Como uma pessoa com perfil narcisista se comporta?

0
43846
perfil narcisista

Contudo,Um perfil narcisista é caracterizado por um padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia pelos outros. A palavra “narcisismo” deriva da história mitológica de Narciso, um jovem que se apaixonou por sua própria imagem refletida na água e acabou se perdendo em sua própria vaidade.

Os indivíduos com um perfil narcisista tendem a ter uma autoestima inflada e uma visão excessivamente positiva de si mesmos. Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante.

Essas características se manifestam em comportamentos como a busca por admiração, a autopromoção exagerada e uma tendência a explorar os outros para alcançar seus próprios objetivos.

O que é o narcisismo?

Ao contrário do que muita gente pensa, pessoas com o perfil narcisista não são definidas apenas por possuírem autoestima elevada sempre. Eles dependem dos elogios e louvações para conseguirem regular seu amor próprio.

Então, o que é narcisista? Na psicologia, trata-se de um transtorno de personalidade. O DSM-V define o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) como “um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia”.

Dessa forma, as pessoas narcisistas acreditam realmente que são seres especiais. Entretanto, são vistos, muitas vezes, como prepotentes e arrogantes. Além disso, possuem um senso de que tudo o que fazem é excepcional, enquanto menosprezam as conquistas dos demais.

O comportamento de uma pessoa com perfil narcisista

Pessoas com perfil narcisista não lidam bem com as dores e frustrações que a vida lhes apresenta. Nesse sentido, desenvolvem vícios e compulsões como uma forma de lidar com esses aspectos negativos.

O comportamento narcisista, geralmente, possui as seguintes características: carência por admiração, ausência de empatia e padrão invasivo de grandiosidade. A síndrome de narciso engloba 0,5% da população em geral e é mais comum em homens do que em mulheres.

A comorbidade, ou seja, presença de outros transtornos simultaneamente ao TPN, é comum, principalmente nos casos com depressão, anorexia nervosa, transtorno de abuso de drogas ou outro transtorno de personalidade.

As relações sociais no transtorno narcisista

Uma das grandes dificuldades de convivência com os narcisistas tem relação com a sua tendência em desvalorizar e humilhar outras pessoas para elevarem a si mesmos. Desse modo, muitos agem com agressividade quando não conseguem a adulação desejada ou quando se sentem inferiores.

Dessa forma, não demonstram receptividade e são incapazes de realizar ações de ajuda. Aliás, só procuram auxiliar o próximo quando veem algum benefício envolvido, geralmente, que envolvam notoriedade e reconhecimento.

Diante disso, vale ressaltar que uma pessoa narcisista costuma mentir. Então, procuram utilizar contextos e situações de difícil comprovação quando realizam algum argumento. Afinal, exageram e querem parecer grandiosos perante os outros.

O perfil narcisista e Freud

O narcisismo na psicologia teve o pai da psicanálise como precursor: Sigmund Freud introduziu o termo narcisismo no discurso psicanalítico, em 1910, acerca da sexualidade e da homossexualidade.

Tratava-se, na verdade, de uma nota de rodapé acrescida naquele ano aos seus Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, na qual se encontra dito que eles “partem de uma base narcísica e procuram um rapaz que se pareça com eles próprios e a quem eles possam amar como eram amados por sua mãe” (FREUD, 1905/1972, p.145-146).

Estágios do narcisismo

Anos mais tarde, o psicanalista aponta que o narcisismo é um estágio comum no desenvolvimento sexual humano. Na infância, há uma fase nomeada por Freud de narcisismo primário, que é a fase em que os primeiros desejos libidinosos ocorrem e são satisfeitos pelo indivíduo no próprio corpo.

Já a segunda fase do narcisismo se dá quando o indivíduo se dá conta de que existem outras fontes de interesse e satisfação. Para Freud, tudo o que uma pessoa possui ou realiza, todo remanescente de sentimento prematuro de onipotência que sua experiência tenha confirmado, ajuda-a a aumentar a sua autoestima. 

Dessa forma, a autoestima depende de três aspectos principais. O primeiro deles é o resíduo mesmo do narcisismo infantil, o segundo decorre das realizações do ideal do ego que corroboram a onipotência infantil, e o terceiro provém da satisfação da libido objetal, ou seja, de relações amorosas satisfatórias.

