A neurodiversidade é um conceito que ganha cada vez mais destaque na compreensão da variedade humana. Isso pois, a humanidade é composta por um amplo espectro de características que resultam em diferenças físicas e culturais entre os indivíduos.  

Adicionalmente, a diversidade humana também está presente no funcionamento cerebral. Sendo assim, o conceito de neurodiversidade é empregado para expressar a ampla possibilidade de variação do funcionamento neurológico humano.

O significado de neurodiversidade

Pode-se definir neurodiversidade como a diversidade de configurações neurológicas que acarretam grande variedade de expressões emocionais, comportamentais e de aspectos de desenvolvimento.

Contudo, dentro da neurodiversidade existem as pessoas cujo funcionamento cognitivo é considerado típico pois seguem o desenvolvimento mais comum e esperado. Essas pessoas são chamadas de neurotípicas. 

Logo, as pessoas neurodivergentes são aquelas cuja cognição difere do desenvolvimento típico e apresentam características comportamentais e emocionais que frequentemente divergem do padrão. As divergências geralmente aparecem como dificuldade em áreas como linguagem, atenção e interesses e interação social.

Sinais de neurodiversidade

É importante ressaltar que cada transtorno do espectro da neurodiversidade tem uma sintomatologia própria mas que, principalmente, características e sintomas isolados não significam que haja neurodivergência. 

No entanto, os principais sinais de neurodiversidade são:

  • dificuldades ou prejuízos em interações sociais e comunicação;
  • interesses restritos;
  • comportamentos repetitivos ou estereotipados;
  • hiperfoco;
  • dificuldade de manter atenção e concentração;
  • impulsividade;
  • desafios na decodificação e produção de textos, leitura e escrita;
  • tiques.

A singularidade de cada indivíduo

A neurodiversidade é natural, pois cada indivíduo é único. A abordagem da neurodiversidade não vê as diferenças como problemas, mas sim como experiências e perspectivas únicas de cada pessoa. 

Entretanto, dentre as formas de neurodiversidade, as mais conhecidas são o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Contudo, embora as diferenças sejam naturais, as pessoas neurodivergentes enfrentam desafios significativos em suas vidas diárias devido à pressão social para que se conformem a padrões considerados “normais” de funcionamento e expressão. Essa expectativa muitas vezes resulta em discriminação e exclusão das pessoas neurodivergentes.

Os maiores desafios para quem é neuroatípico

Os desafios enfrentados por aqueles que são neuroatípicos transcendem as fronteiras das diferenças individuais. Isso pois, mesmo as pessoas neurotípicas não se adequam sempre ao restrito molde do que é considerado normal. 

Desde o início da vida social, as pessoas neurodivergentes recebem exigências de conformidade ao comportamento padrão, aquele que é considerado de acordo com a norma de conduta vigente. Logo, essas normas, mesmo que nem sempre sejam explícitas, produzem discriminação e exclusão de pessoas neurodivergentes cotidianamente.

Portanto, exigir tal conformidade é não apenas irrealista, mas também resulta na perda das valiosas contribuições que cada indivíduo pode oferecer. As características e experiências singulares das pessoas neurodivergentes também enriquecem a experiência humana. 

Visto isso, as pessoas neurodivergentes podem se sentir deslocadas e incompreendidas devido a inabilidade do coletivo de abraçar as diferenças e de oferecer suporte e equidade para seus membros.

O caminho para combater o preconceito

Compreender a diversidade de experiências humanas e valorizar a riqueza de existências é fundamental para romper com o conformismo e proporcionar condições justas a todos os membros da sociedade. 

No entanto, a neurodivergência pode impactar significativamente as interações sociais de uma pessoa. A inclusão é fundamental para que as pessoas neurodivergentes tenham acesso às oportunidades de convivência, educação, lazer, entre outros.

O isolamento causado pelo estigma, por sua vez, conduz as pessoas a sentimentos de inadequação, afetando a autoestima e o reconhecimento do valor pessoal. Ademais, é importante ressaltar que nem todas as pessoas neurodivergentes enfrentarão os mesmos desafios ou apresentarão as mesmas características. Portanto, é essencial acolher e respeitar a individualidade de cada sujeito.

Como a Telavita pode ajudar?

A Telavita oferece suporte crucial para pessoas neurodivergentes, fornecendo acesso a profissionais de psicologia que podem facilitar o processo de autoconhecimento e valorização dos potenciais, interesses e habilidades individuais. 

Ao mesmo tempo, a psicologia desempenha um papel fundamental ao educar familiares, amigos e profissionais envolvidos na neurodiversidade, permitindo uma compreensão mais abrangente desse universo.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.