5 sinais de que você procrastina demais

0
677

Você é daquelas pessoas que sempre deixa para fazer as coisas de última hora? Sabe que possui algum trabalho para entregar, mas, mesmo assim, enrola até não poder mais? Bem, talvez, você seja um procrastinador.

Afinal, o que é procrastinação? O significado de procrastinar é bem simples, na verdade, ele consiste num comportamento racional de adiar alguma ação, que deveria ser feita naquele momento.

A procrastinação em si não é uma doença, mas ela pode ser o indício de algo mais sério que precisa ser tratado. Ela pode se apresentar como um hábito do qual você precisa corrigir ou uma evidência de algum transtorno psicológico.

Por isso, é importante aprender a identificar alguns sintomas dela para saber como parar de procrastinar.

1. Você demora a sair da cama

Você escuta o despertador tocar de manhã, mas não quer levantar. Bate aquela preguiça… E, um dos grandes adventos da vida moderna, o botão de soneca, foi inventado para descansarmos um pouco mais. E você o usa, de novo e de novo e de novo…

Como não procrastinar assim? E, aliás, é só um pouco, não é mesmo? Então, seguimos enrolando e procrastinando. Sim, sabemos que, às vezes, pode ser bem difícil levantar de manhã, porém a recorrência disso é um ato procrastinatório e pode prejudicar, inclusive, os compromissos das pessoas.

2. Você usa constantemente o celular

A pessoa procrastinadora não deixe de mexer no seu smartphone por um segundo. As atividades são variadas. Jogos, mensagens e redes sociais são recorrentes na pequena tela dos seus dispositivos móveis.

Para de procrastinar pode ser complicado, pois a pessoa utiliza o celular como um meio de fuga e relaxamento. Ela sabe que deveria estar realizando outras coisas, porém prefere se distrair com o aparelho.

3. Você não tem foco

Como se livrar da procrastinação? Essa pergunta nem sempre é tão fácil de ser respondida. Isso ocorre, principalmente, nos casos em que a pessoa não sabe que está procrastinando. E a falta de foco é um sinal difícil de perceber. As prioridades não são tão claras para ela.

Geralmente, a pessoa perde mais tempo do que o necessário para realizar atividades simples e, além disso, adia as tarefas complexas, ou seja, aquelas que exigem mais concentração e dedicação.

4. Você elabora e pensa demais antes de fazer

As intenções até podem ser das melhores, porém, os procrastinadores, em muitas ocasiões, passam mais tempo refletindo sobre o que e como fazer determinada ação do que, realmente, fazendo.

É possível aprender a como superar a procrastinação e, nesse caso, a solução pode ser simples. Uma das dicas para não procrastinar é manter a organização, utilizando uma planilha para descrever as suas atividades, e dividir as várias tarefas em pequenas partes. Um bom incentivo também é criar recompensas quando alcançar os objetivos.

5. Você deixa todas as suas entregas para a última hora

Esse ponto sintetiza o que é uma pessoa procrastinadora. As pessoas procrastinadoras possuem o dom da enrolação e levam isso para todas as esferas da vida e, por isso, esperam até o último segundo possível para realizar as tarefas.

Isso também explica por que elas também estão sempre correndo com alguma coisa. Dessa forma, é comum que o procrastinador tenha que virar noites estudando ou trabalhando, pois, somente assim, conseguirá fazer o que precisa dentro do prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.