A depressão é uma realidade dolorosa que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e seu impacto não se limita apenas àqueles que a enfrentam diretamente. Amigos, familiares e colegas também são afetados pela tristeza e desesperança que envolvem essa condição. 

Nesse contexto, o papel de oferecer apoio e ajuda torna-se crucial para aqueles que desejam ajudar uma pessoa querida a enfrentar e superar a depressão. Assim, ao compreender a natureza desse transtorno e desenvolver estratégias eficazes de apoio, podemos desempenhar um papel significativo no caminho rumo à recuperação e ao bem-estar daqueles que amamos.

O que é a depressão?

 A depressão é uma patologia psiquiátrica que atinge 322 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Dessa maneira, é caracterizada como um estado afetivo negativo e envolve uma complexa interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Os sintomas podem ser físicos e psíquicos, como por exemplo: 

  • Redução de energia;
  • Humor deprimido a maior parte do tempo;
  • Alteração no sono;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Perda de interesse de atividades cotidianas;
  • Sentimentos de vazio, apatia, etc.

Nesse sentido, é importante diferenciarmos a “tristeza normal” e a depressão. A tristeza faz parte das nossas emoções/sensações, o que é considerado normal quando passamos por situações de frustrações e momentos desafiadores. 

Porém, em contrapartida, quando isso se prolonga a um período maior de tempo, é importante ficar atento aos sintomas – pois pode ser o indício do surgimento da depressão.

Como ajudar alguém com depressão?

Quando alguém que amamos enfrenta esse desafio, é natural que queiramos oferecer nosso apoio e auxílio. No entanto, compreender como ajudar efetivamente uma pessoa com depressão requer sensibilidade, conhecimento e empatia.

Contudo, para ajudar alguém com depressão:

1. Compreenda o que é o transtorno

É importante sabermos primeiramente o que é a depressão, compreender os sintomas, as causas e os desafios que essas pessoas enfrentam, para que então, essas pessoas recebam um apoio adequado nesse momento delicado.

O primeiro passo para ajudar alguém com depressão é adquirindo conhecimento sobre o assunto para que você saiba também o que não fazer. A partir deste princípio, estratégias podem ser praticadas.

2. Esteja presente para a pessoa

Demonstre interesse sobre o que a pessoa está sentindo e vivenciando. Logo, esteja disponível e disposto a ouvir sem julgamentos, oferecendo um espaço seguro e confortante.

Isso trará uma maior segurança para que essa pessoa consiga expor os seus sentimentos e ajudará ela a se sentir menos sozinha. Para quem sofre de depressão, é importante saber que não se está só.

3. Demonstre empatia e cuidado.

Reconhecer que a depressão é uma patologia psiquiátrica séria e que existe de fato, não considerando como uma “frescura” é importante. Contudo, evite minimizar o que a pessoa está sentindo e tenha cuidado com as palavras.

Nós nunca saberemos o tamanho da dor emocional que a outra pessoa está sentindo. Dessa forma, empatia e cuidado são essenciais para ajudar alguém com depressão.

4. Ofereça apoio    

A depressão causa dificuldade para realizar tarefas cotidianas. Diante disso,  ajudar quem sofre com o transtorno depressivo em tarefas diárias acaba sendo necessário. Ajudar nos cuidados pessoais, alimentação, higiene, tarefas domésticas, é importante.

Pessoas que sofrem com depressão costumam ter falta de apetite, ficar dias sem tomar banho e não possuir vitalidade suficiente para arrumar a casa ou o quarto. No entanto, se ofereça para ajudar nessas atividades.

5. Incentive a busca profissional

É importante que nos casos de depressão a pessoa seja acompanhada por profissionais capacitados para que ela lide melhor com a dor e sofrimento. Nesse sentido, o psicólogo e o psiquiatra precisam ser acionados.

O psicólogo tratará das causas emocionais que ocasionam o surgimento dos sintomas e o psiquiatra trabalhará na remissão dos sintomas físicos que se manifestam no corpo.

6. Estimule a realização de atividades saudáveis

Incentivar a prática de atividades saudáveis acaba sendo um dentre os pilares mais importantes, pois, mantendo a prática de exercícios físicos regularmente, uma alimentação adequada e um sono regular acabam trazendo pontos positivos para a saúde mental.

Atividades como hobbies, artes, meditação e momentos de descontração podem ser uma válvula de escape para o estresse e ansiedade, promovendo uma sensação de alívio e equilíbrio emocional. 

7. Seja compreensivo e paciente.

 A depressão pode acabar ocasionando alterações no humor, onde, muitas vezes provoca instabilidades dentro das relações pessoais. Desse modo, é importante a compreensão e paciência. 

É crucial lembrar que a depressão não é simplesmente uma escolha ou uma fraqueza de caráter, mas uma condição de saúde legítima que requer empatia e compreensão. 

8. Evite fazer julgamentos   

Por se tratar de um momento delicado, evite fazer comentários negativos e nunca culpe a pessoa que está dentro dessa condição. Os julgamentos desnecessários podem piorar o quadro depressivo.

Nesse momento delicado, é fundamental exercer uma abordagem compassiva. Lembre-se de que a depressão não é algo que a pessoa escolhe ou controla.

9. Fique alerta aos sinais de emergência

Estar atento aos sinais de comportamento suicida é importante, pois, a depressão pode fazer com que a pessoa se ponha em perigo. Contudo, identificando esses sinais, busque ajuda com um profissional da saúde imediatamente.

Sinais como expressões frequentes de desespero, isolamento social repentino, mudanças drásticas de humor ou até mesmo declarações diretas sobre querer acabar com a vida devem ser levados extremamente a sério.

Fatores de risco para o desenvolvimento da depressão

Há uma série de fatores que podem estar associados ao desenvolvimento do transtorno depressivo. Por isso, além das maneiras de como ajudar alguém com depressão, é importante abordarmos sobre os elementos que influenciam no seu surgimento.

Dentre eles, podemos citar: histórico familiar, problemas de saúde mental identificados previamente, abuso de substâncias, traumas de infância e fatores ambientais vividos ao decorrer da vida.

Relação da depressão e suicídio.

 A relação entre a depressão e o suícidio é um tema de bastante importância a ser abordado e discutido quando falamos sobre como ajudar alguém com depressão. Isso pois, a depressão é um fator de risco significativo para os comportamentos suicidas/pensamentos suicidas. 

Logo, embora nem todas as pessoas com depressão apresentem ideação ou comportamento suicida, a depressão é um dos principais fatores de risco para o suicídio.

Portanto, falar de depressão e de formas de como ajudar alguém com depressão, envolve também a prevenção do suícidio.

É necessário a conscientização, o acesso a serviços de saúde mental, como a psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico adequados, o desenvolvimento de redes de apoio, a redução de estigmas em relação à condição e a promoção de estratégias de autocuidado que também estão relacionados ao processo de ajuda dessas pessoas.

     Encontre seu psicólogo online 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.