Quando realizamos o sonho de nos casar com alguém que corresponde à nossas expectativas, esperamos que seja um casamento longo e feliz. A união faz parte de um dos principais objetivos de vida de muitas pessoas, e o seu fim pode trazer problemas psicológicos quando não há uma estruturação pessoal de alguma das pessoas envolvidas.

Estamos a todo tempo em busca de sucesso, nossa geração nos moldou a este objetivo, um casamento feliz faz parte desta meta de vida para a maioria, pois em nossa velhice queremos contar com alguém de confiança que possa estar a nosso lado e que saiba reconhecer todos os passos e esforços que empenhamos durante toda vida.

Já é de conhecimento de todos que a psicologia possui uma área de estudos voltada a compreensão e amenização dos problemas de um relacionamento, orientando através de conselhos para casais que encontram-se em um momento de crise. Separamos abaixo algumas dicas para quem procura manter um casamento longo e repleto de felicidade, só lembrando que não é necessário que você espere vivenciar um momento de caos para colocá-las em prática, ou até mesmo buscar conselhos diretamente com psicólogos preparados para atendê-lo, todo problema pode ser evitado se houver o conhecimento de como manter a harmonia em uma relação.

Dicas para um casamento duradouro e feliz

Recentemente, foi realizado pelo gerontologista norte americano, Karl Pillemer, o maior estudo feito com casais sobre o relacionamento, onde 700 casais foram questionados e participaram de um experimento para a amostra. Não satisfeito, sua equipe ainda continuou a pesquisa com mais 400 casais aleatórios com idade superior a 65 anos, entretanto estes responderam de forma direta questões sobre relacionamentos e casamento. Para completar o pacote, através de entrevistas pessoais, Karl Pillemer recolheu dados de 300 pessoas casadas há mais de 30 anos. Sendo assim, neste estudo batizado de “Cornell Marriage Advice Project” foram concluídos os seguintes pontos para definir como ter uma união repleta de alegria, longa e promissora:

1 – A comunicação é o mais importante

A maioria dos casais que possuem um longo relacionamento saudável na pesquisa, tinham como principal resposta a sustentação do companheirismo através do diálogo. E não eram conversas somente de decisões importantes não, quem casa com o intuito de ter algo duradouro e ser feliz, procura por alguém que comente sobre tudo e principalmente, que saiba ouvir. Afinal, em um diálogo isso faz parte. Portanto, nada de sentimentos reprimidos e ideais ressentidas, tudo deve de ser comentado, entendido e discutido por ambos!

2 – Tenha o pensamento de que o casamento é algo para a vida toda

Claro que possuímos a liberdade de terminar um casamento ou decidir seguir sozinho caso você não encontre mais a felicidade com o parceiro, mas essa dica é muito importante para quando há o pensamento de desistir por pequenos motivos que podem ser corrigidos. Casamento é algo sério, que deve ser encarado dessa forma, lembre-se nos momentos de crise do que te fez acreditar que tudo daria certo, você pode encontrar ali a resposta que precisa.

3 – Conheça primeiro muito bem a pessoa para depois dar o próximo passo

Há paixões intensas e explosivas que nos faz acreditar que precisamos daquele alguém para sempre ao lado. Mas, lembre-se de que paixão pode ser um sentimento passageiro, conheça primeiro os gostos, costumes e planos do parceiro para depois então poder concluir que aquela é realmente o alguém ideal para caminhar ao teu lado.

4 – Escolha alguém parecido com você

Os opostos se atraem, como diz o ditado, isso é verdade, contudo, não sustenta. De acordo com o estudo casais com planos e hábitos em comum são capazes de se entenderem mais facilmente e principalmente ajudarem um ao outro em qualquer momento. O casamento é algo muito mais complexo do que essa lei da física, por isso não espere que ficarão juntos com essa base.

5 – Ponha em prática o que prometeu com o compromisso

Durante o estudo foi notado que casais que se uniram com a esperança de mudar algum comportamento em seu companheiro após a convivência, não dão certo na maioria dos casos. Cada pessoa tem o seu “eu” e seu modo de encarar a vida, não podemos interferir radicalmente na essência e projetos de uma pessoa, isso só resultará em uma separação ou em uma união infeliz.

6 – Um casal é uma equipe

Dividam responsabilidades, peça ajuda do companheiro, busque soluções e planejem juntos. Essas foram algumas das indicações dos casais que sabem como é viver feliz ao lado da pessoa amada por muitos anos.

Aparentemente todas as instruções parecem simples, mas a convivência a dois é muito mais complexa e profunda do que parece, claro que todos já tiveram desentendimentos, mas este não é o ponto, o ideal é saber contornar as crises e resolver os problemas de forma saudável, com sabedoria e principalmente, muito companheirismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.