5 sinais do transtorno de personalidade narcisista

0
792
sinais de personalidade narcisista

Narciso deparou-se com sua imagem no lago e ao ver seu reflexo pela primeira vez, caiu em profunda paixão com tamanha perfeição que vislumbrava. Assim, resolveu se jogar nas águas para alcançar a criatura mais bela que ele já havia visto e de lá nunca mais regressou.

Então, você sabe o que é transtorno de personalidade narcisista? A nomenclatura provém desta lenda grega, em que o personagem principal ignora as outras pessoas e passa a se admirar profundamente, como se ele fosse o centro do um universo. O distúrbio revela esse comportamento.

Quem possui características narcisistas não consegue se relacionar facilmente com as demais pessoas, pois a pessoa precisa da admiração de todos e em nenhum momento reconhecerá a importância de alguém em sua vida. Seno assim, o indivíduo acredita que tudo depende somente dele e a sua capacidade é suficiente para atingir qualquer objetivo por seus próprios méritos.

Mas, o transtorno de personalidade narcisista tem cura? Não precisa ficar preocupado porque existem tratamentos para transtorno de personalidade narcisista. É importante consultar um especialista, pois ele saberá a melhor forma de orientar esta pessoa para que ela possa conviver normalmente em sociedade.

1. Necessidade de ser o centro das atenções

A marca registrada de uma pessoa narcisista. O foco deve ser ela o tempo inteiro e, além disso, querem ser admirados a todo o instante também. Por isso, esperam ser atendidos de forma especial e ficam irritados quando isso não acontece.

O comportamento narcisista faz com que a pessoa interrompa conversas para que seja ela a pessoa em que todos estão prestando atenção. A manipulação com as palavras é um dos sinais do transtorno da personalidade narcisista, pois, assim, o indivíduo consegue mais os assuntos centrados dependentes dele.

2. Falta de empatia

A pessoa com transtorno narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.

Entretanto, não devemos falar em uma falta completa de empatia. A pessoa com o distúrbio de personalidade narcisista expressa, sim, empatia, porém devemos tomar cuidado com isso. Quando o fazem, podem ter algum motivo escondido. Por isso, é importante aprender a como lidar com um narcisista.

3. Grandiosidade

A personalidade narcisista confere um sentimento de superioridade da pessoa em relação aos outros. Sendo assim, forma uma imagem de que as suas capacidade e conquistas são as melhores e que todos à sua volta são inferiores. Além disso, espera ser reconhecido pelos demais pelos seus “feitos”.

Entretanto, a autovalorização possui reflexo nas pessoas ao seu redor. Como está em constante comparação com tudo e todos, a pessoa com transtorno de personalidade narcisista não enxerga problemas em desvalorizar e diminuir as conquistas alheias.

4. Acredita ser especial

O distúrbio narcisista cria a ilusão de que o indivíduo é especial. Dessa forma, entende que merece privilégios pela sua própria condição de ser. Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo.

Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procurar associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a dela. Sendo assim, fica recluso na bolha de “pessoas especiais” ou “de condição elevada”.

5. Inveja dos demais

A inveja excessiva é um dos sinais do narcisista. Como ele se compara constantemente com todas as pessoas, quando encontra alguém que seja melhor em algum aspecto, ele sente inveja, seja ela aberta ou velada.

Além disso, a pessoa com transtorno de personalidade narcisista acha que os outros a invejam. Habilidade, conquistas ou bens materiais. A vida e o estilo de vida de pessoa são objeto de desejo dos outros, conforme o pensamento dos narcisistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.