Todo mundo conhece a amizade entre o menino Charlie Brown e o cachorro Snoopy. A história criada e ilustrada por Charles M. Schulz ganhou vida através dos quadrinhos na década de 50 e hoje já se perpetuou pela indústria cinematográfica, televisão e objetos. “Um cão não tenta te aconselhar ou te julgar. Eles te amam pelo que você é”. (Charlie Brown, “Peanuts, O Filme”, 2015).

Mas essa parceria cheia de aventuras e muita lealdade não é só coisa dos quadrinhos. Quem já teve um animal de estimação sabe o quanto eles podem se tornar partes importantes da nossa vida. O que muita gente não sabe é que  ter um animal de estimação pode trazer grandes benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Você sabia que os animais de estimação podem ajudar no tratamento de doenças? Confira aqui o artigo completo!

A modernidade e o ritmo frenético que o estilo de vida nas cidades grandes oferece desestimula muitos pais a presentearem seus filhos com algum bichinho. O medo dos gastos e de ganhar mais uma responsabilidade são as maiores preocupações deles. Mas a verdade é que crianças criadas com animais podem aprender muito mais!

Crianças com animais desenvolvem melhor as habilidades sociais

É nas brincadeiras e no convívio que as crianças estão, de fato, aprendendo com os animais a desenvolverem suas habilidades sociais. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, o vínculo com os bichinhos fazem as crianças a serem mais solicitas, ajudarem o próximo, aprendem a dividir e interagem com mais facilidade com as outras pessoas.

A pesquisa ainda deu forças para a sábia fala de Charlie Brown lá no início do artigo: “Elas podem sentir que os pets não estão julgando e, como eles não parecem ter os próprios problemas, eles simplesmente escutam”, explicou o psiquiatra Matt Cassels, um dos responsáveis pela pesquisa.

Animais para crianças as tornam menos sedentárias

Ainda sobre os benefícios dos animais para a educação infantil, outra vantagem é que cuidar de um bichinho exige alguns hábitos e rituais, como correr, brincar, levar para passear…se os pais delegam essas tarefas para a criança, além de criar um senso de responsabilidade forte, as incentiva a saírem do sofá e dos smartphones e correrem para os cuidados.

Pesquisadores da Universidade St. George, em Londres, no Reino Unido, monitoraram mais de 2 mil crianças entre 9 e 10 anos por uma semana. A intenção era gravar o nível de movimentação delas e, as que tinham cachorros, mostraram, em média, 325 minutos (mais de cinco horas) de atividades físicas por dia. Já as crianças que não tinham animais, se movimentavam 11 minutos a menos por dia.

Animais de estimação para crianças e os benefícios para a saúde

Ansiedade

A Universidade de Oklahoma liderou um estudo publicado no site do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, em que 643 crianças de 4 a 10 anos foram acompanhadas por 18 meses.  Ao final da pesquisa concluiu-se que as crianças que convivem com cães de estimação têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil. Os laços afetivos criados entre a criança e o bichinho estimulam a liberam hormônios do bem-estar, como a serotonina, além de fomentar o afeto, companheirismo e parceria, tal qual Snoopy e Charlie Brown.

Saiba tudo sobre ansiedade aqui!

Asma

Acredite ou não, crescer com um cachorro pode diminuir em 15% o risco de ter asma. Esse foi o resultado de uma pesquisa que analisou os registros de mais de um milhão de crianças na Suécia, publicada na conceituada Revista Jama Pediatrics.  “Estudos anteriores mostraram que crescer em uma fazenda reduz o risco de a criança apresentar asma pela metade. Queríamos ver se essa relação também era verdadeira para crianças que crescem com cães em casa.

Nossos resultados confirmaram o efeito das fazendas e também vimos que crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma do que as outras”, afirmou Tove Fall, professor assistente em Epidemiologia do Departamento de Ciências Médicas e do Laboratório de Ciência para a Vida, da Universidade Uppsala, que coordenou o estudo junto com pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Alergias

Você sabia que os pets podem ajudar no sistema imunológico? Essa, com certeza, foi a constatação mais surpreendente! O estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, concluiu que  a exposição dos bebês desde cedo ao contato com animais de estimação pode auxiliar no desenvolvimento do sistema imunológico e reduzir a probabilidade de a criança apresentar algumas alergias.

Portanto, sem crise! Adote um bichinho e sinta os benefícios que ele pode trazer para a criançada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.