5 dicas para lidar com a pressão das provas

0
130
pressão do vestibular

Fazer uma prova… Somente essa frase já traz diversas lembranças. Somos submetidos a exames desde o início das nossas vidas e continuamos nesse ciclo por muito tempo. Temos experiências boas e ruins, mas parece que nunca aprendemos direito como lidar com elas.

Afinal, quem nunca se sentiu nervoso antes de uma prova? A ansiedade e a pressão surge quando precisamos realizar alguma avaliação e isso é normal. Em épocas cruciais, como o vestibular, esses componentes também estão presentes, porém de forma mais acentuada.

Saber lidar com a pressão das provas é fundamental, pois nos permite fazê-las com mais tranquilidade, o que gera um resultado melhor. Por isso, acompanhe algumas dicas para ajudá-lo com essa questão.

1. Faça um planejamento dos estudos

Organização é um aspecto basilar quando falamos de provas. Com um planejamento bem estruturado é possível estudar o conteúdo necessário que será aplicado sem pressa. Nesse momento, a calma para revisar a matéria é importante para o aprendizado.

O planejamento permite uma menor pressão com os exames, pois ela prepara a pessoa para isso. Sendo assim, os efeitos negativos da prova não nos afeta tanto, já que, de fato, temos o conhecimento.

2. Cuide da saúde

Um corpo saudável reflete numa mente saudável. Dessa forma, cuidar bem do nosso corpo significa fazer a prova nas melhores condições possíveis. A pressão, nesse caso, gera menos impacto na pessoa, porque o indivíduo está bem.

Então, não esqueça de realizar exercícios físicos regularmente e de possuir uma alimentação saudável. Outro aspecto importante é dormir bem, ou seja, “varar” noites estudando pode ser contraproducente.

3. Reserve um tempo para se divertir

O foco nos estudos é importante para passar nas provas. Sim, disso todos sabemos. Entretanto, essa não pode ser a única preocupação na vida da pessoa. Não podemos viver para estudar. O ócio não pode desaparecer.

A descontração possui papel crucial durante o período de provas. Sendo assim, sair com amigos e se divertir também precisa ser parte da rotina. Precisamos extravasar e tirar um pouco o foco dos livros, pois conseguimos relaxar e ficar menos ansiosos com o que está por vir.

4. Tenha um hobby

A concentração exclusiva nas avaliações pode ser prejudicial para o resultado final. Quando dedicamos muito tempo da nossa atenção e foco em um único elemento, geralmente, deixamos algo passar desapercebido.

Então, é interessante encontrar um hobby para dedicar parte da sua concentração. Ele conseguirá aliar o prazer e felicidade com uma nova competência. Além disso, a mente será estimulada, pois você estará aprendendo uma nova atividade.

5. Realizar acompanhamento psicológico ajuda a lidar com a pressão das provas

A época de provas traz muitos conflitos e pressão para os estudantes, mas eles não precisam passar por esse momento sem ajuda. O desempenho, geralmente, cai porque as pessoas se sentem mais ansiosas e estressas nesses períodos.

O trabalho do psicólogo será fundamental para o indivíduo compreender o que está sentindo. Também, será realizado exercícios mentais para fortalecer as faculdades da pessoa, de modo que consiga fazer a prova sem sentir as pressões externas e internas. O importante é saber lidar com a pressão das provas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.