O avanço da telemedicina proporcionou grandes avanços para a área da saúde. No quesito da saúde mental, possibilitou o tratamento psicológico a distância, num grande passo rumo à democratização do acesso à saúde. Nesse contexto também surgem os mitos sobre a psicologia online.

Ainda há um certo desconhecimento sobre a área e, por isso, iremos esclarecer alguns pontos da psicologia online. Sim, existe psicólogo online e o tratamento, na verdade, pode ser até melhor que o presencial, sabia? Vamos conferir!

1. A terapia online não pode ser realizada com mais de uma pessoa

Não há restrições quanto ao número de pessoas que podem realizar uma mesma sessão à distância. A terapia conjugal, por exemplo, encontra amplo campo de trabalho nessa modalidade.

A terapia de casal online, aliás, pode ser mais benéfica do que a presencial. Isso ocorre, pois os indivíduos podem realizar no melhor horário para ambos e no local em que se sintam mais confortáveis para conversar sobre o assunto.

2. O acompanhamento psicológico online possui limite de sessões

Até o ano passado, a terapia online podia realizar somente 20 sessões. Entretanto, com a resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia, o atendimento psicológico online pode acontecer da mesma forma que o presencial, ou seja, sem restrições de sessões.

3. A consulta psicológica online não é tão eficiente quanto a presencial

Como vimos acima, a terapia online funciona nos mesmos moldes que a presencial, pois não há prejuízo na qualidade no atendimento que será prestado ao paciente. Dessa forma, não é preciso se preocupar.

Aliás, já existem estudos focados em entender a diferença entre a modalidade presencial e à distância. Nesse sentido, a psicoterapia pela internet é tão boa senão melhor que a presencial, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Zurique.

4. Não há segurança sobre informações pessoais na psicoterapia online

A Telavita desenvolveu uma plataforma segura que mantém sigilo na consulta virtual via vídeo ou chat com a garantia da certificação de proteção de dados conforme a lei. Os dados do acompanhamento psicológico online são criptografados e o atendimento não fica gravado.

Além disso, o psicólogo deve respeitar a mesma ética profissional que desempenha quando realiza o atendimento presencial, ou seja, não pode revelar o conteúdo das sessões para terceiros.

5. Não há requisitos para profissionais que atuam com psicologia online

A terapia psicológica online é algo muito importante e influencia na saúde mental das pessoas, por isso, é necessário que profissionais capacitados possam desenvolver esse trabalho de forma séria e comprometida. Por isso, os psicólogos cadastrados na Telavita passam por uma rigorosa avaliação.

Selecionamos os nossos psicólogos com muito profissionalismo e cuidado, assegurando que todos possuam o CRP ativo, o documento que comprova que eles seguem a profissão com ética e capacidade.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.