Depressão psicótica: Conheça o que é depressão psicótica e seus sintomas

0
456
o que é depressão psicótica

Os transtornos psicológicos são envoltos de preconceito e tabu que precisam ser quebrados com informação! E com a depressão psicótica não é diferente. Saiba mais sobre o problema!

O termo “psicótico” causa calafrios em diversas pessoas. É que, geralmente, a expressão é utilizada como sinônimo de loucura e veiculada a notícias de crimes. Entretanto, continuar utilizando a palavra nesse sentido é errôneo.

Você sabia que pessoas com depressão podem ter manifestações psicóticas? Como tratado acima, não é necessário ter medo sobre o assunto, mas sim, conhecê-lo. Afinal, uma vez que o assunto já tenha sido explorado, é possível perceber que se trata de uma condição clínica e não algo a temer.

Saiba mais sobre depressão aqui!

Conforme estudos, essa doença já afeta 15% dos casos de depressão. Além disso, suas características não fogem do lugar comum da doença. O que ocorre, na verdade, são ocasiões de delírios e alucinações em conjunto com os sintomas dos quadros depressivos. Então, que tal conhecer mais sobre o assunto?

Depressão psicótica: o que é?

Afinal, o que é depressão psicótica? Bem, para isso é interessante consultar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). A depressão grave com sintomas psicóticos está catalogada sob o código F33.2 e caracterizada como “Transtorno depressivo recorrente”.

O DATASUS (Departamento de Informática do SUS) define como “Transtorno depressivo recorrente” aqueles de “ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania)”.

Já a depressão psicótica em si é definida “pela ocorrência repetida de episódios depressivos, sendo o episódio atual grave, com sintomas psicóticos na ausência de qualquer antecedente de mania”, de acordo com o Departamento.

Depressão psicótica: causas

Apesar de alguns indicativos, ainda não é possível apontar qual é a causa principal da depressão grave com sintomas psicóticos. No entanto, fatores hereditários, biológicos e de ambiente são alguns fatores que influenciam a condição.

Em relação à questão hereditária, pessoas com histórico familiar de transtornos mentais possuem mais chances de desenvolver a doença. Do lado biológico, o problema pode ser o resultado de alterações do equilíbrio hormonal no corpo.

Causas da depressão: Existem motivos da depressão?

Além disso, os genes em combinação com situações de trauma e grande estresse podem desencadear um distúrbio na produção de substâncias químicas no cérebro – o que explicaria a condição.

Sintomas da depressão psicótica

Conhecer os sintomas de depressão psicótica é imprescindível. A suspeita da doença e a consequente busca de ajuda médica, somente podem ser realizadas com o mínimo de conhecimento sobre o que está acontecendo. Então, identificar os sintomas é crucial.

Veja abaixo quais os sintomas da depressão psicótica:

  • Tristeza profunda;
  • Humor deprimido;
  • Falta de interesse;
  • Baixos níveis de energia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia;
  • Alterações no apetite ou peso;
  • Pensamentos de morte ou suicídio;
  • Agitação;
  • Delírios e alucinações.

Como é feito o diagnóstico da depressão psicótica?

O diagnóstico da depressão maior com sintomas psicóticos é realizado, geralmente, pelo médico. O profissional irá levantar o histórico de saúde da pessoa para compreender o que está acontecendo e motivo disso.

Para realmente assinalar a doença, é imprescindível notar os sintomas tanto de depressão, quanto aqueles psicóticos. Ou seja, a pessoa apresentará indícios de tristeza profunda com sinais de alucinações e delírios.

Depressão psicótica tem cura?

Apesar do anseio pela resposta, a pergunta não é tão simples de ser respondida. A depressão, de um modo geral, não possui cura. Porém, é possível controlar os sintomas e levar uma vida normal sob tratamento.

Não é possível falar em uma recuperação total, mas de um tratamento dos sintomas. Uma vez atenuados, a pessoa consegue voltar para uma vida plena e saudável.

Depressão psicótica: tratamento

O tratamento da doença é realizado, principalmente, com medicamentos para regularizar os distúrbios biológicos no organismo. Sendo assim, serão utilizados antidepressivos e antipsicóticos como forma de controle.

Além disso, como se trata de um transtorno mental, o acompanhamento psicológico é importante. O trabalho realizado será fundamental para verificar as raízes do problema que estão condicionando o paciente.

A depressão com sintomas psicóticos não é algo tão simples de tratar. É possível que seja recomendada a internação hospitalar para um melhor cuidado do paciente, de forma a assegurar um resultado positivo e seguro.

Como é a terapia da depressão com surto psicótico?

O papel do psicólogo é fundamental, pois ele irá auxiliar o paciente na retomada de uma vida plena. Sendo assim, o tratamento procura entender quais são os gatilhos que despertam a doença. Além disso, a terapia é um momento para a pessoa compreender os próprios sentimentos em relação à situação.

O acompanhamento psicológico, então, visa conscientizar o indivíduo sobre os efeitos que o transtorno gera nas diversas áreas da vida. Somente assim, a pessoa conseguirá realizar uma maior reflexão e promover o autoconhecimento.

LEIA MAIS: Benefícios da consulta psicológica no tratamento da depressão.

A partir disso, o psicólogo apresentará recursos e técnicas necessárias para que o paciente consiga suportar os momentos de crise. Dessa forma, será possível que a pessoa tenha um maior controle sobre o que acontece no cotidiano e nos momentos difíceis.

A Telavita é uma plataforma de psicologia online que conta com profissionais especializados e treinados para auxiliar suas questões de onde você estiver e quando puder. Saiba mais sobre como a terapia online pode fazer parte da sua vida!

LEIA MAIS: Como a consulta psicológica na Telavita pode ajudar a evitar depressão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.