Um ambiente de trabalho tóxico pode influenciar em diversas métricas empresariais importantes. No entanto, quando a gestão não se atenta aos sinais, resultados negativos como: aumento de turnover, má reputação da marca e desmotivação no trabalho acontecem.

De acordo com uma pesquisa feita pela Career Plug, 51% dos trabalhadores que pedem demissão justificam o desejo de não pertencer mais à corporação pela presença de um ambiente de trabalho desfavorável.

Contudo, quais sinais apontam para essa problemática? Será que dá para saber se a empresa tem um bom clima organizacional, ou ainda, identificar que ela não tenha um bom ambiente de trabalho e reverter a situação?

Os principais sinais de que um ambiente de trabalho é tóxico

Se você é um empreendedor, ou um funcionário que tem dúvidas quanto à temática, esse texto é para você. Aprendendo a identificar os sinais de um ambiente de trabalho tóxico é possível traçar estratégias para erradicar o problema e seguir rumo ao sucesso sem preocupações. Contudo, fique atento quando há:

1. Liderança autoritária

A liderança autoritária é definida como aquela em que há a concentração de poder em uma única pessoa, responsável por todos os processos que acontecem dentro da empresa.

Nesses casos, a corporação é liderada por um “chefe”, que manda, impõe e não é flexível nas regras definidas por ele mesmo. O autoritarismo de um chefe pode causar medo nos funcionários e também, desmotivação.

2. Falta de flexibilidade nos horários

Trabalhar oito horas por dia é, em média, o padrão brasileiro. Alguns trabalham mais, contrariando o considerado saudável, e outros precisam implorar às lideranças para conseguir uma horinha de folga para ir ao médico ou solucionar alguma emergência.

Portanto, empresas que não são flexíveis tornam o trabalho maçante para os colaboradores. Além disso, as vezes estamos passando mal, ou com emergências para resolver e ter flexibilidade para cuidar também da vida pessoal é muito importante.

3. Altas demandas e necessidade de horas extras

A realização de horas extras recorrentemente pode levar o funcionário a uma estafa física e emocional. No entanto, alguns líderes passam demandas irreais para seus funcionários, exigindo que sejam entregues no prazo estipulado sem possibilidade de atrasos.

Dessa forma, vira um ciclo vicioso. Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Logo, quando fazer horas extras se torna comum, é difícil pro funcionário se desligar do trabalho até mesmo quando está em casa, em seu tempo de lazer.

4. Ausência de autonomia nos processos

Para manter um funcionário motivado é preciso confiar em seu trabalho e orientá-lo para o seu crescimento profissional. Porém, empresas que possuem um mau ambiente de trabalho costumam castrar essa possibilidade.

Contudo, a ausência de autonomia nos processos aparece como um fator crucial que leva ao sentimento de desvalorização e impotência dentro das organizações. Sendo assim, é um mau sinal no quesito gestão de pessoas. Logo, é importante que o funcionário tenha liberdade para inovar, criar e expor opiniões.

5. Intolerância

Piadas contra minorias e comentários maldosos configuram o que chamamos de intolerância. Vale salientar que, dentro das empresas, na vida e em qualquer lugar é inadmissível. Porém, acontece. 

Em suma, um ambiente tóxico é composto por pessoas que podem diminuir umas às outras e menosprezar mediante a raça, orientação sexual ou fenótipos pertencentes. Atitudes como essa abaixam a autoestima da vítima e trazem consequências drásticas emocionalmente.

6. Fofocas recorrentes

A presença da intolerância também pode dar início a fofoca dentro dos times. Alguém pode ser alvo de boatos e se sentir excluído dentro de sua própria equipe. Desse modo, as fofocas funcionam como um telefone sem fio e muitas vezes o que é passado não é a verdade dos fatos.

Onde tem fofoca, tem gente. Nesse quesito, geralmente há pessoas específicas que conversam entre si. Porém, cada um pode falar para mais duas ou três pessoas, que falam para mais duas e assim por diante. No final, vira uma bola de neve.

7. Baixa remuneração

A remuneração é um aspecto importante para os colaboradores. O dinheiro traz conforto e a falta dele pode desencadear ansiedade e preocupação excessiva. Por sua vez, quando o trabalho é desgastante e a pessoa não se sente remunerada o suficiente, a desmotivação surge.

Salários justos mantém o engajamento dos funcionários e permite que o sentimento de satisfação seja prevalente mediante a rotina profissional. Logo, este é um dos aspectos que compõem os elementos tóxicos dentro de uma organização.

8. Falta de feedbacks

A ausência de feedbacks afeta a comunicação entre líder e liderado. No entanto, o que é feito não é valorizado, e o que precisa de ajustes é cobrado sem orientações. A prática do feedback é importante para o desenvolvimento profissional do colaborador e deve ser efetuada dentro das organizações para obter bons resultados.

Como promover um bom ambiente dentro das organizações?

Nunca é tarde para acertar o que é preciso dentro da empresa. Dessa formas, o cenário da organização está ruim, é possível aderir a práticas que melhorem a situação e torne o ambiente de trabalho saudável para os colaboradores.

Além de treinar as lideranças para orientar os funcionários e implantar boas práticas de convivência, há um elemento que soluciona boa parte dos problemas que derivam do mau ambiente de trabalho. Este, por sua vez, é o cuidado com a saúde emocional dos colaboradores.

Dessa forma, aderindo ao programa de saúde mental da Telavita é possível controlar os níveis de ansiedade, estresse e depressão dentro do ambiente. Sendo assim, as variáveis que contornam o ambiente tóxico como a desmotivação, baixa autoestima e falta de propósito são solucionadas trazendo benefícios para empresa e empregado.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.