A menopausa é um período complicado para a mulher, pois são muitas alterações. O corpo e a mente sofrem. Os hormônios desbalançados repercutem uma nova vida para a pessoa. Por isso, é preciso compreender o que ela é e quais os seus efeitos da menopausa.

Bem, mas o que é menopausa? Ela pode ser entendida como a fase da vida da mulher em que ela não possui mais a capacidade reprodutora. Em outras palavras, ela é determinada pela interrupção da menstruação e a incapacidade de gerar filhos.

E quando começa a menopausa? Ela inicia na data da última menstruação. Entretanto, é um pouco difícil determinar com precisão o dia, pois ela só consegue ser determinada depois que a mulher ficou, pelo menos um ano, sem menstruar.

Com o básico já explicado, vamos conhecer quais os primeiros sintomas da menopausa de ordem psicológica.

1. Oscilação no humor

Um dos sintomas da menopausa é a alteração repentina de humor. Quando a mulher entra na menopausa acontece uma desregulação nos hormônios e, por isso, há essa mudança no humor. A diferença nesse quesito com a gravidez ou o período pré-menstrual é que a duração dessa oscilação será maior.

Isso é normal. Então, entender e aceitar essas oscilações é importante para se apropriar dela e, assim, diminuir os seus efeitos. Dessa forma, será possível conviver de forma mais harmoniosa com as pessoas ao seu redor.

2. Irritabilidade

Na menopausa os sentidos são acentuados e a irritação pode vir facilmente. Não importa se é um comentário não tão agradável ou um barulho incômodo, a “explosão” pode vir a qualquer momento.

Esse é um dos aspectos sobre a menopausa para tomar cuidado, pois podemos, sem intenção, acabar machucando os demais. Nesse sentido, é importante tentar manter a paciência e pensar antes de responder alguém.

3. Tristeza e depressão

Depressão e menopausa podem estar relacionadas. São diversas alterações que as mulheres sofrem nessa fase. É normal. E é normal também algumas mulheres apresentarem sinais de tristezas, afinal, são mudanças.

O problema ocorre no agravamento dessa situação. Nesses casos, a tristeza é permanente e a pessoa se sente cada vez mais solitária. Assim, surge a depressão na menopausa. Tendo em vista essa situação, é importante consultar um especialista, pois há tratamento para tal.

4. Problemas de concentração

As diversas mudanças que a mulher passa também refletem na capacidade cognitiva. Uma das reações da menopausa, então, é a falta de concentração. Reter atenção pode ser mais complicado durante o período. Além disso, algumas pessoas verificam perda de memória recente.

Nesses casos, reconhecer o que está acontecendo é importante para diminuir o prejuízo. Estar atenta aos possíveis sintomas pode ser a diferença entre atravessar essa fase de forma tranquila ou com muita dificuldade.

5. Falta de desejo sexual

Esse problema pode ser uma decorrência de diversos fatores que não eram encontrados antes da menopausa. A perda da elasticidade vaginal, a maior dificuldade de lubrificação e decorrente secura, a redução da tensão muscular e a demora à excitação podem levar a falta de desejo sexual.

Apesar dessas consequências da menopausa não é preciso ficar preocupada, pois existem tratamentos para essas questões. Aliás, procurar ajuda é fundamental, pois, caso não sejam verificadas, elas podem desenvolver disfunções sexuais, além de outros problemas. Não tenha medo dos sintomas psicológicos da menopausa, o importante é pensar em você e se cuidar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.