Você já pensou que ajudando o próximo você pode ajudar a si mesmo? Pode acreditar, a ajuda ao próximo melhora a nossa saúde e isso já foi comprovado cientificamente. Aliás, alguns pesquisadores acreditam que a prática deveria ser promovida por políticas públicas.

Atualmente a vida de todos é extremamente corrida. Mal temos tempo para nós, quem dirá para os outros. Então, raramente pensamos ou colocamos na nossa lista de desejos realizar um trabalho voluntário. Bem, talvez seja a hora de mudar isso.

O que é trabalho voluntário?

Para compreendermos melhor o assunto, devemos tem em mente a definição de trabalho voluntário. De acordo com a lei do voluntariado (9.608/98), “considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”.

Em termo mais simples, podemos entender o trabalho voluntário aquele realizado por uma pessoa que, agindo por vontade própria, realizar uma ação não remunerada para ajudar os outros.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), “o voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas”.

O voluntariado no Brasil já é realizado por 7,4 milhões de pessoas, segundo os dados da pesquisa Outras Formas de Trabalho 2017 e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número representa 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade e apresentou um aumento de 12,9% em comparação a 2016.

Estudos sobre o trabalho voluntário

Não há mais dúvidas sobre o que significa trabalho voluntário para a nossa saúde. Nesse sentido, já foram realizar diversas pesquisas que comprovam que o voluntariado é benéfico para os seus praticantes.

De acordo com uma pesquisa, as pessoas que realizar serviço voluntário demonstram níveis menores de estresse e burnout. Além disso, ficou comprovado que o voluntariado ajuda os indivíduos a desenvolverem um melhor equilíbrio entra a vida pessoal e profissional.

E, acredite ou não, mas o voluntariado pode aumentar a sua expectativa de vida. Segundo um estudo, as pessoas que realizam essa prática vivem, em média, quatro anos a mais do que aqueles que não a realizam.

Um estudo ainda vai além à sua proposição sobre o trabalho voluntário. Segundo os pesquisadores, “o voluntariado deve ser promovido pelos profissionais de saúde pública, educação e política como um estilo de vida saudável, especialmente para os subgrupos sociais de idosos, minorias étnicas, pessoas com pouca instrução, solteiros e desempregados, que geralmente têm pior saúde e menos participação em voluntariado”.

Os benefícios do voluntariado

O voluntariado é uma troca de experiências. Todas as pessoas envolvidas no processo são beneficiadas. A vivência é um aspecto único, que mexe no cerne da nossa humanidade: a ajuda ao próximo.

Como vimos acima, diversos estudos já comprovam os benefícios de fazer trabalho voluntário. Seguindo nessa linha, elencamos os diversos benefícios dessa prática:

– maior conexão social, tendo a possibilidade de novas amizades;

– fazer a diferença na vida dos outros;

– melhora a saúde;

– aumenta as habilidades de comunicação e relacionamento;

– amplia seus pensamentos e conhecimentos;

– desenvolve empatia;

– melhora a autoconfiança e autoestima;

– promove o bem-estar;

– oportunidade de aprender com outras pessoas;

combate a depressão, por colocar o indivíduo em contato com outros;

– melhora o humor;

– beneficia a carreira e complementa o currículo;

– estimula a compaixão;

– traz diversão, satisfação e motivação;

– ajuda a construir experiências valiosas.

Dicas para você que quer ser voluntário

Está em dúvida em como fazer trabalho voluntário? Não se preocupe, o único requisito é a vontade de ajudar. Antes de procurar fazer algum serviço de voluntariado, confira algumas dicas que irão ajudá-lo:

– faça um planejamento do tempo que você tem disponível para ser um voluntário. Assim, quando começar um vínculo com o projeto social, terá total comprometimento e responsabilidade;

– entenda o lugar onde trabalhará, isto é, compreenda a entidade e, principalmente, a sua demanda. Dessa forma, você conseguirá atuar com segurança e eficiência;

– reconheça as suas habilidades e talentos, pois desta forma você fará a diferença.

Participar de programas de voluntariado é uma experiência única, entretanto, é necessário que tudo seja feito com responsabilidade e consciência. Então, preparem-se para novas situações, formas de pensar e agregue o máximo para o local que está contribuindo.

Feito isso, escolha a causa que mais te motiva trabalhar e caia com amor e dedicação nesse projeto. Os benefícios para o físico e emocional são únicos, mas as experiências são inesquecíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.