A desmotivação no trabalho é um fator recorrente na atualidade. Isso pois, existem dias e dias no ambiente corporativo. Em alguns deles, as pessoas gostam mais de estar ali, já em outros, querem sair correndo o mais rápido possível do escritório.

Entretanto, o problema surge quando os pontos negativos passam a ser constantes.Ou seja, a situação está tão ruim que o indivíduo não se sente mais atraído e estimulado a desempenhar as suas funções.

As consequências da desmotivação no trabalho

São diversas as consequências da desmotivação no trabalho. A mais óbvia, é a queda de produtividade da pessoa desmotivada. Além disso, existe um impacto na esfera pessoal, pois a falta de realização traz repercussões negativas ao ânimo e felicidade do indivíduo, já que precisa lidar com a frustração frequente

Logo, se engana quem acha que esse assunto interessa somente aos funcionários. Aliás, grande parte da desmotivação do trabalhador está relacionada às atitudes e costumes mal definidos dentro de uma empresa. Portanto, o empregador precisa prestar atenção aos sinais que os colaboradores indicam para evitar o desgaste nas equipes.

Além disso, é importante que o funcionário desmotivado também conheça quais problemas causam essa frustração. Procurar um psicólogo, por exemplo, pode ajudar a compreender o que está acontecendo e ajudar a lidar melhor com a situação.

Possíveis causas da falta de motivação

Tendo em vista o aumento da desmotivação nas empresas, o Hay Group (Grupo de Consultoria e Gestão de Negócios) realizou um estudo que procurou compreender os fatores que mais impactam na produção e satisfação dos funcionários com relação às empresas.

Nesse sentido, a pesquisa levantou alguns sinais que influenciam a  desmotivação no trabalho. São eles: 

Salário abaixo do aplicado no mercado

Dinheiro não é o único fator que influencia na felicidade dos funcionários dentro da empresa, entretanto, com certeza, é algo importante. Dessa forma, a falta de motivação pode ser a consequência de uma remuneração abaixo do esperado.

Aliás, é difícil saber como evitar a desmotivação no trabalho quando a recompensa de estar ali não é compatível com a função desempenhada. Por isso, é preciso que outros fatores compensem essa questão deficitária.

Então, se não há condições, por parte do empregador, de oferecer um salário compatível com o do mercado, ele, como representante da empresa, deve estimular o funcionário da melhor forma possível.

Falta de reconhecimento

O funcionário não está trabalhando para a empresa sem um propósito. Ou seja, ele busca reconhecimento em sua carreira, pois emprega grande parte de seu tempo, conhecimento e dedicação ao cargo exercido.

Quando estes atributos são notáveis, essa pessoa precisa ser valorizada. Afinal, quanto mais retorno ela receber pelo que é realizado, mais motivada ela estará para fazer um bom trabalho. 

Falta feedback de forma correta

Muitos gestores não possuem clareza de como utilizar a comunicação não violenta. Sendo assim, muitas vezes, acabam agindo com falta de respeito, o que gera um desconforto dentro da equipe.

Não saber tratar com zelo e respeito os colaboradores pode gerar pessoas desmotivadas. Isso acontece, pois é criada uma noção de desconsideração com os indivíduos que estão ali. 

Competitividade

A competitividade, muitas vezes, não é saudável em uma equipe. Apesar de ser uma técnica bastante utilizada, ela pode promover a competição real entre os funcionários. A consequência disso é a menor colaboração entre eles, além de tornar o ambiente insalubre.

Conviver num local individualista e de pouca cooperação é um da falta de motivação no trabalho. Afinal, as pessoas passam a maior parte do dia dentro do escritório, então, elas precisam estar num espaço estimulante e agradável.

A maneira mais eficaz de amenizar esse ambiente de disputas é solicitar tarefas em que haja a necessidade de colaboração. Sendo assim, todos conseguem mostrar suas aptidões e se conhecerem de forma saudável com o trabalho em equipe.

Metas impossíveis

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem. Dessa forma, o resultado se torna o aparecimento de um grande clima depressivo nas equipes.

Uma das melhores formas de organizar o que deve ser atingido, é através de reuniões onde todos possam opinar sobre a importância e viabilidade de algo ser executado. Sendo assim, é possível evitar desgastes futuros.

Como aumentar o engajamento e motivação dos colaboradores?

Para erradicar de vez a desmotivação no trabalho e ainda, aumentar o engajamento dos funcionários é preciso criar planos de ação para que esse sentimento possa ser diminuído. Para isso, os programas de saúde mental para as empresas são extremamente eficientes.

O Programa de Saúde Emocional da Telavita proporciona para as empresas o monitoramento completo dos níveis de ansiedade, depressão e estresse dos colaboradores e ainda, conseguem identificar quais as causas da desmotivação por meio de questionários realizados.

Ainda, após o resultado dos dados coletados, é identificado a necessidade de maiores intervenções psicológicas e, caso isso seja decretado, juntamente com nossos psicólogos disponíveis e trilhas de conhecimento, trazemos a resolutividade do problema para a empresa.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.