Enfrentamos a todo momento desafios diários. Nesse sentido, a adversidade aparece em todas as áreas da vida e exige nada além da nossa capacidade de criação e inovação para solucionar problemas ou encontrar novos caminhos para o sucesso.

O ambiente para desenvolver esse potencial é fundamental. Dessa forma, se vivemos num meio capaz de prover a oportunidade de expandir a capacidade criativa, com certeza, teremos mais facilidade do que as pessoas que não tiveram a mesma experiência.

De qualquer forma, sempre há tempo para conquistar novas habilidades, independentemente da idade em que você se encontra. Então, não se desespere, pois iremos aprender como desenvolver essa capacidade de criação e inovação.

Criatividade e inovação

Antes de prosseguirmos, precisamos conhecer a diferença entre criatividade e inovação. Apesar da proximidade entre as duas, geralmente, as pessoas acabam confundindo os conceitos. Portanto, vamos tratar sobre ambos.

Basicamente, criatividade trata-se de liberar o potencial da mente para conceber novas ideias. Esses conceitos podem se manifestar de várias maneiras e podem ser experiências de pensamento na mente de uma pessoa.

LEIA MAIS: Como desenvolver a capacidade de empatia

Por outro lado, a inovação é responsável por introduzir mudanças em sistemas relativamente estáveis. Sendo assim, ela se preocupa com o trabalho e as ações necessárias para viabilizar uma ideia.

Você conseguiu entender a diferença? A criação é a ideia, enquanto que a inovação é responsável por viabilizar tal ideia. Compreender essa sutil diferença entre as duas permite ações mais concretas e práticas.

Dessa forma, muitas pessoas apresentam ideias fantásticas, mas não conseguem colocá-las em prática. Nesse sentido, elas parecem que ficam estagnadas em um processo de dúvidas e descrédito no entorno da criação.

E como desenvolver a criatividade?

Somos naturalmente criativos, entretanto, conforme crescemos deixamos de exercitar essa capacidade – ou até não damos a devida importância a esse processo. Criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e um processo que pode ser gerenciado.

Sendo assim, ela começa com uma base de conhecimento, ou seja, aprendemos um determinado conteúdo e dominamos essa maneira de pensar. Você pode aprender a ser criativo experimentando, explorando, questionando suposições, usando a imaginação e sintetizando informações.

Dessa maneira, aprender a ser criativo é semelhante a aprender um esporte. No final das contas, é uma atividade que requer prática ao desenvolver os músculos certos em um ambiente favorável para florescer.

Como exercitar a criatividade?

A capacidade de gerar ideias inovadoras não é apenas uma função da mente, mas também uma função de comportamentos que otimizam seu cérebro para a descoberta. Portanto, é necessário tomar as atitudes corretas.

Então, por mais que pareça absurdo, se permita fazer associações. Faça conexões entre perguntas ou ideias de campos não relacionados. Por exemplo: queijo gorgonzola e geleia de damasco não possuem qualquer relação, mas juntos acabam sendo um saboroso pastel.

LEIA MAIS: Benefícios da criatividade e inovação para a carreira: O pensar fora da caixa

Experimente. Siga construindo experiências interativas e provocando respostas aleatórias para ver quais insights emergem. Livre-se de julgamentos e de sensações, como se estivesse cometendo “loucuras”.

Criatividade é uma prática. Se você exercitar essa habilidade de descoberta todos os dias, desenvolverá seu potencial em criatividade e inovação. Permita a sua capacidade de ver relacionamentos entre objetos e circunstâncias que não existem.

Benefícios de ser criativo

As pessoas criativas são mais divertidas, pois se livram de censuras e são corajosas o suficiente para enfrentar os desafios do dia a dia. Além de ganharem posições mais competitivas no mercado de trabalho, possuem capacidade de raciocínio e abrangência de visão sistêmica em todos os contextos.

Além disso, é possível notar que os criativos adquirem um grande benefício na capacidade de expressão e são capazes de contagiar pessoas em busca da inovação e resultados para soluções efetivas.

O que você está esperando para se tornar criativo e inovador? Seja persistente e siga esse caminho para conquistar o mundo. A hora é agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.