O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

0
37259
mulher-sofrendo-com-transtorno-de-ansiedade-generalizada

Você é uma pessoa muito preocupada? Sente que vive mais antecipando os eventos do que vivenciando o presente? Estes podem ser alguns dos sinais apresentados em um quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Mas, calma. Nem toda pessoa que tem esses comportamentos necessariamente possuem o transtorno! 

Conhecer o assunto é uma das melhores maneiras para aprender acerca do tema e entender se você possui sintomas agravantes, passíveis de diagnóstico ou não. Na atualidade, o TAG tem sido um dos transtornos que mais aparecem na vida dos brasileiros.

Vida corrida, demandas altas, autocobrança excessiva, traumas da infância e episódios aversivos vivenciados podem ser algumas causas do aparecimento do distúrbio. Então, você quer saber tudo sobre a ansiedade generalizada? Acompanhe esse texto e conheça os diversos aspectos dessa condição.

O que é TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada)

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é um distúrbio psicológico que consiste em uma excessiva preocupação e ansiedade acerca dos elementos que compõem a vida humana. Nesse tipo de transtorno, o indivíduo é acometido por uma série de sintomas físicos e psicológicos que afetam intrinsecamente o seu cotidiano.

Neste quadro, a ansiedade é persistente e não ocorre exclusivamente em situações determinadas, ela passa então de um sentimento para um estado constante. As crises, por sua vez, são frequentes e podem aparecer em momentos diversos, sem muitas explicações ou gatilhos que sejam conscientes.

LEIA MAIS: O que é uma crise de ansiedade?

Diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade

Todas as pessoas possuem um pouco de ansiedade, e isso é perfeitamente normal. Inclusive, um pouco de ansiedade faz bem, pois deixa o organismo em estado de alerta e prepara o corpo para eventuais dificuldades.

Entretanto, é importante ressaltar a diferença da ansiedade saudável, para o transtorno de ansiedade. O limite entre elas é a intensidade dessa ansiedade e a persistência com que ela ocorre. 

É vital que todos nós realizemos o autoconhecimento, seja para controlar uma ansiedade normal, para não desenvolver a TAG, quanto para saber quando é a hora de um profissional especializado agir!

Causas da ansiedade generalizada

A causa do distúrbio de ansiedade ainda não foi identificada. Entretanto, já foi possível destacar alguns fatores que influenciam na incidência do transtorno em questão. Entre as principais causas, é possível destacar que a genética seja um fator importante nesses casos. Então, observar o histórico familiar de ansiedade pode ser interessante para traçar uma maior probabilidade de desenvolvê-lo.

Além disso, é interessante analisar o ambiente no qual a pessoa está inserida. A exposição recente ou prolongada a situações estressantes pode ser uma das causas para a ansiedade generalizada. Traumas também podem entrar neste quesito.

Ainda, certos hábitos e aspectos da vida pessoal desempenham papel potencializador do transtorno. O consumo excessivo de cafeína ou tabaco são capazes de piorar a ansiedade já existente e problemas nos relacionamentos ou no trabalho também podem deteriorar a situação.

LEIA MAIS: 7 perguntas e respostas sobre a ansiedade

Sintomas da ansiedade generalizada

Ao tratar do transtorno da ansiedade generalizada é importante conhecer quais são os seus sintomas. Assim, é possível identificar com mais facilidade o que está acontecendo e procurar ajuda médica.

Sintomas psicológicos

  • Ansiedade excessiva;
  • Preocupação exorbitante;
  • Nervosismo;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Entre outros.

Sintomas físicos

  • Fadiga;
  • Problemas para dormir;
  • Tensão muscular ou dores musculares;
  • Suor;
  • Náusea, diarreia ou síndrome do intestino irritável;
  • Entre outros.

Como ocorre o diagnóstico do TAG?

O diagnóstico do TAG pode ser feito somente com o médico psiquiatra. No entanto, o profissional da saúde realiza a avaliação do histórico médico do paciente para encontrar possíveis soluções para a crise de ansiedade generalizada

Antes do diagnóstico, ele também pode pedir alguns exames, como o de sangue, para ter certeza de que os sintomas não são causados por alguma doença física. Ainda, o médico precisa identificar variados sinais para diagnosticar o transtorno de ansiedade generalizada. A pessoa precisa sentir uma preocupação ou ansiedade que é excessiva e que diz respeito a diversas atividades e eventos, além de estar presente há mais de 6 meses.

Ansiedade generalizada tem cura?

O Transtorno de Ansiedade Generalizada não possui cura. Como se trata de um transtorno crônico, não é possível falar na eliminação completa dos sintomas, entretanto, é possível atenuar os seus efeitos com tratamento. Dessa forma, somente é possível realizar o controle da ansiedade.

Tratamentos para o TAG

O tratamento de TAG tem como objetivo fazer a pessoa retomar a vida normal. Por conta da sua complexidade, o transtorno é tratado por diferentes frentes. A intervenção é realizada, principalmente, por meio de medicamentos e acompanhamento psicológico.

Sendo assim, é fundamental consultar o psiquiatra e o psicólogo. O primeiro será responsável por compreender os aspectos biológicos dos pacientes e recomendar remédios para tratamento. Já o segundo, trabalhará para fortalecer as capacidades mentais da pessoa.

Conforme o paciente toma a medicação controlada, como ansiolíticos, o acompanhamento psicológico deve continuar. A psicoterapia aliada à medicação contribui para trazer estabilidade emocional para a pessoa a longo prazo. Tudo isso contribui para proporcionar bem-estar e saúde mental sem muitas crises.

LEIA MAIS: 5 dicas para combater a ansiedade

Como é a terapia para a ansiedade generalizada?

A terapia é feita por um psicólogo que irá auxiliar o paciente a identificar os gatilhos que disparam os sintomas físicos do transtorno. Aliás, compreender estes gatilhos e os sentimentos da pessoa é o primeiro passo para aprofundar o tratamento psicológico.

A terapia irá conscientizar cada vez mais o paciente sobre o transtorno e como ele afeta as diferentes áreas de sua vida. A ideia é promover uma percepção maior sobre si e, assim, o autoconhecimento.

A partir disso, o psicólogo irá oferecer recursos e técnicas para que o paciente utilize durante crises. Dessa forma, será possível que a pessoa consiga ter um maior controle durante o cotidiano.

Aqui na Telavita, nós oferecemos a terapia em diversas linhas de frente para você se tratar do conforto da sua casa, sem precisar se deslocar. Nosso maior objetivo é democratizar o acesso à saúde mental levando ele até você.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.