Ansiedade e psicologia são dois elementos que muitas vezes precisam andar juntos. Deitar a cabeça no travesseiro depois de um dia cansativo é um alívio para muitas pessoas, mas para quem sofre com este mal, mesmo com o cansaço no corpo e na mente, a hora de dormir pode ser um pesadelo e um dos principais sintomas do transtorno.

Quem sofre de ansiedade experimenta um turbilhão de pensamentos acerca do presente e do futuro, antecipando momentos que ainda não aconteceram de tão intensa que é a sua preocupação. Por isso, a psicologia é a maior aliada da ansiedade. O tratamento psicológico adequado atua na redução dos sintomas do transtorno e suas causas são devidamente tratadas.

Mas afinal, o que é a ansiedade?

Há quem pense que ansiedade é aquele nervoso ou agitação antes de algum evento importante, ou que é frescura, e engana-se quem realmente tenha essa convicção. O transtorno de ansiedade é uma doença crônica que afeta 264 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017. 

Entre os tipos de ansiedade mais comuns, temos o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que se caracteriza pela ansiedade prolongada, com picos e crises frequentes. O estresse pós-traumático, a síndrome do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e as fobias completam a lista.

No entanto, os sintomas de ansiedade podem variar de indivíduo para indivíduo. Os mais comuns envolvem irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e cansaço. Ainda, é preciso entender que as manifestações corporais variam e, dependendo do tipo de transtorno em questão, outros sinais podem dar as caras simultaneamente.

LEIA MAIS: O que é a ansiedade? Descubra como enfrentar o mal do século

Ansiedade e psicologia: a terapia como tratamento

A psicologia serve como braço direito do tratamento dos distúrbios mentais, seja na depressão, síndrome de burnout ou transtornos de ansiedade. Por meio de profundas pesquisas acerca da mente humana foi possível compreender as motivações, gatilhos, comportamentos, emoções e processos pelos quais os pacientes com algum tipo de transtorno passavam.

Assim, diversas linhas da psicologia surgiram para tratar os mais variados distúrbios, como a psicanálise, criada pelo renomado psicanalista austríaco Sigmund Freud em que busca-se no passado as origens do que o presente manifesta. Ainda, também existe a terapia cognitivo-comportamental, uma das linhas mais eficazes no tratamento da ansiedade.

A terapia cognitivo-comportamental

Na Terapia Cognitivo-Comportamental, o terapeuta conduz o paciente a uma verdadeira jornada de transformação de pensamento frente aos problemas e às emoções que surgem. Ela objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham.

Ao longo do processo terapêutico, no entanto, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas que se apresentam no presente.

O profissional visa identificar o pensamento problemático que causa a ansiedade, corrigir esses pensamentos, ajudar a descobrir uma nova perspectiva sobre a ansiedade e estruturar planos de ação que alteram seu modo de lidar com os episódios de crise.

LEIA MAIS: Como lidar com a ansiedade?

Enfrentando o mal do século

Por se tratar de uma doença crônica, a ansiedade não tem cura, mas possui tratamento. Além da terapia, um dos procedimentos possíveis é o tratamento medicamentoso. Os remédios para ansiedade, como a classe dos ansiolíticos, são utilizados para auxiliar no controle dos sintomas físicos do transtorno em sua fase mais grave.

Já os antidepressivos, agem na regulação da comunicação entre os neurônios e colocam um fim nas crises de ansiedade. Estes, são recomendados para um tratamento a longo prazo. Ainda, é importante salientar que, boas práticas também podem ajudar na redução dos sintomas.

Fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação, praticar mindfulness e regular o sono podem ser atitudes que promoverão o bem-estar para o indivíduo que sofre com a ansiedade. Procure ajuda profissional e faça o possível para ter uma boa qualidade de vida! 

 A ansiedade e a psicologia andam juntas

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.