Ter fetiche sexual é algo normal?

1
70486
fetiche-sexual

Um fetiche sexual é uma atração sexual intensa e específica por um objeto, parte do corpo, material ou situação que não é considerado convencionalmente erótico ou sexualmente estimulante para a maioria das pessoas.

O fetiche sexual envolve uma fixação ou preferência por determinados elementos que são considerados indispensáveis para a excitação sexual e o prazer. Diante disso, em 1905, Sigmund Freud publicou “Os três ensaios para uma teoria sexual” e nele pudemos ter acesso a um de seus mais especiais estudos.

A curiosidade acerca do tema

Daquela época até os dias de hoje muita coisa mudou. Atualmente, falar sobre fetiche sexual desperta muito interesse na sociedade, que busca cada vez mais explorar o tema. Inclusive, é possível encontrar filmes e obras best-seller com essa temática, como foi o caso do livro “50 tons de cinza”.

Nesse sentido, as pessoas estão cada vez mais querendo descobrir sobre a sexualidade delas, entretanto, muitas vezes não sabem como fazer isso. Os fetiches acabam sendo uma solução mais imediata e fácil de encontrar.

Mesmo assim, muitas uniões ainda passam por uma série de questionamentos e inseguranças em relação ao fetichismo. Surgem perguntas como “O que fazer?”, “Devo ceder aos desejos do parceiro ou não?” ou ainda “Qual a origem desses fetiches?”.

O que é fetiche?

Esse substantivo masculino representa muitas coisas. O significado da palavra “fetiche” possui origem francesa e pode ser interpretado como “objeto enfeitiçado”, o que também é considerado como excitação sexual.

Segundo a psicologia, esse é um assunto totalmente voltado para sua conotação sexual. Esse tema representa e dita um comportamento sobre encontrar prazer em atividades diversas. Nesse sentido, o fetiche é uma fantasia sexual que tem o poder de estimular a vontade de desejo, mas também de construir um pseudo-erotismo.

O fetichismo, então, é o desvio do interesse sexual por alguma parte específica do corpo ou pela utilização de fantasias ou acessórios sexuais. Dessa forma, a pessoa fica mais excitada quando utiliza algum desses elementos durante o sexo.

Fetiches sexuais são normais?

A normalidade dos fetiches sexuais é uma questão complexa, pois envolve uma variedade de perspectivas culturais, individuais e psicológicas. Logo, em termos gerais, é importante compreender que a sexualidade humana é diversa e que diferentes pessoas têm diferentes preferências e desejos sexuais.

Na maioria dos casos, os fetiches sexuais são considerados uma variação natural da sexualidade humana e não são classificados como patológicos ou anormais. Muitas pessoas têm fetiches sexuais e os vivenciam de forma saudável e consensual em suas vidas sexuais.

No entanto, é fundamental estabelecer limites saudáveis e respeitar o consentimento das partes envolvidas. Desse modo, é necessário que os fetiches sejam explorados de maneira consensual, segura e ética, com o respeito mútuo entre os parceiros envolvidos.

Tipos de fetiche

Como vimos, é normal possuir algum tipo de fetiche sexual. Inclusive, isso é algo tão particular que cada pessoa irá ter o seu. Sendo assim, é possível elencar uma série de exemplos de fetiche. Confira abaixo:

  • Lingeries;
  • Peças de couro;
  • Sapatos;
  • Cores;
  • Tipos de pano, como o de seda;
  • Roupas que recordam profissões;
  • Lugares exóticos;
  • Partes do corpo (pés, mãos , joelho, unhas, etc.).

Independente dos tipos de fetiches, a característica mais importante é a concordância dos envolvidos. Ou seja, um fetichista não pode impor ou obrigar seus desejos para o outro. 

Os fetiches mais comuns

Existem diversos fetiches pelo mundo e, mesmo assim, é possível listar aqueles que são mais repetidos durante o sexo. Confira abaixo quais são os fetiches comuns:

  • Voyeurismo: nesse fetiche, a pessoa fica excitada por observar outras pessoas fazendo sexo;
  • Fetiche com látex: nessas situações, as pessoas sentem prazer quando os seus parceiros utilizam alguma vestimenta com látex;
  • Tranvestir: trata-se da atração em vestir roupas do sexo oposto;
  • Sexo em público: os indivíduos ficam mais excitados quando realizam o ato sexual em algum lugar público;
  • Sex tape: nesse fetiche, as pessoas sentem mais prazer no sexo quando sabem que estão sendo gravadas;
  • Submissão e dominação: nessas situações, existe um maior prazer pelo fato de rolar um jogo de submissão e dominação entre os parceiros;
  • Utilização de fantasias: trata-se do fetiche por fazer sexo com alguém que esteja vestindo algum uniforme ou fantasia.

