Conheça mais sobre a Mitomania e o mundo de fantasias

0
1198

É muito comum ouvirmos o termo: mentiras sociais, pois não é sinal de distúrbio psicológico quando contamos uma mentira em algum momento na vida, no entanto será categorizado como mitomania quando as mentiras passam a ser constantes, de modo compulsivo e a pessoa não possui a capacidade de desmentir o que foi dito, mesmo que isso esteja afetando negativamente a vida de outro alguém.

O mitômano tem uma capacidade enorme de inventar histórias de forma detalhada, onde a minúcia é tão grande que ele mesmo se perde na fantasia e pode não conseguir mais separar o que é inventado e o que é verdadeiro. Pessoas com psicopatia são na maioria mitômanos, pois eles precisam desenvolver a mentira para envolver a vítima em sua trama e manipulá-la.

Como se desenvolve a mitomania

Não há uma certeza como esse transtorno é desenvolvido, mas problemas sociais são os que mais caracterizam o processo de crescimento deste distúrbio em uma pessoa. Portanto, quando há a necessidade de se justificar ou proteger-se de situações constrangedoras as pessoas são mais suscetíveis a mentir e também a baixa autoestima conduz a esse tipo de comportamento, pois se torna uma forma de tentativa de se enquadrar no meio social no qual se identifica ou gostaria de fazer parte.

Mentir se torna a melhor maneira de conseguir resultados, a pessoa passa a não encontrar outras possibilidades de atingir seus objetivos se não for por meio de persuadir através de histórias fantasiosas. No nível mais grave do distúrbio, o paciente não consegue identificar o que realmente faz parte de sua vida e o que ele inventou para atingir algum propósito, quando isso acontece, raramente esta pessoa procurará por um suporte médico ou aceitará que possui um transtorno, porque ela realmente não tem mais consciência da gravidade em que se encontra seu problema e o pior, ela conseguiu tantas vezes a solução esperada que tirar dela algo que a beneficia não será uma opção válida e aceita facilmente.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico só é feito através de avaliação muito detalhada por um profissional psiquiatra, onde seu tratamento inclui sessões e medicação, a participação dos familiares e amigos mais próximos no processo será extremamente necessária, portanto este tratamento é demorado e necessita de muita dedicação para poder se notar as primeiras melhoras.

O maior problema deste distúrbio é que a pessoa afetada na maioria dos casos não quer ser tratada e não acredita que ela possui algum problema. A partir do momento que a mentira e fantasia passam a fazer parte de sua vida e que ela percebe que atingiu resultados satisfatório para suas metas, esta pessoa não fará questão alguma de fazer um tratamento.

A mitomania não é um mal que atinge somente o paciente, em sua trajetória de vida ele pode prejudicar muitas pessoas, e principalmente, o seu problema psicológico pode ainda estar ligado a algum outro mais grave e que precisa urgente de tratamento, como a psicopatia. Portanto, se você acredita que está preso a este problema, ou conhece alguém que tem uma probabilidade a estar preso a este vício de mentir, saiba que o tratamento existe e é eficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.