A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese ou gravidez imaginária, é um fenômeno intrigante que revela a complexidade das conexões entre o corpo e a mente. Embora não envolva uma gravidez física real, seus efeitos e manifestações emocionais podem ser profundos e impactantes.

Neste texto, exploraremos o que é a gravidez psicológica, suas possíveis causas, sintomas característicos e os desafios emocionais que as pessoas podem enfrentar ao lidar com esse fenômeno.

O que é gravidez psicológica?

Muitas pessoas se perguntam se, de fato, existe gravidez psicológica. A gestação psicológica, ou pseudociese, é um distúrbio psicológico no qual sintomas de gravidez e mudanças hormonais ocorrem no corpo da mulher sem que ela esteja, de fato, grávida. 

Como é gravidez psicológica? Há o mito de que a mulher que desenvolve a pseudociese nutre em si um desejo enorme de ser mãe, mas isso não é uma regra, já que aquelas mulheres com grande medo de engravidar também podem desenvolver o distúrbio.

A gravidez psicológica é um exemplo notável de como a mente e o corpo podem interagir de maneira complexa e influenciar a saúde de uma pessoa. Embora não haja um feto em desenvolvimento, os sintomas físicos e emocionais podem ser muito reais para aqueles que a experimentam.

Causas da gravidez psicológica

Acredita-se que uma combinação de fatores psicológicos, hormonais e sociais possa contribuir para o desenvolvimento da gravidez imaginária. No entanto, aqui estão algumas possíveis causas da gravidez psicológica

Desejo intenso de engravidar

Mulheres com um desejo profundo e intenso de se tornarem mães podem estar mais suscetíveis a desenvolver uma gravidez psicológica. A pressão social e cultural para ser mãe também pode influenciar esse desejo. 

Fatores emocionais

Traumas emocionais, estresse significativo, ansiedade, depressão ou eventos traumáticos podem desempenhar um papel no desencadeamento da gravidez psicológica. A mente e o corpo estão interligados, e eventos emocionais podem afetar os processos hormonais e biológicos.

Desequilíbrios hormonais

Mudanças nos níveis hormonais podem ocorrer em algumas mulheres, levando a sintomas semelhantes aos da gravidez, mesmo na ausência de uma gestação real. Essas flutuações hormonais podem estar ligadas a condições médicas subjacentes. 

Hiperfoco nos sintomas

Uma pessoa que está extremamente consciente de seu corpo e de suas sensações pode interpretar sinais normais como sintomas de gravidez. Isso pode ocorrer em conjunto com um forte desejo de engravidar.

Distúrbios psicológicos

Alguns distúrbios psicológicos, como transtornos de ansiedade ou transtornos dissociativos, podem estar associados à gravidez imaginária. Esses distúrbios podem afetar a percepção da pessoa sobre seu próprio corpo e desencadear sintomas de gravidez.

Sintomas da condição

Saber como identificar uma gravidez psicológica pode evitar com que procedimentos cirúrgicos desnecessários sejam realizados. Além disso, o diagnóstico prévio faz com que o tratamento para o distúrbio seja conduzido antes que maiores danos tomem conta.

A gravidez psicológica faz crescer a barriga? Há a produção de leite pelas glândulas mamárias? A resposta é sim! 

O estado emocional instável da mulher abala o corpo inteiro e faz com que as mudanças hormonais de uma gestação real apareçam. Entretanto, apesar da ação desses hormônios, os testes de gravidez de farmácia e de sangue não são capazes de detectar a gravidez, ou seja, o teste não dá positivo, isso porque o hormônio beta HCG não é ativado.

Nesses casos, a pessoa pode estar tendo uma gravidez psicológica. Logo, os demais sintomas que podem aparecer são:

  • Atraso na menstruação;
  • Sensação de movimento na barriga;
  • Contrações, como no trabalho de parto real;
  • Produção de leite materno;
  • Enjoos;
  • Sonolência;
  • Crescimento das mamas;
  • Testes de gravidez negativos;
  • Comorbidade de transtornos psicológicos;
  • Entre outros.

Gravidez psicológica e tratamento

Não é nada fácil convencer uma mulher de que ela não está grávida de verdade. Todas as expectativas, amor e transformações pelas quais passou, são reais para ela. Então, é preciso muito tato e cuidados profissionais para tratar da mulher com pseudociese.

A psicologia e a psiquiatria são os caminhos indicados no primeiro momento, já que essas mulheres se encontram com um distúrbio psicológico e precisam de acompanhamento psicológico para tratar os sintomas e as possíveis causas.

A gravidez psicológica não é algo premeditado pela mulher, e sim um distúrbio que necessita atenção dos familiares e equipe médica. É uma situação delicada e, qualquer outro trauma advindo do quadro, pode prejudicar ainda mais o psicológico da mulher.

Curiosidade

Os homens também podem desenvolver um quadro parecido, denominado Síndrome de Couvade, popularmente conhecido como gravidez simpática.

Ele ocorre quando o psicológico masculino fica abalado com a primeira gestação de sua companheira e alguns sinais de gestação passam a agir em seu organismo, como por exemplo ânsia e insônia. Há também registro de raríssimos casos onde eles chegaram a sentir também as dores do parto.

A gravidez psicológica é um distúrbio raro, onde somente 1 a cada 20 mil gestantes podem desenvolver, mas mesmo assim é algo que deve ser de conhecimento geral pois, é necessário que essa pessoa afetada receba as orientações para continuar suas vida da melhor maneira possível.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.