A masculinidade frágil é um termo que tem ganhado destaque na discussão sobre a saúde dos homens, especialmente quando se trata do cuidado com a próstata. 

Localizada entre a bexiga urinária e o reto, a próstata desempenha um papel crucial na produção do sêmen. No entanto, se torna suscetível ao câncer de próstata, a neoplasia maligna mais comum entre os homens.

O que é o câncer de próstata?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 foram registrados 68,8 mil novos casos de câncer de próstata. Este número alarmante evidencia a necessidade urgente de conscientização e prevenção. 

Contudo, o crescimento da próstata é um fenômeno variável, ocorrendo de forma mais acelerada em alguns indivíduos, enquanto em outros, o aumento é mais gradual. 

A partir dos 50 anos, nota-se um crescimento mais pronunciado, sendo que, nas fases iniciais, os tumores costumam ser assintomáticos. Logo, a detecção desses tumores muitas vezes ocorre devido à elevação do antígeno específico da próstata (PSA).

O que pode influenciar o surgimento do câncer de próstata?

Aspectos relacionados à idade, raça, histórico familiar, consumo de carne vermelha e gordura, são alguns dos fatores considerados de risco para o desenvolvimento da doença, que, em estágios avançados, está relacionada ao ato de urinar.

Considerando o exposto, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem para facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde, respondendo à constatação de que as preocupações de saúde masculina são uma questão de saúde pública.

Nesse contexto, o rastreamento do câncer de próstata utiliza dois exames nesta política: o exame digital da próstata e a dosagem do PSA. Ambos apresentam limitações quanto à sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo.

Como é realizado os exames?

Utilizado para avaliar tamanho, forma e consistência da próstata e detectar nódulos, o exame digital apresenta limitações. Essas, por sua vez, vem do fato de que este exame  abrange apenas as regiões posterior e porções laterais, deixando 40% a 50% dos tumores fora de sua abrangência.

Apesar dos fatos alarmantes, o preconceito ao exame retal persiste no Brasil. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 76% desconhecem o Exame Retal Digital (EDR), com apenas 32% dos homens afirmando tê-lo realizado.

Contudo, corroborando com outros estudos, o câncer de próstata é um problema de saúde pública, sendo uma das causas para esta doença, o atraso no início diagnóstico, que pode ser inferido por diversos fatores, como:

  • a falta de informação da população leiga, tanto por crenças como por medo; 
  • a falta de atenção dos profissionais de saúde; 
  • o preconceito contra a patologia e contra o reto;
  • a baixa procura por um exame específico e sensível que possa detectar na fase inicial da doença.

O preconceito com o exame retal e a relação com a masculinidade frágil

O preconceito associado ao exame retal está intrinsecamente ligado a noções arraigadas de masculinidade frágil. Em muitas culturas, a resistência a esse procedimento médico é alimentada pela ideia equivocada de que o exame desafia a imagem associada à masculinidade robusta.

Todavia, a aversão a esse tipo de exame é, em parte, reflexo da relutância em confrontar a própria fragilidade física. Sendo assim, masculinidade, muitas vezes vinculada à resistência física e emocional, torna-se um fator determinante na recusa ao exame.

Dessa maneira, é crucial desvincular a realização do exame retal da noção de fragilidade masculina, promovendo uma compreensão mais ampla e informada sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. 

A importância da conscientização

A população masculina necessita de maiores esclarecimentos quanto à importância dos exames preventivos, do exame retal e da dosagem do PSA, onde será possível detectar a doença em estágio inicial. Com isso, maiores serão as chances de cura.

No entanto, a orientação individual/coletiva do profissional de enfermagem conduz pacientes ao serviço de saúde, proporcionando conhecimento sobre o corpo e prevenção de doenças, incluindo o câncer.

Dessa forma, para garantir que a incidência e a mortalidade causada pelo câncer de próstata diminui é necessário esclarecimento para a população, e principalmente aumentar a oferta de exames diagnósticos para prevenção. 

Não deixe a masculinidade frágil te afetar

Não permita que a nociva ideia de masculinidade frágil influencie suas decisões de cuidar da sua saúde. É crucial desafiar esses estigmas e reconhecer que cuidar da sua saúde não diminui a sua masculinidade. Ao contrário, demonstra coragem e responsabilidade consigo mesmo. 

A prevenção do câncer de próstata, por meio de exames como o toque retal, é uma medida importante para a detecção precoce e o tratamento eficaz. Portanto, não deixe que preconceitos limitantes o impeçam de tomar decisões que impactam positivamente a sua saúde. 

Logo, esteja informado, quebre estereótipos prejudiciais e priorize o seu bem-estar. A verdadeira masculinidade reside na capacidade de cuidar de si mesmo e enfrentar os desafios da vida de maneira consciente e saudável.

Conheça a Telavita
Artigo anteriorA relação dos comportamentos impulsivos com o Transtorno Explosivo Intermitente
Próximo artigoAs consequências emocionais do patriarcado
Desde que me formei em Psicologia em 2002, já iniciei meus atendimentos em consultório, onde estou até hoje. Logo em seguida fiz cursos na área clínica em Gestalt-Terapia e Psicoterapia Existencial. Dediquei-me também aos estudos de mestrado e doutorado voltados a Psicologia Social, Sexualidade e Envelhecimento. Além disso, sou plantonista voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) desde 1998, prestando apoio emocional, psíquico e prevenção do suicídio. É importante mencionar que atuei cinco anos como Psicólogo Clínico no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Quando solicitado, palestro em escolas, ONGs, etc. Em 2013 lancei o livro "Travestis Envelhecem?" e em 2017 o meu segundo, intitulado "Homofobia Internalizada: o preconceito do homossexual contra si mesmo" ambos pela editora Annablume. Atuo como Psicólogo voluntário em uma ONG que presta amparo ao LGBTQIAP + idoso dentre outras. Também leciono no Centro Universitário São Roque. Atendimento a partir dos 18 anos de idade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.