O clima organizacional de uma empresa é um fator determinante para o sucesso. No entanto, organizações que não investem nesse quesito perdem em qualidade e ganham em rotatividade e baixo ROI.

Segundo um estudo da Harvard Business Review, empresas com clima organizacional positivo têm funcionários 31% mais produtivos do que aquelas com clima negativo. Dessa forma, os benefícios são inegáveis.

O que é ter um clima organizacional positivo?

Um clima organizacional positivo é determinado pela qualidade do ambiente de trabalho em seus aspectos psicológicos. Logo, é como vemos a empresa e seu espaço. Fatores como: motivação, respeito, empatia, condições de trabalho, flexibilidade de horários, confiança e nível de engajamento são elementos que definem a qualidade do ambiente.

No entanto, um bom ambiente de trabalho pode ser definido como aquele que valoriza o seu funcionário e o engaja de tal maneira que seu potencial seja sempre utilizado ao máximo, de forma saudável.

Um bom clima organizacional possui uma comunicação clara, transparente entre líderes e funcionários. Além disso, há a confiança mútua no time. A colaboração e o trabalho em equipe funcionam e alavancam os resultados positivos para pessoa e empresa.

Quem faz o clima organizacional de uma empresa?

Não existe um único responsável pelo clima organizacional de uma empresa. Logo, é um trabalho em conjunto que visa melhorar o ambiente de trabalho em diversas esferas. Nesse processo, conta-se com a presença dos:

Fundadores – CEO

Os fundadores das empresas possuem o trabalho principal na definição do clima. Isto é, são responsáveis por definir e organizar os valores que é desejado para sua corporação. Contudo, só assim poderá ser formado o pilar que destrinchará todas as outras etapas que visam permitir que os valores sejam seguidos.

Heads/chefes de departamento

Os chefes de departamentos, ou responsáveis por cada área da empresa possuem o papel de colocar em prática os valores definidos pelos fundadores. Dessa forma, no dia a dia são encarregados de fornecer orientação, prestar feedbacks e influenciar positivamente a esfera de trabalho.

Funcionários em geral

Para que haja uma cultura positiva e um clima favorável, os funcionários também precisam contribuir. Sendo assim, suas atitudes, comportamentos e qualidade das interações são extremamente importantes para que os valores sejam colocados em prática.

Qual é o objetivo do clima organizacional?

O principal objetivo de ter um clima organizacional positivo é criar um ambiente agradável para os funcionários. Logo, com esse objetivo principal conquistado, é possível ter profissionais engajados, maior produtividade e qualidade nas entregas propostas.

Dessa maneira, o clima organizacional é importante pois faz com que empresa e colaborador estejam alinhados em um mesmo objetivo. Diante disso, os funcionários ficam satisfeitos, há equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o espaço se torna emocionalmente saudável.

Contudo, uma consequência palpável diante desse elemento é também a positividade da reputação da marca e a maior retenção de talentos. Um ambiente favorável faz com que os funcionários que se sentem valorizados, respeitados e satisfeitos com seu trabalho permaneçam na empresa, reduzindo a rotatividade e os custos associados à contratações.

Como criar um ambiente empresarial favorável?

Além das práticas cotidianas como: demonstrar empatia, ser flexível, manter uma boa comunicação e prestar feedbacks recorrentes, há outras formas de promover um espaço emocionalmente saudável.

Pensando nisso, a Telavita criou um Programa de Saúde Emocional, um projeto que auxilia as empresas a construir esses valores que impulsionam uma boa cultura. Aderindo ao programa, as organizações:

  • Conseguem ter dados coletados de como está o psicológico de seus funcionários;
  • Passam a ter acesso ao nível de estresse, ansiedade e depressão dos colaboradores;
  • Ganham conteúdos exclusivos que auxiliam os colaboradores no enfrentamento de suas questões pessoais;
  • Possuem um catálogo de psicólogos e psiquiatras disponível para atender cada funcionário.

Com o Programa de Saúde Emocional da Telavita é possível proporcionar um ambiente seguro emocionalmente para todos os funcionários e ainda, colocar sua empresa no caminho certo para garantir que o clima organizacional seja positivo.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.