Você é maior que todo bullying. Saiba como a psicologia online na Telavita pode te orientar

0
127
telavita contra bullying

Notícias sobre bullying são cada vez mais comuns. O bullying nas escolas é o mais tratado e abordado, porém não existe somente ele. É fácil identificá-lo quando nos mostram e falam que está acontecendo, mas será que você seria capaz de vê-lo sozinho?

As pessoas tendem a confundir brincadeira com bullying e, mesmo quando observam algo estranho, colocam a culpa na vítima. “Ele é muito sensível, por isso …”, é um exemplo de frase usado para “justificar” a agressão. Sim, o bullying é uma violência cometida contra outra pessoa. Pode estar presente no trabalho (que também se caracteriza como mobbing ou assédio moral), na família ou em qualquer outro ambiente.

Aliás, a definição de bullying, segundo a lei 13.185/2015, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.

Sabemos que passar por uma situação como essa não é fácil. Deixa marcas. Marcas mais profundas que os olhos podem ver. O aperto no peito e a angústia são constantes. A agressão nem precisa ser física, como é o caso do bullying na internet. A dor é a mesma. O bullying psicológico arranha o nosso ser.

Bullying e o abalo psicológico na vítima

Desenvolver confiança em alguém parece impossível. Falar com os outros se torna mais difícil. Tarefas hercúleas. “Será que estão rindo comigo ou de mim?”. A desconfiança paira e o isolamento é um refúgio longe de novos ataques.

A autoestima é atacada e a recuperação parece improvável no momento do ato. As vítimas, geralmente, são pessoas mais introspectivas e tímidas. Comunicar a agressão é o que mais desejam, porém não é tão fácil quanto abrir a boca e falar. Há muitas coisas em jogo.

Não há maneira exata de como evitar o bullying, mas procurar ajuda é o primeiro passo para lidar com a situação. O ato da agressão não é o final do bullying, os efeitos psicológicos ainda permanecem por um bom tempo. Por isso, realizar um apoio psicológico é fundamental para compreender o que ocorreu e como lidar com todos os sentimentos que estão surgindo.

A importância do acompanhamento psicológico

A psicoterapia de apoio é o momento em que a pessoa conseguirá compreender tudo o que aconteceu. A conversa com psicólogo ajuda a refletir os problemas enfrentados – e que ainda enfrenta -, além de apresentar novos meios para lidar com os sentimentos.

A consulta psicológica é um momento de autorreflexão. Dessa forma, será possível compreender os comportamentos que temos e, além disso, seremos capazes de promover mudanças no nosso modo de ser, pois estamos aptos a nos entender por quem somos e a agir da forma que realmente queremos.

No caso específico do bullying, a consulta terapêutica irá ajudar a recuperar os componentes mentais mais afetados pelo abuso. Serão realizados exercícios para a reconstrução da autoestima e das habilidades sociais. A terapia emocional também irá trabalhar para reduzir os sentimentos negativos e depreciativos da pessoa, além de tratar da ansiedade e estresse gerados pelas agressões.

Terapia online: inovação na saúde mental

Você sabia que a terapia psicológica online foi liberada para ser realizada nos mesmo critérios de um atendimento presencial? No final de 2018, a nova resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) entrou em vigor e permitiu essa mudança. O tratamento da saúde mental, então, entrou na era digital.

Conversar com psicólogo – online agora – nunca foi tão fácil. Aliás, o novo formato permite que as pessoas possam realizar o tratamento como e onde elas preferirem. No caso do bullying, a consulta com psicólogo online pode ser realiza no lugar que dê mais tranquilidade para a pessoa, assim, ela ficará mais confortável para falar dos abusos.

O apoio psicológico online é importante para acompanhar uma demanda importante da sociedade. Nossa vida está toda conectada. Tratar da nossa saúde mental também deveria ser possível no meio digital. Nesse sentido, aparecem plataformas online, como a Telavita, que oferecem esse tipo de serviço essencial para nosso bem estar.

Telavita e o cuidado com o próximo

A Telavita é uma empresa de psicologia online que visa democratizar e transformar o acesso à saúde e bem estar. Por meio da inovação, a plataforma permite falar com psicólogo online onde e como o paciente desejar. Além disso, a Telavita possui profissionais especialistas nas mais diferentes áreas e com experiência comprovada no mercado.

Psicólogos que fazem diferença

Sabemos que o bullying é um tema delicado para ser tratado, por isso, é necessário conhecimento e experiência na área para tratá-lo. Para isso, selecionamos os nossos psicólogos com muito cuidado e profissionalismo. Asseguramos que todos possuam o CRP ativo, ou seja, o documento que comprova que eles seguem a profissão com ética e capacidade, pois qualidade é fundamental para nós.

Quer uma dica? Quando estiver escolhendo o profissional que o atenderá, pesquise o currículo do psicanalista online antes da consulta. Dessa forma, você garantirá um atendimento mais objetivo e eficaz, já que cursos ou pós-graduações que englobem o bullying são grandes diferenciais.

Consultas online onde e quando quiser

Basta um celular para iniciar uma conversa com um de nossos psicólogos. É fácil assim. A praticidade e conforto que a ajuda terapêutica online oferece estimula a desinibição e a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos.

Além disso, a consulta com psicólogo online independe de região ou da rotina da pessoa, pois fica a critério do paciente escolher o momento e local do atendimento. Assim, para aqueles que sofrem com a pressão e ansiedade da rotina, a terapia online pode ajudar a desenvolver mecanismos de defesa e conter crises súbitas.

Suas informações estão seguras

Desenvolvemos uma plataforma segura que mantém sigilo na consulta virtual via vídeo ou chat com a garantia da certificação de proteção de dados conforme a lei. Você não precisa se preocupar ou se sentir inseguro quanto a isso!

O ambiente virtual é convidativo a todos, principalmente àqueles que se sentem inibidos ou com vergonha numa consulta presencial.

Preciso de ajuda!

A vantagem do atendimento psicológico online é poder se consultar quando quiser. Caso o dia tenha sido extremamente desgastante e você está com vontade de chorar e não sabe o que fazer, a ajuda pode vir do seu celular. Agendar uma consulta é mais fácil do que você imagina e o psicólogo é a pessoa certa para diminuir a carga dos seus problemas e te guiar para o caminho certo.

Sofrer bullying não é normal. O tratamento psicológico é essencial e quanto antes a ajuda chegar, melhor para a remissão dos sintomas e para a cura. A Telavita está aqui para você.

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.