Saiba o que é ser um workaholic

0
18726
ser-workaholic

Workaholic. Você já deve ter escutado esse termo, afinal, muitas pessoas falam sobre esse assunto. Isso pois, o trabalho tem ocupado nossa vida mais do que o necessário, se tornando nosso objetivo e propósito ao que diz respeito ao viver.

Contudo, a pessoa que se identifica como um workaholic sente e diz que 24h é pouco para um dia, isso porque possui tantas tarefas e atividades que perde a noção de quanto tempo se dedica ao trabalho. Porém, essa prática pode levar ao fracasso de sua saúde mental e ao defasamento de suas relações interpessoais.

Afinal, o que de fato é ser um workaholic?

O significado de workaholic tem origem da palavra em inglês, sua tradução seria “viciado em trabalho” ou também “trabalhador compulsivo”. São pessoas que, sem perceberem, optam por trabalhar muito, começam a basear toda rotina em excessivas metas, projetos e conteúdos inacabados e sentem profunda obsessão pelo trabalho.

O mundo corporativo é cercado de alta competitividade, vaidade, ganância e alter ego. Desse modo, tudo isso faz com que as pessoas busquem sempre se adaptar às demandas por necessidade e também, questão de sobrevivência

Para isso, muitas se tornam viciadas no trabalho não só para satisfazer as demandas da empresa, mas também como forma de atingirem seus objetivos pessoais. Sendo assim, fazem horas extras, trabalham fim de semana, fazem “freelas” e emergem no mundo do trabalho.

No entanto, algumas consequências mais sérias que o estilo de vida workaholic pode acarretar envolvem estresse, depressão, ansiedade, abuso de álcool e outras drogas, síndrome de burnout, entre outras questões emocionais. Por isso, precisamos ficar de olho.

Características de uma pessoa workaholic

As principais características de uma pessoa workaholic estão ligadas ao campo social afetivo. Consequentemente, a pessoa que vive para o trabalho se sente cada vez mais distante das relações sociais e não encontra tempo para seus hobbies. Dessa forma se afunda cada vez mais nos problemas pessoais, pois não possui tempo para lidar com eles

A pessoa viciada em trabalho não consegue se desligar de seus afazeres laborais, nem mesmo nas férias, feriados ou finais de semana. Em algumas situações, a mania de trabalho o faz deixar de lado sua vida social e suas relações com o(a) parceiro(a), filhos e família em geral para focar totalmente nas metas a serem cumpridas. 

Com o passar do tempo, seus verdadeiros amigos se tornam aqueles que convivem no ambiente de trabalho, pois a comunicação é mais acessível, já que todos estão integrados no mesmo assunto: trabalho.

Por que as pessoas escolhem trabalhar tanto?

Atualmente, é muito comum ouvirmos assuntos referentes a prazos infinitos, metas concretas e trabalhos com horas intermináveis. Porém, muitas vezes, em meio a tanto desespero, percebe-se que as pessoas se referem a tudo isso como se não fosse questão de escolha, mas falta de opção, seja por questões financeiras, nível profissional, etc.

Na verdade, apesar dessa hipótese ser verdadeira, é possível levantar diversos pontos sobre o porquê o trabalho excessivo é prioridade na vida de muitas pessoas. Logo, se pensarmos na existência de um comportamento por trás das motivações, podemos perceber que ele só acontece porque está sendo totalmente reforçado e gera uma sequência de pensamentos e atitudes que fixam essa rotina excessiva como normal.

Como identificar que sou um workaholic?

Para identificar se você é um workaholic é necessário estar atento aos seus próprios comportamentos. No entanto, alguns sinais são alarmantes e podem significar que você tem tratado o trabalho de uma forma exagerada. Estes são:

  • Tudo gira em torno de seu trabalho, é como se fosse a razão de tudo, tanto de alegria quanto da tristeza;
  • A vida pessoal é colocada de lado sem ao menos você perceber, porque sempre está ocupado com alguma outra coisa relacionada ao trabalho;
  • Reuniões, ligações, metas, projetos, contratos que não tem fim e, consequentemente, o expediente se estende para a casa e ambientes pessoais;
  • Irritabilidade;
  • Conecta-se  o tempo inteiro com o celular e outras tecnologias previamente sincronizadas com e-mail e assuntos de trabalho. A checagem desses aparelhos é frequente;
  • Sonhos ou insônia são constantes;
  • A necessidade de sempre tomar café, ou o surgimento da necessidade de remédios começa a aparecer e, depois, se tornam frequentes.

Como a psicologia pode ajudar?

A pessoa que trabalha muito e possui esse comportamento compulsivo sofre bastante pois ele resulta numa péssima qualidade de vida e, consequentemente a saúde começa a se manifestar negativamente, através de:

  • insônia;
  • irritabilidade;
  • depressão;
  • traumas e síndromes;
  • mau humor;
  • agressividade;
  • impotência sexual;
  • descontrole emocional;
  • medo do fracasso;
  • surtos de ansiedade;
  • pouca autoestima;
  • em alguns casos, pensamentos suicidas.

O excesso de trabalho e qualidade de vida não são uma boa dupla.Por isso, é recomendado a orientação psicológica para identificar quais pontos influenciam o comportamento workaholic na vida da pessoa.

O psicólogo estará pronto para entender e ouvir todas as preocupações e identificar quando todo esse comportamento se iniciou. Esse processo se dá através de diversas técnicas visando que o paciente consiga controlar esses sentimentos e, principalmente, aprender sobre gestão do tempo, ou seja, como organizar sua rotina, levando em conta todos os aspectos da vida, inclusive relaxar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.