajudar. O autoconhecimento na vida sexual é primordial. Saiba mais sobre o psicólogo ideal para isso.

Uma das maiores vozes do jazz cantou: “Pássaros fazem, abelhas fazem. Até pulgas amestradas fazem. Vamos fazer, vamos nos apaixonar”. A diva americana Ella Fitzgerald não teve pudor ao interpretar a canção “Let’s do it (Let’s Fall in love)”, escrita em 1928 por Cole Porter, que fala sobre se apaixonar, mas, principalmente, sobre sexo. É que o sexo sempre foi um tabu bastante enraizado na sociedade. Embora hoje os preconceitos acerca do tema tenham diminuído, ainda existe uma parcela da sociedade que não pesquisa, se aprofunda ou tem interesse em saber mais de um dos alicerces de nossas relações humanas.

Para o médico psiquiatra brasileiro Flávio Gikovate, especialista em sexologia humana, ainda falta muito para nos livrarmos dos preconceitos que circulam em torno do sexo e de sua prática. Gikovate, dono de diversos títulos publicados sobre o assunto, sempre teve como preocupação desmistificar o tema e trazê-lo de forma didática e familiar para o público.

O estudo científico do sexo e da sexualidade datam desde o período grego, onde a curiosidade pelo tema já  ocupava a mente e os pergaminhos dos antigos gregos. Mas a sexologia como ciência, tal como o termo “sexologia”, foi consolidado no fim do século XIX, com a publicação de importantes livros sobre o assunto: Psychopatia sexualis de Richard von Krafft-Ebing, lançado em 1886; Libido sexualis de Albert Moll, lançado em 1897; Estudos de psicologia sexual de Havelock Ellis, também lançado em 1897.

Muitos problemas existem graças ao elo sexo e tabu. O silêncio perante aos problemas sexuais são um deles, o que pode gerar muita desinformação e até doenças graves, justamente pela falta de acompanhamento e procura pelo tratamento adequado.

O papel do sexólogo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a sexualidade é “A integração de elementos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual que, por meios que são positivamente enriquecedores, realçam as pessoas, a comunicação e o amor”. Mas e quando estes elementos estão com problema? É aí que entra o sexólogo!

O sexólogo é o profissional da sexologia que estuda as causas emocionais que geram dificuldades de praticar o sexo na relações do indivíduo e na sintonia entre casais. Ele investiga as origens, entende as causas e oferece ferramentas para solucionar os problemas de cada indivíduo, respeitando as suas particularidades e trabalhando suas limitações.

A fim de estudar melhor cada caso relacionado à sexualidade humana, o sexólogo investiga em áreas como psicologia, história, sociologia, biologia e estudos de gênero possíveis origens para as disfunções e problemas emocionais que acometem seus pacientes. Eles também levam em consideração os aspectos sociais, culturais e religiosos.

A vida sexual é influenciada por muitos fatores como estresse, doenças mentais, insegurança, medo, baixa autoestima e religião. Os profissionais que cuidam das disfunções podem ser da área da medicina ou psicologia. Eles têm conhecimento para tratar doenças físicas e psíquicas.

É importante procurar um sexólogo para responder perguntas sobre sexo, vida e receber o auxílio necessário para solucionar tais questões.

O sexólogo clínico estuda e trata as questões ligadas as disfunções, distúrbios e variações. Algumas das queixas mais comuns são:

Através de técnicas psicoterapêuticas, o sexólogo clínico também trabalha com a educação sexual e o aconselhamento de casal.

Se você precisa da ajuda de um sexólogo para compreender melhor as reações do seu corpo, a Telavita conta com ótimos psicólogos para te orientar e ajudar a ter uma relação sexual saudável, clique aqui e agende a sua sessão online!

A terapia sexual

É mais focada na sintonia sexual do casal e no conhecimento e desenvolvimento sexual individual. Tem como objetivo proporcionar melhoras da sexualidade como um todo: fisicamente, psicologicamente e emocionalmente.

Além disso, a terapia sexual auxilia na comunicação com o(a) parceiro(a) e no tratamento de problemas psicológicos. Quando há problemas físicos, o encaminhamento para o médico é recomendado.

A terapia sexual não existe somente para quem está com problemas! Ela também ajuda o indivíduo a conhecer melhor o seu próprio corpo e obter recursos para aprimorar sua sexualidade e vida sexual.

7 sinais de que você precisa de terapia sexual.

Saúde e Sexologia estão intimamente ligadas. É vital que o cuidado exista em cada momento da vida, especialmente nessa área tão pessoal e que reflete em todas os outros setores da vida. “A saúde sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional, mental associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade” (OMS).

É para isso que o estudo da sexologia humana existe: para que a saúde sexual seja um conhecimento de todos e visa quebrar cada vez mais os tabus acerca do tema.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.