A importância da convivência de qualidade entre pais e filhos

convivência de qualidade

Como pais e, fundamentalmente, educadores precisamos constantemente avaliar como está sendo a qualidade da convivência com nossos filhos. É uma tarefa imprescindível e constante, tal como estar dirigindo um veículo. Atenção total.

O vínculo com os filhos, principalmente na infância e na adolescência, precisa ter uma boa qualidade. Isso é imprescindível, pois ao estarem dentro de um veículo seguro e com bom clima de relacionamento, certamente estarão com os rumos da vida na mesma proporção. Os pais representam o porto seguro.

Se há uma desestabilização nesse núcleo, isso reflete diretamente nas opções que os filhos irão buscar fora de casa. Neste caso, os riscos de caminhos tortuosos são inúmeros, como: uma tendência ao isolamento, uso de internet exacerbado e relacionamentos com pessoas que, intencionalmente ou não, podem desestabilizar mais ainda o vínculo familiar.

Como ter uma convivência de qualidade

Para ter uma convivência de qualidade, é preciso possuir capacidade de empatia, além de conhecer a fase de desenvolvimento em que seu filho se encontra e acolhê-lo diante as dificuldades que ele possa apresentar.

LEIA MAIS: 5 dicas de como lidar com a desobediência: como educar filhos desobedientes

Uma excelente referência para os pais obterem conhecimento sobre a educação dos filhos, é a abordagem da Disciplina Positiva, a partir das teorias dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. Por conta disso, iremos explorar um pouco mais sobre esse tema.

Os princípios da Disciplina Positiva

A Disciplina Positiva apoia os pais na busca de soluções para o mau comportamento, em vez de usar recursos de punição. Isso significa orientar os filhos, não sendo permissivos, nem punitivos.

Ao manter uma boa qualidade de relacionamento, os pais preparam os filhos para o sucesso na vida pessoal e profissional. Em vez de um comando como “Vá escovar os dentes”, que convida à resistência; você pode perguntar “O que você precisa fazer para que seus dentes fiquem totalmente sãos?”. Dessa forma, o seu filho se sente respeitado e recebe uma sensação cooperativa na sua própria vida.

Educar com firmeza e com atitudes de gentileza como referência, leva qualquer criança de três anos ou um adolescente rebelde, a aprenderem a cooperação criativa e autodisciplina, sem perda de dignidade.

LEIA MAIS: Ser amigo dos filhos é bom ou ruim?

Nesse sentido, a Disciplina Positiva apresenta cinco princípios para obter uma educação de qualidade. São eles:

– Ser gentil e firme nas atitudes e no relacionamento;

– Despertar nos filhos um sentimento de pertencimento e significado na família;

– Ensinar valiosas habilidades sociais e da vida para um bom caráter;

– Ter noção de que essa é uma tarefa de longo prazo e eficaz;

– Convidar os filhos a descobrirem seus potenciais e a usarem seu poder pessoal de maneira construtiva.

Como fazer isso

Sabemos que no dia a dia, pode ser um grande desafio colocar essa educação em prática. Portanto, é necessário ter foco em relação aos princípios, mas, para facilitar o processo, irei trazer algumas dicas.

Então, primeiro, neutralize as lutas pelo poder e enfatize a prática do amor. Dessa forma, é importante que os pais evitem os perigos do elogio e atuam de forma a incentivar os esforços das atitudes tomadas pelos filhos. Sendo assim, procure desenvolver os potenciais deles e não as suas fraquezas.

LEIA MAIS: Conflitos da adolescência – ser controlador ou liberal com os filhos

Algo muito relevante de trazer aqui é o seguinte: não ensine o que pensar, mas como pensar. Dessa maneira, eles conseguirão trazer discernimento próprio, além de conseguir manter os filhos responsáveis pelo seu próprio autorrespeito. Assim, desenvolva atitudes de cooperação em casa e na escola para estimular esses sentidos.

Não tenha medo de procurar ajuda

O envolvimento emocional e os sentimentos de frustração e de fracasso, muitas vezes, paralisam os pais na questão educacional. Tal processo é natural, porém, essa mistura de sentimentos pode tomar conta da situação e trazer vários problemas de relacionamento.

A qualidade de relacionamento é a base para o futuro de seu filho e deve ser prioridade em sua vida. Mas, lembre-se: você, como pai ou mãe, não está sozinho. Portanto, quando sentir-se impotente ou perdido no direcionamento na educação de seu filho, procure ajuda de profissionais especializados.

A permissividade pode sair muito caro para seu filho e o mundo poderá puni-lo incansavelmente, afinal, tal rigidez poderá podar toda a potencialidade do futuro adulto. Portanto, fique de olho na educação e o vínculo que está sendo estabelecido. Qualidade de relacionamento é tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.