Como lidar com a desobediência infantil? Educar filho teimoso é uma tarefa complicada. Estamos tratando de um conflito. O amor incondicional que sentimos e a necessidade de tomar uma providência.

O filho teimoso e desobediente precisa de afeto, atenção e também disciplina. O desenvolvimento infantil depende de algumas medidas tomadas pelos pais invariavelmente. A atuação direta deles é fundamental para o crescimento dos pequenos.

Nesse sentido, o artigo “Disciplina eficaz para as crianças” comenta que a “disciplina é sobre mudar o comportamento, não sobre punir crianças. A disciplina permite que as crianças desenvolvam a autodisciplina e as ajuda a se tornarem adultas emocional e socialmente maduras”.

Como lidar com a teimosia de seu filho depende de compreensão e ações. Dessa forma, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-los nessa jornada maravilhosa de crescimento dos filhos.

Entenda a raiz do problema

De acordo com a psicóloga Marie Hartwell-Walker é preciso reconhecer que “o mau comportamento é uma forma bruta de solução de problemas. As necessidades da criança não estão sendo atendidas. Às vezes, as necessidades são realmente básicas.”

O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.

Conecte-se com eles

Desenvolver um relacionamento aberto e com afeto permite uma melhor aproximação com os filhos. Esse quesito traz uma maior confiança na relação entre pais e filhos desobedientes, o que influencia na maneira dos pequenos em se comportar. É necessário entender como lidar com a teimosia infantil, pois a conexão permite mais espaço para diálogo e uma solução mais rápida do conflito.

Nesse sentido, a psicóloga Laura Markham, reforça que a “motivação (dos filhos) para ‘se comportar’ vem de sua conexão com você, então, você tem que restabelecer a conexão antes que você possa influenciar seu comportamento”.

Incentive o comportamento positivo

O bom comportamento deve ser reconhecido. Sendo assim, é preciso identificar as situações em que as crianças desobedientes estão sendo boas e parabenizá-las. O reforço positivo ajuda os filhos a entender quais comportamentos devem ser mantidos.

Dessa forma, “a criança deve saber que obedecer aos pais contribui para o desenvolvimento de uma dinâmica familiar harmoniosa, na qual todos são recompensados”, explica a psicóloga Juliana Nutti, Juliana Nutti, doutora em Educação pela UFSCAR e coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário Central Paulista.

Faça combinados

Construir os limites junto com os filhos desobedientes é uma oportunidade para deixar claro para eles qual a situação em que estão submetidos. Essa estratégia dá uma noção de participação para as crianças, o que ajuda na manutenção dos bons comportamentos. Entretanto, a quebra desse contrato não pode ficar sem consequências, pois acaba até encorajando a repetição do ato indesejado.

“O pai não pode flexibilizar o que foi acordado só porque está ocupado ou com pressa. Quanto menor for a criança, mais ela precisa de um campo seguro”, comenta a psicopedagoga Tania Paris, presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças.

Procure ajuda psicológica

Como lidar com filho teimoso pode se tornar algo insustentável. Apesar das diversas tentativas e ações, ainda existem situações em que o ambiente perde o controle. Sendo assim, não é preciso ter vergonha de procurar ajuda profissional para lidar com ações de desobediência.

O atendimento psicológico é uma alternativa interessante para o desenvolvimento dos filhos. O psicólogo será capaz de identificar os problemas que estão acontecendo e auxiliar os pais no melhor tratamento com a criança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.