Causas do narcisismo patológico

O narcisismo pode incidir de diferentes maneiras. Dessa forma, não é preciso responder qual a condição determinante do transtorno, entretanto, é possível verificar a influência de algumas fatores, como: genéticos, neurobiológicos e do meio ambiente.

Por não haver tantas pesquisas acerca dos fatores genéticos existentes nas causas do transtorno, há um consenso de que um componente hereditário significativo seja um dos elementos causadores da TPN.

Ainda, o ambiente de desenvolvimento é fundamental para o surgimento do transtorno. Nesse sentido, pais que adulam excessivamente os filhos por meio de elogios ou críticas excessivas, podem contribuir para o aparecimento do transtorno.

Sintomas de narcisismo

Para identificar uma pessoa com narcisismo patológico  precisamos conhecer quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista. Aliás, reconhecer tais padrões é fundamental para buscar ajuda o mais rápido possível.

Dessa forma,  alguns dos principais sintomas do transtorno de personalidade narcisista são:

  • Uma sensação exagerada e infundada da sua própria importância e talentos (grandiosidade);
  • Preocupação com fantasias de realizações ilimitadas, influência, poder, inteligência, beleza ou amor perfeito;
  • Convicção de que eles são especiais e únicos e devem associar-se apenas com pessoas do mais alto calibre;
  • Necessidade de ser incondicionalmente admirado;
  • Uma sensação de merecimento;
  • Exploração dos outros para alcançar objetivos próprios;
  • Falta de empatia;
  • Inveja dos outros e convicção de que outros os invejam;
  • Arrogância e altivez.

A relação do narcisismo com o poder

Sabemos o que significa narcisista, mas qual a sua ligação com o poder? A relação entre esses dois fatores está intrinsecamente conectada. Afinal, a busca pelo poder é uma condição narcisista.

Atualmente, vivemos numa cultura que idolatra a imagem própria, além de estimular o engrandecimento do ego. Sendo assim, as pessoas passam a endeusar o poder capaz de amplificar todo esse contexto. 

O narcisismo está presente em todos, numa escala variável entre o saudável e o nível alarmista. As pessoas que se encaixam no significado da palavra narcisista buscam o poder independentemente dos limites éticos e morais.

Logo, tais indivíduos não conseguem viver sem adoração constante, por isso, buscam o poder como uma forma de garantir a plateia e os elogios. Nesse sentido, é importante prestar atenção nessas movimentações.

Como lidar com um narcisista 

Apesar de entendermos o que significa uma pessoa narcisista, ainda precisamos compreender como lidar com ela. Logo de início, sabemos que a relação pode não ser das melhores, entretanto, é possível progredir esse quadro para algo saudável. Para isso:

Estabeleça limites saudáveis

Defina limites claros em relação ao seu próprio tempo, energia e recursos. Nesse sentido, os narcisistas podem tentar explorar os outros em busca de benefícios pessoais, então é importante definir limites e não ceder a todas as demandas deles.

Mantenha a calma e o equilíbrio emocional

Os narcisistas podem tentar provocar uma reação emocional em você para obter controle ou manipulá-lo. Sendo assim, mantenha-se calmo e evite entrar em confrontos emocionais. Responda de maneira assertiva e objetiva, focando nos fatos e evitando ser arrastado para jogos de poder emocional.

Seja claro e direto na comunicação

Os narcisistas podem distorcer ou interpretar mal as informações para se beneficiar. Desse modo, ao se comunicar com eles, seja claro, objetivo e evite ambiguidades. Certifique-se de que suas expectativas e limites estejam bem estabelecidos.

Evite alimentar o ego deles

Os narcisistas adoram ser o centro das atenções e receber elogios constantes. Portanto, tente evitar alimentar seu ego em excesso, pois isso só reforçará seu comportamento narcisista. Reconheça seus méritos quando apropriado, mas não exagere ou os recompense por comportamentos prejudiciais.

Tratamento do transtorno de personalidade narcisista

A psicoterapia é o tratamento mais indicado para esse tipo de transtorno. A abordagem cognitiva-comportamental é uma delas, já que permite a participação ativa do paciente no seu próprio tratamento através de técnicas guiadas pelo psicólogo.

A terapia online é uma modalidade bem interessante nesse quesito, já que possibilita o tratamento da própria casa do paciente. A facilidade e comodidade são pontos positivos e que ajudam numa adaptação ao acompanhamento psicológico.

Caso precise de ajuda, saiba que a terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. A Telavita pode te ajudar nessa luta. Nossa plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados. 

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.