Fetiches estranhos

Como vimos, cada pessoa possui um fetiche diferente. Entretanto, existem aqueles que se destacam mais por sua capacidade curiosa. Então, confira a seguir a lista de fetiches mais inusitados:

  • Anadentisfilia: trata-se do fetiche por pessoas sem dentes. Nesse contexto, a pessoa se sente excitada por fazer sexo com alguém sem a arcada dentária ou com aqueles que possuem algumas falhas;
  • Infantilismo: nesse fetiche, a pessoa sente prazer pelas práticas infantis do parceiro. Nesse sentido, é comum o uso de chupeta, mamadeira e até brinquedos durante o ato sexual;
  • Coimetrofilia: essa é a atração que as pessoas sentem por transar dentro de um cemitério. Não envolve a prática com os mortos, existe somente a excitação pelo lugar;
  • Gerontofilia: trata-se da atração sexual por pessoas bem mais velhas. Sendo assim, existe a procura por parceiros que se encontrem nesse perfil;
  • Altocalcifilia: nesse tipo, as pessoas tem prazer por ver o parceiro utilizando salto alto, principalmente, durante o sexo;
  • Acrotomofilia: nesse fetiche, a pessoa se sente atraída por parceiros que possuam alguma parte do corpo amputada;
  • Amaurofilia: trata-se da excitação sexual por não conseguir ver o outro. Dessa forma, o sexo geralmente é realizado com máscaras.

Diferença de fetiches e fantasias sexuais

Embora os termos “fetiche” e “fantasia sexual” estejam relacionados à sexualidade, eles têm significados distintos. No entanto, um fetiche sexual envolve uma atração sexual específica e intensa por um objeto, parte do corpo, material ou situação não convencionalmente considerados eróticos. É uma preferência sexual marcante que pode ser necessária para a excitação e o prazer sexual.

Por outro lado, as fantasias sexuais são pensamentos, imaginações ou cenários que podem ocorrer na mente de uma pessoa durante a atividade sexual ou como estímulo para a excitação. Portanto, as fantasias sexuais podem abranger uma ampla gama de cenários, desde situações românticas e eróticas até situações mais ousadas ou de poder.

Enquanto um fetiche sexual é mais focado em um objeto, parte do corpo ou elemento específico que é essencial para a excitação, as fantasias sexuais são mais amplas e abrangem uma variedade de cenários e contextos.

Exemplos de fantasias sexuais

As fantasias sexuais podem ser vivenciadas tanto individualmente quanto compartilhadas com um parceiro, e podem servir como uma forma de estimulação mental durante a atividade sexual. As principais delas são:

  • Submissão;
  • Dominação;
  • Sexo grupal;
  • Enfeitiçar;
  • Sexo com duas mulheres;
  • Sexo com dois homens;
  • Exibicionismo;
  • Sexo com estranhos.

Por isso, é certo dizer que as fantasias não são aparentemente nítidas porque podem precisar de diversos desejos. Nesse sentido, elas são algo em que a pessoa passa um bom tempo pensando sobre enquanto faz sexo ou até durante a masturbação.

Dessa forma, você pode fantasiar sobre fazer sexo com duas mulheres na cama e não realizar no mundo material. Entretanto, no fetiche, é fundamental ter aquele objeto que você tem o desejo sexual, caso contrário, você pode acabar ficando menos excitado.

Diferença entre fetiche de homens e mulheres

Então, existe fetiche de mulher? Ou até fetiches masculinos? Bem, não é possível especificar essa diferença pelo gênero, entretanto, segundo pesquisas, é comum os homens fantasiarem com maior frequência do que as mulheres.

As fantasias mais associadas às mulheres são aquelas que envolvem serem presas ou prenderem o parceiro, especialmente em cenários românticos. Já os homens preferem algo que envolva mais força e poder. As sensações masculinas tendem a explorar o campo de novas sensações, posições e lugares diferentes.

Quando o fetiche sexual vira um problema?

Ao pensarmos sobre o que é um fetiche, na sua definição, não encontramos nenhum problema. Aliás, pode ser benéfico para a saúde caso esteja trazendo felicidade. Entretanto, é possível que o fetiche seja prejudicial quando ele perde o controle.

Nesse sentido, a pessoa passa a sentir desejo sexual somente com a utilização de certos objetos ou com a representação de determinados cenários. Sendo assim, o fetiche torna-se obrigatório nos diferentes tipos de sexo, configurando uma patologia.

Então, quando a pessoa passa a depender somente daquele prazer específico para ficar excitada, é preciso procurar um especialista. No caso, o psicólogo especialista em sexologia é a figura capaz de ajudar nessas situações.

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.