Saiba mais sobre o vício do uso dos celulares nas empresas

0
2795
smartphone no trabalho

Você sabe o que é Nomofobia? Segundo pesquisas, 35% dos brasileiros mexem no celular a cada 10 minutos, e é exatamente deste apontamento que pode-se explicar esta doença.

A Nomofobia é a mistura do medo com ansiedade e agonia por estar longe do aparelho celular, isto é, estar incomunicável ou não conectado ao mundo por meio dos smartphones.

O vício começa com uma vontade compulsória de checar se possui alguma conversa nova ou atualização nas redes sociais, e assim a pessoa não consegue desgrudar dessas atitudes, aumentando cada vez mais a frequência.

O nome Nomofobia origina-se do inglês ” no more phone phobia”, que significa ” medo de ficar sem telefone”. Essa fobia tem atingido cada vez mais pessoas, e prejudicando aquelas que não conseguem nem se quer trabalhar se não estiverem com o celular perto, ou vendo se possuem alguma atualização.

Se tratando das empresas, o problema está quando o funcionário deixa seus trabalhos de lado, ou prejudicam até mesmo a postura profissional porque não consegue se controlar com o uso do aparelho. Neste nível ele perde a barreira que existe entre o presencial e o virtual, e começa a dar mais atenção para tudo que está acontecendo online, trazendo prejuízos tanto para ele, como para a empresa ao não se concentrar em suas atividades.

O que mais atrapalha a produtividade no trabalho

Em uma pesquisa realizada pelo CareerBuider, mais de 55% dos líderes acreditem que o celular é o maior culpado pela falta de produtividade, isto porque 82% dos funcionários ficam olhando o aparelho smartphone o tempo inteiro durante o trabalho.

Logicamente que algumas áreas exigem que se esteja conectado para o trabalho, mas é importante se policiar para que não hajam as distrações sedutoras das mídias sociais, aplicativos, games e ligações.

Confira a lista de quais são os 8 tópicos que mais atrapalham a produtividade no ambiente de trabalho:

  • celulares e mensagem de texto: 55%
  • internet: 41%
  • fofoca: 39%
  • mídias sociais: 37%
  • colegas de trabalho que passam para conversar: 27%
  • pausas para fumar: 27%
  • e-mail: 26%
  • reuniões: 24%

5 dicas de como usar o celular corretamente na empresa

Existem diversas dicas para que esse costume ou mania não seja tão intenso, logicamente com toda a praticidade da tecnologia a cada dia está mais fácil acessar as redes sociais, contas bancárias, pesquisas, etc. Confira como você pode usar o celular corretamente no trabalho:

  • o uso demasiado das redes sociais pode passar uma má imagem, principalmente se você estiver com seus colegas de trabalho e líder nos contatos do Facebook ou Instagram por exemplo, eles verão que houveram postagens no horário de trabalho;
  • nas reuniões não é lugar de celular, isso seria mostrar total desinteresse no assunto além de que pode atrapalhar sua atenção;
  • se possuir um grupo de WhatsApp com as pessoas da empresa, evite usá-lo durante seu expediente;
  • as ligações pessoais devem ocorrer quando forem realmente importantes, caso contrário lembre-se de quem está trabalhando ao seu lado, pode incomodar;
  • o aparelho celular precisa estar no silencioso durando o expediente, os toques e bipes no meio do setor atrapalham muito a concentração de todos.

Como deixar o vício do celular em horário de trabalho?

Existem diversas maneiras para você não ser viciado no celular:

  • comece o utilizando antes de chegar no trabalho, checando tudo que quiser e avisando para todos que você está indo ao trabalho;
  • logicamente você pode ter o celular perto, às vezes é uma questão de necessidade ou pode surgir uma urgência, mas coloque metas e só responda o que é realmente inadiável;
  • se você utiliza o carro para ir ao trabalho, não utilize o celular enquanto dirige. Além de tirar a concentração você chega no emprego com o foco totalmente no virtual;
  • viva no mundo real e não se esqueça que o virtual está nas telas, a vida é muito mais do que isso!;
  • não adianta perder o sono por causa de mensagens de textos ou redes sociais, porque a sua produtividade será interferida pelo cansaço;
  • este é um dos tópicos mais importantes: tenha responsabilidade pelo seu vício, reconheça que precisa mudar e garanta que todas suas ações serão saudáveis. Caso não possua autocontrole, procure orientação psicológica.

No Brasil existem 120 milhões de usuários de internet, sendo o quarto maior volume do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos, Índia e China, segundo a Conferência das Nações Unidas.

Por isso apesar de diversas distrações relacionadas, o foco precisa ser a carreira, produtividade e conhecimento para garantir o seu futuro no mercado de trabalho da melhor forma possível. Lembre-se que nada em exagero e que atinja o incontrolável é saudável, nem tão pouco uma atitude considerada normal e aceitável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.