Fique atento para os sinais da depressão!

0
902
depressão sintomas

A depressão é uma doença gravíssima. Tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) a considera como o “mal do século”. Inevitavelmente, a questão passa a ser cada vez mais debatida pela sociedade e sempre surge a seguinte pergunta: “Depressão tem cura?”.

Apesar do anseio geral, trata-se de um problema crônico e que não pode ser solucionado permanentemente. Entretanto, existe tratamento para tal, que diminui os efeitos dos sintomas de depressão e possibilita uma vida plena e sadia.

Ao identificar os principais sintomas da depressão, a pessoa pode procurar uma ajuda qualificada. Ou seja, conhecer sobre os seus sinais é o primeiro passo para o tratamento. Porém, vale ressaltar que o autodiagnostico é perigoso, por isso é fundamental encontrar profissionais capazes de realizá-lo.

São vários os indícios de depressão, porém para o seu diagnóstico é importante apresentar alguns deles. Dessa forma, quando tratamos do assunto é possível realizar 2 designações para depressão: sintomas físicos e psicológicos.

As listas abaixo foram construídas tendo como base as informações do Ministério da Saúde. Então, vamos conhecer quais os sintomas da depressão?

Saiba mais sobre depressão aqui!

Depressão: sintomas psicológicos

Os primeiros sintomas de depressão mais claros são aqueles de ordem mental. Nesse quesito, a pessoa já passa por algumas mudanças de comportamento e pode apresentar dificuldade em assimilar o que está acontecendo.

Sendo assim, confira os sintomas de uma pessoa com depressão na área psicológica:

Irritabilidade

O menor dos problemas pode desencadear irritação no indivíduo. Percebe-se também ansiedade na realização das atividades e certa angústia com o que está ocorrendo.

Incapacidade de sentir felicidade

Esse é um sinal complicado de notar. A pessoa acha que não consegue mais ser feliz ou alcançar o prazer com alguma coisa. É comum escutar frases mais negativas quando o assunto é abordado.

Pessimismo

Esse é dos sintomas da depressão o mais característico. O pessimismo toma conta dos pensamentos da pessoa, além de serem frequentes as proposições de culpa própria pelo o que está acontecendo. A baixa autoestima também é um aspecto presente nesse momento.

Desinteresse

É perceptível nessas ocasiões um desinteresse geral pelo o que está acontecendo ao seu redor. O indivíduo perde o fascínio pelas atividades que lhe traziam gosto, o que pode refletir em certa apatia e falta de motivação.

Insegurança

Os sentimentos de medo e desespero tomam conta. A doença não permite mais que a pessoa se sinta confortável com ela mesma, o que pode levar a sensação de desamparo e falta de segurança própria.

Dificuldade de concentração

O prejuízo ocorre nas mais variadas atividades e, por algum motivo que a pessoa não consegue explicar, ela não consegue se concentrar. Mesmo com esforço, é difícil. O raciocínio fica mais lento e o esquecimento se torna frequente.

Sensação de inutilidade

A dor da depressão também aparece na sensação de inutilidade que a pessoa possui. Além disso, geralmente ocorre uma interpretação distorcida e negativa da realidade. A ideia de fracasso em relação aos demais aparece

Causas da depressão: Existem motivos da depressão?

Depressão: sintomas físicos

Os sintomas físicos da depressão estão presentes, porém raramente são associados com a doença. Por conta disso, é fundamental estar atento para o que está acontecendo no corpo, pois pode ser o caso de depressão.

Dessa forma, vamos conferir quais os sintomas de depressão de caráter físico:

Depressão causa fraqueza

O primeiro dos sintomas da depressão pode ser a fraqueza pelo corpo. A manifestação ocorre, principalmente, nas pernas. A sensação de incapacidade também está presente.

Ocorre alteração no apetite e peso

Isso pode acontecer em qualquer um dos sentidos. Dessa forma, a pessoa pode passar a ter mais ou menos apetite, o que colabora com a variação do peso. É importante estar atento para a mudança do padrão de alimentação.

Depressão causa insônia

Um dos reflexos da doença é no sono. Por conta disso, o indivíduo possui mais dificuldade em adormecer e em permanecer em estado de sono. Também é comum nesses casos um despertar matinal precoce.

Diminuição do desempenho sexual

A depressão pode influenciar no comportamento sexual. A pessoa passa a estar com menos vontade de sexo e, consequentemente, o desempenho fica prejudicado.

Cansaço constante

A fadiga é resultado de um desânimo geral. Dessa forma, qualquer atividade já é capaz de deixar a pessoa cansada. Além disso, requer um maior esforço para a realização das atividades comuns do cotidiano.

Depressão dá dor no corpo

Pode até ser difícil de acreditar, mas a depressão causa dor no corpo. Saber disso é fundamental, porque possibilita que problemas físicos não justificados tenham uma resposta.

Depressão causa dor de cabeça

A depressão dá dor de cabeça, pois ocorre o efeito da somatização, em que o estresse acumulado é manifestado no corpo. Sendo assim, as dores podem acontecer como um reflexo dos sintomas emocionais.

O que é Distimia? Saiba do que se trata essa forma de depressão!

Caso sofra de depressão, saiba que a terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. A Telavita pode te ajudar nessa luta. A plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados. Agende uma consulta com um de nossos psicólogos e dê um passo para o início de seu tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.