O vício em sexo não é saudável, ao contrário do que muitos pensam. No entanto, sabemos que o  sexo é uma das bases de nossos laços e relações humanas. Logo, é a partir dele que temos contato com os nossos desejos mais íntimos e experiências das mais diversas. 

Falar sobre sexo ainda é um tabu. Porém, desde os tempo dos gregos, o estudo científico do sexo e da sexualidade já existia e ocupava a mente e os pergaminhos dos filósofos. Entretanto, a sexologia como ciência, assim como o termo “sexologia”, só foi consolidada no fim do século XIX. Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre o vicio em sexo e temas que permeiam o tópico.

O que é o vício?

Quando pensamos em vício, a primeira coisa que passa na mente é o abuso do álcool e das drogas. Só que, o que muita gente esquece, é que vício não é só isso. Uma série de fatores fazem desse problema algo muito mais profundo do que pensamos.

A palavra vício vem do latim “vitium” e significa “falha ou defeito“. Para o dicionário Aurélio, a definição de vício é: tornar mau, pior, corrompido ou estragado; alterar para enganar; corromper-se, perverter-se, depravar-se. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença física e psicoemocional.

Em contrapartida, o vício para a psicologia é muito mais do que uma simples falha. A área investiga  as consequências, motivações, origens e características do vício e de seus dependentes, A psicologia compreende o vício como um mecanismo de fuga emocional que visa a obtenção de prazer e extinção da dor.

O que é desejo sexual?

Os cientistas entendem o desejo sexual como um fenômeno bioquímico. Portanto, desencadeia inúmeros processos no organismo, como alterações hormonais, surgimento de emoções e descompasso.

Logo, seus efeitos podem ser observados na agitação física, como coração acelerado, pernas bambas e euforia. Além disso, quando esse desejo inflama e passa dos limites, entra em conflito com os fatores psicológicos também em disfunção. A união desses dos fatores cria o vício em sexo, representado por uma compulsão sexual fora do normal.

A origem da compulsão sexual

Na mitologia grega, as ninfas eram espíritos da natureza na forma de belas figuras femininas que, dentre outras coisas, representam a fertilidade e fecundidade da natureza. Já os sátiros, eram seres da natureza cuja forma era metade humana (sempre masculino) e a outra metade bode, representando grande potência sexual. 

As ninfas e os sátiros frequentemente se relacionavam em cortejo de Dionísio (Baco), o deus grego do vinho, das festas, da fecundidade e libido. Resgatando as raízes gregas, a compulsão sexual dos homens é chamada de satiríase, em alusão aos sátiros, e ninfomania, às ninfas.  

O vício em sexo

O que muita gente confunde é que a patologia não se resume a ter muitas relações sexuais por semana, e sim a dificuldade que o indivíduo tem de pensar em outra coisa que não seja sexo. Sendo assim, o desejo sexual passa a guiar a vida da pessoa, fazendo-a desfocar de tudo o mais que a cerca em prol da realização do desejo.

O desejo de sexo a todo tempo, conhecido como compulsão sexual, afeta o indivíduo em todos os aspectos de sua vida, seja em sua produtividade no trabalho ou na relações sociais, principalmente com o(a) parceiro(a), que também sofre muito com o distúrbio.

Tipos de vício em sexo

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o seu catálogo de doenças e reconheceu o comportamento sexual compulsivo como transtorno mental. Isso foi um grande passo para a divulgação de informação e, consequentemente, do diagnóstico e tratamento adequados para os viciados em sexo.

Satiríase

Esse transtorno psiquiátrico é caracterizado pelo excesso de apetite sexual sem alterações biológicas consideráveis para justificar os desejos e consequentes atos, ou seja, o distúrbio tem origem psicológica.

O comportamento do homem viciado em sexo, ou satiríaco, são obsessivos, impulsivos e compulsivos. Alguns sintomas recorrentes são:

  • Excesso de masturbação durante o dia (mais de uma vez);
  • Desejo e necessidade constante por relações sexuais;
  • Relações sexuais nem sempre ligadas por laços afeitos;
  • Recorre sempre à pornografia e objetos sexuais;
  • Imensa dificuldade em estabelecer e manter laços emocionais;
  • Sentimento de culpa depois do ato sexual;
  • Uso compulsivo de aparelhos sexuais;
  • Trocas frequentes de parceiros sexuais;
  • Dificuldade para sentir prazer após a relação.

Ninfomania

Ninfomaníaca é a mulher viciada em sexo. Esse transtorno psicológico tem comportamento característico a compulsão sexual. Junto na bagagem, vem o sentimento de culpa após o ato sexual e, em muitos casos, pode surgir depressão e ansiedadeA compulsão por sexo nas mulheres pode apresentar os mesmos sintomas da satiríase.

Tratamento para quem é viciado em sexo

O  acompanhamento psiquiátrico e psicológico é o tratamento adequado para os casos de vício sexual (satiríase e ninfomania). O excesso de líbido e pensamentos obsessivos são investigados e analisados quanto a suas origens e impactos na vida do compulsivo por sexo.

Existe a possibilidade da prescrição de medicamentos, como antidepressivos. Mas tudo depende do quadro do paciente e da análise do especialista.

O vício em sexo é um problema sério e precisa ser encarado não como algo normal da sexualidade humana, mas sim como um distúrbio. E, como todo distúrbio, ele precisa ser tratado de forma adequada.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.