A fobia social é um distúrbio no qual as pessoas evitam situações sociais de forma tão intensa que comprometem a qualidade de vida. Elas acreditam que são avaliadas a todo instante e, por isso, não conseguem se aproximar de outras pessoas.

Os tipos de fobia social podem ser variados. Situações do dia a dia, como conversar, comer e até mesmo andar na rua, viram tarefas difíceis. O convívio em sociedade fica complicado e, na cabeça dessas pessoas, o isolamento parece a única solução para esse problema.

Fobia social tem cura? Sim, existem alguns tratamentos para fobia social, mas é recomendada a procura de um especialista para analisar a questão particular. Não existe uma fórmula de como vencer a fobia social, porém o primeiro passo é diagnosticá-la.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Quanto às causas da fobia social, podemos pensar em pessoas vítimas de bullying ou com experiências traumáticas e humilhantes que marcaram a sua vida. Entretanto, não é possível descartar componentes hereditários na conjuntura da obra.

Então, descubra abaixo os 5 principais sinais e sintomas de fobia social. Fique atento, pois ela pode atingir pessoas de qualquer idade. E, não esqueça o importante papel da terapia para fobia social como forma de tratamento.

1. Ansiedade extrema

Você precisa sair de casa para uma consulta no dentista às 15h. Agora são 10h, mas você não consegue parar de pensar como será essa ida até o consultório. O caminho, as pessoas. Tudo parece estar girando. O coração começa a bater mais forte e o suor já escorre do seu rosto. Você já não quer sair mais.

Esta é uma fobia social grave, pois ela a impede que faça coisas simples do cotidiano e, consequentemente, prejudica a qualidade de vida da pessoa. Além disso, nesse caso, o agravamento dos sintomas e o aumento da frequência deles podem gerar complicações cardiovasculares no futuro.

LEIA MAIS: Confira 7 perguntas e respostas sobre ansiedade!

2. Medo de falar em público

Sabemos que muitas pessoas têm medo de falar em público. Afinal, quem não se lembra do pavor de ter que responder uma pergunta do professor na frente da sala inteira? Era horrível. Ficávamos nervosos, ansiosos e a situação toda era insuportável. Bem, se para uma pessoa sem o transtorno é difícil, imagina para quem possui uma fobia social?

Para eles, existe uma tensão muito grande nas relações sociais. Ser o centro das atenções por um breve período de tempo, nem que seja numa pequena roda de pessoas, já é complicado. Quando confrontadas por essas situações, as pessoas com o distúrbio falam baixo, tremem e até desmaiam. Por isso, saber como tratar a fobia social é fundamental para garantir o convívio com os demais.

Conheça a Telavita

3. Faz pouco ou nenhum contato visual

Você olha para o chão. Você olha para o teto. Você olha até para a lata de lixo do outro lado da sala. Entretanto, não consegue fazer contato visual com a pessoa que está na sua frente. Você até tenta, porém algo mais forte dentro de você impede que isso aconteça.

A falta de contato visual é um sintoma de fobia social fácil de notar. A pessoa está evitando diretamente você. Nesses casos, não tente forçar nenhuma situação, pois isso pode acabar pressionando a pessoa e ela ficará desconfortável. Sendo assim, procure manter o espaço pessoal dela reservado.

LEIA MAIS: O medo em excesso: Conheça as 5 fobias mais comuns

4. Evita andar em ambientes com muitas pessoas

Ônibus. Metrô. Trem. Ou até uma rua mais movimentada. Os cenários ditos são um pesadelo para certas pessoas. O pavor e a ansiedade de estar envolta de um mar de gente é desconcertante.

Como superar a fobia social, nesse caso, é complicado. A pessoa muitas vezes prefere ficar em casa a sair para fazer qualquer coisa na rua. Sendo assim, é imprescindível a ajuda de um especialista que saiba como curar a fobia social.

5. Acha que não consegue fazer nada

Zero. Essa é a quantidade de coisas que a pessoa acha que consegue fazer. Estamos presentes de um caso de baixa autoconfiança. A pessoa pode até ter as habilidades necessárias para fazer determinadas tarefas, porém a fobia social a impede de realizá-las corretamente.

A ansiedade e o medo de um péssimo julgamento das outras pessoas é o fator impeditivo aqui. Só de pensar na humilhação que irá sofrer caso cometa o menor dos erros é fatal para quem sofre de fobia social.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.