No artigo sobre dislexia (neste link) você pode conferir o que é dislexia e as interferências que ela causa tanto nas relações sociais como também na dificuldade de leitura e escrita. Por isso que o tratamento é feito com diversas técnicas e estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, escrita e principalmente uma visão diferente para o que seria uma dificuldade encontrada.

Lembrando que a dislexia é um distúrbio de aprendizado, identificado geralmente com a dificuldade de leitura e da escrita. Dentre todos os sintomas também nos deparamos com a lentidão na aprendizagem e dificuldade de soletrar letras.

A dislexia não tem cura, mas através da orientação psicológica é possível diminuir suas características mais marcantes e prejudiciais, permitindo que a pessoa supere dificuldades e aprenda técnicas únicas para não deixar que as dificuldades tomem conta.

Confira mais como funciona o tratamento, continue a leitura:

Tipos de Tratamento

Fonoaudiologia: o tratamento é adaptado segundo o grau de dificuldade do paciente, mas é passado um conteúdo básico, onde o treinamento deve ser constante, mantendo e reforçando sempre o que foi aprendido.

Aprendizado escolar: nessa etapa dependerá muito de cada professor de amenizar o distúrbio e incluir a criança cada vez mais junto aos outros na sala de aula.

Remédios: só indicado quando há outras doenças envolvidas, como a ansiedade, hiperatividade, entre outros.

O acompanhamento psicológico é aconselhado para toda a vida, mesmo que não seja contínuo. Porém durante a fase infantil é essencial para assim poder desde cedo criar formas de adaptação no meio social e para que as barreiras existentes não prejudiquem muito o desenvolvimento dessa criança.

Por que optar pela orientação psicológica?

A Psicologia se dedica a estudar o sujeito em todas suas dimensões, por isso esse tratamento não é válido somente para a pessoa com dislexia mas também para a família que não sabe lidar com o tipo de comportamento e suas características, e acaba piorando os sintomas através do comportamento e postura inadequados.

Com o desenvolver das sessões é possível ver uma vasta evolução e um indivíduo que se relaciona de forma totalmente segura e saudável.

É muito comum que o disléxico tenha pouca autoestima e principalmente dificuldade de relacionamentos, além disso diversas pesquisas mostram que por conta da dislexia muitos alunos sofrem bullying, e nem têm a consciência do problema pelo qual passam.

Será necessário muita dedicação e persistência para o seu tratamento, por isso quanto antes começar, melhor. O procedimento é longo e precisa do acompanhamento de especialistas como psicólogo, pedagogo e fonoaudiólogo. O intuito deste processo é amenizar ou corrigir da melhor forma possível as áreas comprometidas pela dislexia, como a dificuldade de leitura.

Adultos que não foram tratados da dislexia na infância costumam ter a autoestima comprometida e possuem grandes chances de sofrerem traumas durante o período escolar.

A dislexia é um transtorno que pode ser tratado e possui melhores resultados quando descoberto enquanto criança. Portanto se você nota algumas falhas de seu filho, elas podem não ser necessariamente preguiça ou falta de interesse, por isso a atenção com os pequenos é tão importante durante o seu desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.