Por que optar pelo atendimento psicológico online para funcionários?

0
2567
atendimento psicológico para colaboradores

O atendimento psicológico online melhora a saúde e produtividade dos colaboradores

8 horas por dia. Essa é a quantidade de tempo que a maioria das pessoas passa diariamente dedicadas ao seu trabalho – e isso sem contar deslocamentos e horário de almoço. Então, um terço da rotina acontece dentro dos escritórios.

Por conta disso, muitas empresas estão percebendo que são responsáveis também pela saúde dos funcionários, seja ela física ou psicológica. Afinal, um declínio em qualquer um desses aspectos resulta em menor produtividade.

Sendo assim, é comum perceber cada vez mais lugares apresentando programas dedicados a melhorar o bem-estar dos colaboradores. São realizados alongamentos, corridas e até programas de dieta. Entretanto, pouco se fala sobre atitudes para ajudar a combater os desgastes e problemas mentais que aparecem.

LEIA MAIS: 7 benefícios da consulta psicológica online – Saiba os motivos por que ela é tão eficiente

Nesse sentido, é necessário estar atento à uma nova modalidade capaz de lidar com essas questões de forma prática e fácil. Trata-se das soluções de psicologia online voltadas para empresas, que conseguem ajudar os funcionários com questões psicológicas.

Como funciona a terapia online para os colaboradores?

O atendimento terapêutico online ocorre num recinto virtual somente com a presença do colaborador e o psicólogo. O local e o horário são determinados pelo paciente, de forma que encaixe de maneira confortável na sua agenda – podendo até ser realizada dentro da empresa.

Além disso, vale trazer que o período do acompanhamento psicológico é voltado completamente ao indivíduo. Ou seja, é uma oportunidade de sair da agitação da rotina para conseguir focar nos problemas presentes e com a ajuda de um profissional qualificado.

LEIA MAIS: A terapia online para quem tem transtorno psicológico

A terapia é realizada, principalmente, na base da conversa. O funcionário encontra um espaço em que pode falar sobre o que deseja e num ambiente livre de julgamentos. Trata-se de um espaço privativo e exclusivo para o paciente conseguir tratar sobre os problemas que o afligem.

Através de diversas técnicas, o psicólogo ajudará o funcionário a refletir não só sobre suas atitudes, mas como reagir perante a situações e pessoas. Dessa forma, o desenvolvimento é gradual, pois primeiro melhora o relacionamento consigo mesmo e, depois, procura entender melhor os outros.

Benefícios da orientação psicológica online

O aconselhamento psicológico online conta com diversos benefícios para os colaboradores. Aliás, pode até ser mais efetiva do que os atendimentos presenciais, de acordo com um estudo da Universidade de Zurique.

Dessa forma, é interessante notar os aspectos positivos que traz tanto para o indivíduo, como também para o ambiente em que trabalha. Confira alguns deles abaixo:

  • Rendimento maior: como a terapia atua na diminuição dos distúrbios mentais, os colaboradores apresentam uma saúde mental melhor e conseguem focar mais nas atividades desempenhadas;
  • Empatia: a orientação psicológica promove o entendimento do próximo e ajuda a pessoa a identificar comportamentos dos colegas;
  • Autoconhecimento: as consultas de psicologia visam o aprimoramento através do conhecimento de si mesmo. Dessa forma, o indivíduo passa a entender melhor o próprio pensamento;
  • Melhora nas relações interpessoais: a terapia ajuda na percepção de grupo e atua no desenvolvimento de habilidades inter-relacionais, o que reflete numa melhora do clima organizacional;
  • Desenvolvimento das habilidades de comunicação e comportamento: a consulta com psicólogo observa como o indivíduo pode aprimorar as competências comunicacionais e comportamentais;
  • Desenvolvimento de orgulho pelo ambiente e empresa que se trabalha: uma vez que a orientação psicológica é vista como um benefício, os colaboradores percebem que a empresa se importa com eles. Isso aumenta o sentido de pertencimento e orgulho;
  • Diminuição da insegurança: a terapia permite que a pessoa desenvolva habilidades para lidar melhor com as dúvidas e incertezas que permeiam o seu dia a dia.

Por que optar pelo atendimento psicológico online para funcionários?

Então, por qual motivo as empresas deveriam recorrer ao acompanhamento psicológico para atender os colaboradores? Bem, primeiramente, falar sobre questões psicológicas é algo que os próprios funcionários desejam das instituições. Uma pesquisa revelou que 86% das pessoas acham que a cultura de uma empresa deveria apoiar a saúde mental.

Além disso, a terapia apresenta diversos proveitos para as corporações. As pessoas que realizam o atendimento psicológico apresentam benefícios no bem-estar, o que reflete na qualidade do trabalho e produtividade. Aliás, com a melhora na saúde, é possível observar menores taxas de faltas no trabalho por problemas psicológicos.

Nesse contexto, o online permite criar um ambiente mais sigiloso e seguro. Dessa forma, o funcionário consegue falar abertamente sobre os problemas que o afligem dentro do trabalho, além de contar com o auxílio do psicólogo para solucionar essas questões.

LEIA MAIS: A psicologia online pode ajudar a mudar a forma que você pensa em sua saúde mental

Ainda, o funcionário não precisa se deslocar para chegar ao consultório e gastar muito tempo com os transportes. As sessões podem ocorrer no conforto de sua casa ou até mesmo no trabalho.

Também, cabe a empresa também quebrar o mito de que se alguma pessoa procura orientação psicológica, ela é tida como fraca. Então, quando a empresa disponibiliza psicólogos ao alcance de seus funcionários, reforça a mensagem de que é importante falar e tratar de saúde mental. Além disso, faz com que a ação seja reconhecida como motivação e cuidado pelo corpo de colaboradores.

Assim, a empresa tem o papel de explicar a importância do acompanhamento psicológico. Cada indivíduo possui seus problemas e lida com eles de uma maneira única, porém o auxílio de um profissional é fundamental para sanar as questões psicológicas pendentes.

Como posso implementar a orientação psicológica para funcionários?

Dentro desse contexto, existem alguns serviços que oferecem o tratamento psicológico pela internet. Entretanto, é necessário compreender quais são aqueles que possuem capilaridade, rede de profissionais qualificados e segurança na operação.

A Telavita, por exemplo, atua como uma clínica online de psicologia e consegue atender as empresas em todo o país. Aliás, foi a primeira a oferecer a psicoterapia online para convênios em âmbito nacional.

Dessa forma, conta com toda a estrutura necessária para dar suporte aos colaboradores, além de possuir profissionais cadastrados com experiência comprovada no mercado. Ainda, desenvolve um sistema de segurança para garantir a confidencialidade das informações processadas.

A plataforma conta uma gama de psicólogos especializados prontos para o atendimento dos clientes, além de possuir um sistema de agendamento prático e fácil. Sendo assim, a pessoa pode realizar a consulta no horário e local que ela estiver mais confortável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.