Como superar o término de um relacionamento

término

Superar o fim de um relacionamento pode ser algo difícil e doloroso. Dessa forma, se sentir triste e perdido é normal, afinal, fins geram essa reação. E, aliás, não importa se o término tenha sido desejado, independente da situação, ele deixa uma sensação de vazio em nós.

Nesse sentido, é importante que todas as pessoas que passam por um término – seja de namoro ou até mesmo de casamento – tenham tempo para sentir essa dor, processar e entender seus sentimentos. Somente assim, poderemos ser fortes e nos sentirmos bem de novo.

Lembre-se: temos que dar tempo ao tempo para que a dor diminua e a vida comece a tomar seu rumo. Porém, também não podemos ficar apenas na dor, ou seja, é preciso continuar a viver, por mais complicado que seja esse momento.

Aceitar o processo de luto que acontece é a melhor estratégia durante esse período. Por isso, apesar de cada um elaborar o término de uma forma, citarei algumas dicas para que a caminhada seja um pouco mais rápida e melhor tolerada.

Como superar o fim de um relacionamento

Procure os amigos e a família

Se fechar em si mesmo e manter distância das pessoas não ajuda a superar um término de relacionamento. Aliás, ocorre o contrário, pois você somente ficará mais triste e deprimido. A companhia de pessoas queridas produz emoções e sentimentos agradáveis.

Não sinta pena de si mesmo

Quando relacionamentos acabam é normal ficar triste. Entretanto, com quanto mais naturalidade você tratar o fim e o quanto antes você aceitar as coisas como aconteceram, mais forte você vai se sentir e mais fácil será superar.

LEIA MAIS: Decepção amorosa e Depressão amorosa – Existe depressão por amor?

Revise sua culpa

Na maioria dos casos, não existe um único responsável pelo término. E mesmo que você ache que não tem culpa nenhuma – ou até que tem toda a culpa – faça um esforço para equilibrar essa sensação. Não gaste energia tentando encontrar um culpado e se esforce em mover-se para frente.

Fique um tempo sem contato com o ex

Você precisa se isolar de todas as lembranças e referências do ex. Para isso, evite falar ou encontrar com a pessoa que deseja esquecer.

Escute seus sentimentos

Driblar seus sentimentos ou fingir que não está sentindo algo não ajudará ninguém, muito menos você mesmo. Sinta o que você precisar sentir, seja tristeza, raiva ou qualquer outra coisa. Não se apresse ou minta sobre o que está sentindo, pois isso somente será prejudicial ao longo prazo.

Pense no seu futuro

Faça planos, trace metas e busque objetivos que você quer realizar. Tente começar com algo simples, mas não esqueça de dar início aos seus planos.

Faça uma lista dos motivos pelos quais terminou

Essa é uma solução prática: liste os motivos pelos quais a sua relação não deu certo. Fazer isso vai colocar sua cabeça no lugar de novo e deixar mais claro por que terminou.

LEIA MAIS: Como preservar um bom relacionamento

Redescubra-se

É muito comum as pessoas perderem um pouco da sua identidade quando vivem em casal. Por isso, após um término é fundamental pensar no que realmente te faz feliz. Sendo assim, pense nas coisas que você gosta de fazer e que pode ter deixado de realizar quando estava em um relacionamento.

Além disso, foque mais em você. Cuide da sua saúde e seu bem-estar. Mude o que você já estava querendo e não tenha medo das transformações. Troque o corte de cabelo ou faça uma dieta, basicamente, realize qualquer coisa que te faça bem.

Faça uma viagem

Tire um tempo para conhecer novas culturas, viver aventuras e conhecer lugares diferentes. Além de ser uma oportunidade de autoconhecimento e crescimento pessoal, também conhecerá muitas pessoas interessantes pelo caminho – aliás, quem sabe até mesmo um novo amor.

Adote um bichinho de estimação

Estudos científicos apontam para inúmeros benefícios no vínculo entre os bichinhos de estimação e seus donos. Então, se você já tem um bichinho leve-o para passear, troque carinho e converse. E se você não tem, bem, essa pode ser uma boa oportunidade para ganhar um amigo e ainda contribuir muito para a sua saúde física e mental.

Se afaste da tentação das redes sociais

Um dos mandamentos mais importantes do fim de um relacionamento é o de não stalkear.  O hábito de checar as redes sociais do ex parece ser uma das maiores tentações. As razões podem ser várias: a sensação de estar no controle, ciúmes e até saudades. Entretanto, não importa qual seja a tentação, a única coisa que você vai conseguir fazendo isso é se machucar.

Escute músicas felizes

Coloque aquela música que te dá vontade de cantar e dançar, afinal, músicas animadas ajudam a pessoa ficar mais para cima. Por outro lado, aquelas músicas de fossa só vão fazer você vivenciar mais a dor, então, tente evitá-las.

LEIA MAIS: Superar término de relacionamento com terapia, sim!

Não se force a estar em outra relação

Ficar sozinho depois de um fim de relacionamento é normal e até saudável, por isso, não se force a estar com um outro alguém. Se você sair e quiser ficar com outras pessoas, tudo bem. Mas, se ao contrário, você preferir dar um tempo a paqueras e namoros, você também possui esse direito. Escute os seus sentimentos.

Dê tempo ao tempo

Todo término é difícil, mas com o tempo eles são superados. É normal você pensar no seu ex mesmo após o no fim do relacionamento, mas deixe os dias rolarem e respeite o seu momento, pois, assim, você verá que logo mais esta dor vai passar.

Tudo vai ficar bem

Muitas vezes, nos sentimos perdidos e com um grande vazio. Isso acontece porque em uma relação fazemos planos juntos para um futuro. Quando há o fim deste relacionamento, todos os objetivos e metas que foram traçados perdem a validade.

Sendo assim, é necessário se permitir sentir a tristeza, raiva ou qualquer outra coisa. Quando estamos sentindo a dor não enxergarmos a luz no fim do túnel e pensamos que nunca mais seremos felizes. O desespero de querer voltar vai bater a todo instante, mas analise friamente a situação.

Fingir que está tudo bem também não funciona a longo prazo e só irá fazer mal para você. O melhor caminho, então, é sempre se olhar e permitir o autoconhecimento. Acredite: depois que tudo isto passar você sairá mais forte. Você irá se conhecer melhor e, talvez, até percebendo que realmente aquele relacionamento não valia a pena.

A dor do término é inevitável, pois muitos sonhos e desejos são terminados naquele momento. Entretanto, as coisas vão melhorar. E, se a dor for insuportável ou você não conseguir lidar bem com o fim, uma boa alternativa é procurar um profissional capacitado para ajudá-lo nessa reconstrução. O psicólogo é a figura indicada para essas situações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.