A mitomania é um transtorno psicológico que se caracteriza pela tendência compulsiva de contar mentiras ou criar histórias fictícias. Contudo, pessoas com mitomania sentem uma necessidade incontrolável de inventar histórias, exagerar fatos ou até mesmo criar uma realidade paralela para si mesmas.

Esse comportamento, por sua vez, não é necessariamente motivado por algum ganho financeiro ou pessoal, mas sim por uma necessidade emocional de ser reconhecido e admirado.

Como alguém que tem mitomania age?

O mitômano tem uma capacidade enorme de inventar histórias de forma detalhada, onde a minúcia é tão grande que ele mesmo se perde na fantasia e pode não conseguir mais separar o que é inventado e o que é verdadeiro. Além disso, pessoas com psicopatia são na maioria mitômanos, pois eles precisam desenvolver a mentira para envolver a vítima em sua trama e manipulá-la.

Dessa forma, alguns comportamentos comuns são:

Contar mentiras compulsivamente

A pessoa com mitomania pode criar histórias falsas ou exagerar fatos com frequência, mesmo em situações em que não há necessidade de mentir.  As mentiras contadas por alguém com mitomania podem ser elaboradas e detalhadas, contendo histórias inventadas e fatos distorcidos. 

Dificuldade em distinguir realidade de fantasia

O indivíduo com mitomania pode ter dificuldade em distinguir entre o que é verdade e o que é ficção, especialmente se ele próprio criou a história. Isso ocorre porque a pessoa com mitomania pode ter uma tendência a acreditar em suas próprias mentiras e se perder nelas.

Necessidade de atenção e reconhecimento

A necessidade de atenção e reconhecimento na mitomania pode estar relacionada a problemas de autoestima e autoconfiança. A pessoa com mitomania pode sentir que não é interessante ou importante o suficiente para ser notada pelos outros, recorrendo a mentiras para criar uma imagem mais impressionante e atrativa.

Ansiedade e estresse

O mitômano pode se preocupar constantemente com a possibilidade de ser pego em uma mentira e enfrentar as consequências de suas ações. Essa preocupação constante pode levar a uma sensação de nervosismo ou tensão constante, mesmo em situações cotidianas.

Como se desenvolve a mitomania

Não há uma certeza como esse transtorno é desenvolvido, mas problemas sociais são os que mais caracterizam o processo de crescimento deste distúrbio em uma pessoa. Portanto, quando há a necessidade de se justificar ou proteger-se de situações constrangedoras as pessoas são mais suscetíveis a mentir.

Mentir, nesse transtorno, se torna a melhor maneira de conseguir resultados. Logo, a pessoa passa a não encontrar outras possibilidades de atingir seus objetivos se não for por meio de persuadir através de histórias fantasiosas.

Desse modo, no nível mais grave do distúrbio, o paciente não consegue identificar o que realmente faz parte de sua vida e o que ele inventou para atingir algum propósito. Sendo assim, quando isso acontece, raramente esta pessoa procurará por um suporte psicológico ou aceitará que possui um transtorno.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da mitomania só é feito através de avaliação muito detalhada por um profissional psiquiatra, onde seu tratamento inclui sessões e medicação. No entanto, a participação dos familiares e amigos mais próximos no processo será extremamente necessária. 

A mitomania não é um mal que atinge somente o paciente. Entretanto, em sua trajetória de vida o mitômano pode prejudicar muitas pessoas. Além disso, o seu problema psicológico pode ainda estar ligado a algum outro mais grave e que precisa urgente de tratamento, como a psicopatia. 

Portanto, se você acredita que está preso a este problema, ou conhece alguém que tem uma probabilidade a estar preso a este vício de mentir, saiba que o tratamento existe e é eficiente.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.