Benefícios do apoio psicológico para a vítima do bullying

0
4419
bullying apoio psicológico

Você é constantemente o alvo de piadas? As pessoas humilham o seu caráter e menosprezam quem você é? Um grupo adota atitudes violentas e chegam até a bater em você? E, ainda, falam que tudo isso não passa de uma brincadeira? Pois é, saiba que isso não é normal.

Sabemos que pode ser difícil reagir em situações desse tipo. Como todos estão aparentemente se divertindo, você deveria estar também, certo? Errado. Saber identificar o bullying é o primeiro passo para encerrar o problema.

O que é o Bullying?

A origem da palavra bullying deriva do substantivo inglês bully, que significa “valentão” ou “brigão”. Entretanto, o termo foi popularizado, em 1999, pelo pesquisador sueco, Dan Olweus, após o Massacre de Columbine, nos Estados Unidos.

Para explicar melhor, bullying é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo. Dessa forma, ele depreende um comportamento agressivo de uma ou várias pessoas contra a vítima.

O termo é mais referido ao bullying escolar, porém ele pode ser realizado em diversas esferas. Aliás, apesar do que muitas pessoas podem acreditar, existe também o bullying no trabalho e até contra idosos.

Efeitos do bullying na vítima

O bullying pode resultar em consequências graves para as vítimas. Além daqueles que envolvem ataques físicos e mais óbvios ao olho humano, o lado psicológico pode ser o mais abalado pelo prolongamento da agressão.

Geralmente, as vítimas são pessoas mais tímidas e sensíveis que as demais. Por conta desse lado mais introspectivo, possuem menos habilidades de interação social, sendo envergonhadas. Infelizmente, no ato dos abusos tendem a se retrair e não comunicam a agressão.

Por conta da violência mental dos atos, as vítimas tendem a desenvolver problemas de confiança e, assim, possuem mais dificuldade em se relacionar com as pessoas. Além disso, a autoestima é devastada, sendo preciso um apoio psicológico para restabelecê-la.

Benefícios do apoio psicológico para a vítima do bullying

Realizar a psicoterapia de apoio permite que a pessoa compreenda melhor a situação em que está inserida, além de desenvolver mecanismos de defesa mental. Nesse sentido, a vítima é capaz de entender a explosão de sentimentos provenientes dessas circunstâncias.

Não é fácil vivenciar tudo isso. Por isso, a frequência do acompanhamento psicológico é vital para poder realizar a recuperação mental plena. Trata-se de um processo, que não acaba na primeira sessão e que deve ser levado a sério.

Confira abaixo alguns benefícios do apoio psicológico para as vítimas do bullying:

  • O trabalho com o especialista trabalha na reconstrução da autoestima da pessoa. Como a agressão afeta diretamente o cerne do indivíduo, o psicólogo realiza sessões em busca da autoconfiança.
  • As terapias irão focar na diminuição de comportamentos e sentimentos depreciativos. É comum que as vítimas comecem a ter pensamentos negativos quanto a elas mesmas por causa da violência psicológica. Por isso, parte do trabalho é identificar esses comportamentos e sentimentos para cessá-los.
  • O acompanhamento psicológico trabalha na auto validação da pessoa. O bullying fere a dignidade do indivíduo e quem ele é. Sendo assim, é preciso direcionar parte do esforço das consultas para retomar o sentimento de pertencimento e capacidade da vítima.
  • O apoio psicológico realiza o treinamento de habilidades sociais do paciente. Isso ocorre, pois a vítima tende a ter dificuldades de relacionamento após as agressões e precisa de ajuda para retomar a confiança nas pessoas.
  • O especialista irá tratar de diminuir a ansiedade e o estresse da pessoa. As agressões muitas vezes são traumáticas e, sendo assim, os efeitos colaterais são preocupações constantes e altos níveis de estresse. A terapia tratará de diminuir esses efeitos.

Bullying é crime. Não compactue com esse tipo de comportamento e denuncie. Diga não ao bulluying e ajude a construir uma sociedade saudável e harmoniosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.