O narcisismo surgiu de um famoso mito. Narciso deparou-se com sua imagem no lago e ao ver seu reflexo pela primeira vez, caiu em profunda paixão com tamanha perfeição que vislumbrava. Assim, resolveu se jogar nas águas para alcançar a criatura mais bela que ele já havia visto, e de lá nunca mais regressou.

Dessa forma, a origem da palavra provém desta lenda grega, em que o personagem principal ignora as outras pessoas e passa a se admirar profundamente, como se ele fosse o centro de um universo. 

5 sinais de narcisismo 

Quem possui características de narcisismo não consegue se relacionar facilmente com as demais pessoas pois, precisa da admiração de todos e em nenhum momento reconhecerá a importância de alguém em sua vida. 

Sendo assim, o indivíduo acredita que tudo depende somente dele e a sua capacidade é suficiente para atingir qualquer objetivo por seus próprios méritos. Ainda, em alguns casos, o excesso desse comportamento configura um transtorno de personalidade. No entanto, os cinco sinais de narcisismo são:

1. Necessidade de ser o centro das atenções

Ser sempre o centro das atenções é a marca registrada de uma pessoa narcisista. Visto isso, o foco deve ser ela o tempo inteiro e, além disso, querem ser admirados a todo o instante também. Por isso, esperam ser atendidos de forma especial e ficam irritados quando isso não acontece.

O comportamento narcisista faz com que a pessoa interrompa conversas para que seja ela a pessoa em que todos estão prestando atenção. Ainda, a manipulação com as palavras é um dos sinais evidentes da condição, pois, assim, o indivíduo consegue jogar mentalmente e fazer com que tudo seja sobre ele.

2. Falta de empatia

A pessoa narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.

Entretanto, não devemos falar em uma falta completa de empatia. A pessoa com o distúrbio de personalidade narcisista expressa, sim, empatia, porém devemos tomar cuidado com isso. Quando o fazem, podem ter algum motivo escondido.

3. Grandiosidade

A personalidade narcisista confere um sentimento de superioridade da pessoa em relação aos outros. Sendo assim, forma uma imagem de que as suas capacidade e conquistas são as melhores e que todos à sua volta são inferiores.

Entretanto, a autovalorização possui reflexo nas pessoas ao seu redor. Logo, como está em constante comparação com tudo e todos, a pessoa narcisista não enxerga problemas em desvalorizar e diminuir as conquistas alheias.

4. Acredita ser especial

A condição narcisa cria a ilusão de que o indivíduo é especial. Dessa forma, ele entende que merece privilégios pela sua própria condição de ser. Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo.

Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procura associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a sua. Sendo assim, fica recluso na bolha de “pessoas especiais” ou “de condição elevada”.

5. Inveja dos demais

A inveja excessiva é um dos sinais do narcisista. Como ele se compara constantemente com todas as pessoas, quando encontra alguém que seja melhor em algum aspecto, ele sente inveja, seja ela aberta ou velada.

Além disso, o narcisismo faz com que a pessoa também ache que os outros a invejam. Habilidade, conquistas ou bens materiais. A vida e o estilo de vida das pessoas são objeto de desejo dos outros, conforme o pensamento dessas pessoas.

O impacto de conviver com um narcisista

Conviver com um narcisista pode levar a uma variedade de problemas emocionais e psicológicos, incluindo baixa autoestima, ansiedade, depressão e até transtorno de estresse pós-traumático. 

Isso pois, o narcisista pode fazer com que a pessoa se sinta constantemente inadequada, desvalorizada e insegura. Além disso, os comportamentos manipuladores do narcisista podem levar a sentimentos de raiva, ressentimento e frustração. 

Nesses casos, a busca de ajuda profissional pode ser benéfica para lidar com os efeitos psicológicos do abuso narcisista. A terapia pode ajudar a pessoa a se recuperar emocionalmente e se reerguer da relação tóxica que estava inserida.

Encontre seu psicólogo online

2 COMENTÁRIOS

  1. Cheguei a comentar ontem sobre uma colega que tive e até venho sonhando com ela, que quando se aposentou disse que me deixaria em paz! Presumo, como deva estar sendo para ela, em família, onde todos a conhecem melhor e, a “concorrência” que ela tanto focava na seção não existe, daquele modo, mas em um território que o marido conduziu tão bem, já que se aposentou antes! Uma coisa é opinar e até impor e depois ir trabalhar! Outra é o dia a dia, tempo integral, administrar uma casa a dois!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.