Assistir séries, realitys, filmes, jogos de futebol. O entretenimento é algo que consegue prender a atenção humana e despertar emoções. No entanto, o atual momento  brasileiro desperta um maior interesse das pessoas pelas distrações. Na atualidade, o papel do entretenimento para a nossa saúde mental possui uma forte importância.

Agora que as eleições acabaram, o novo presidente tomou posse e a copa do mundo passou, o que sobra? Boa parte dos brasileiros vivem na espera de um novo momento para que possam voltar seus pensamentos e assim, se dispersarem o suficiente para não se lembrarem de seus problemas pessoais.

O entretenimento em diferentes culturas e épocas

As formas de entretenimento mudaram de acordo com cada sociedade, cultura e tempo. Sendo assim, o que é considerado entretenimento em uma época pode não ser considerado em outra. A forma de pensar, os desafios e a cultura mudaram muito ao longo do tempo.

O teatro grego por exemplo, surgiu na Grécia Antiga por volta do século V. O teatro tinha uma função social e cívica representando festividades religiosas e celebrações ao deus Dionísio. Contudo, podemos observar que essa forma de entretenimento ainda permanece estável em diferentes culturas e sociedades até os dias atuais. 

Em contrapartida, outras formas de entretenimento que a sociedade teve acabaram sendo extintas, como era o caso das decapitações em praça pública na Idade Média. Uma época onde a dor do outro era tida como uma forma de entretenimento e justiça.

Para refletir 💡

Atualmente em nossa sociedade existe um imenso cardápio de comportamentos que geram entretenimento. Porém, até que ponto a dor como entretenimento foi extinta? Existem diversas formas de entretenimento que ainda são pautadas em sofrimento.

Para exemplificar basta observar as pessoas que têm uma certa fixação por noticiários de televisão, onde se tem acesso a muita informação sobre assaltos, acidentes e mortes. Ainda, temos os reality shows, programas em que adotamos um participante para torcer e “cancelamos” outros, condenando atitudes que não correspondem ao que acreditamos.

amigos-assistindo-bbb-entretenimento

As motivações por trás do desejo de distração

Existem formas de entretenimento que são como uma fuga da realidade. Sabe aquela pessoa que busca descontar sua raiva na atividade física? E aquela pessoa que busca fugir dos problemas com substâncias químicas? Ambas estão buscando uma forma de distração para deslocar suas emoções.

Geralmente, essas pessoas acabam ficando ansiosas e preocupadas no cotidiano ao ponto de buscar qualquer tipo de entretenimento para evitar o sofrimento. As distrações desejadas possuem o poder de possibilitar sensações de bem-estar, mesmo que temporárias. Logo, as emoções sentidas enquanto nos entretemos é um grande alívio para nossas angústias.

Big Brother Brasil: o entretenimento do momento

O Big Brother Brasil é um programa que consiste em uma casa onde 20 brasileiros, sendo eles celebridades ou não, ficam confinados sem contato com as redes sociais ou as vidas pessoais. Dessa forma, são filmados 24 horas por dia interagindo entre si e participando de provas que testam suas aptidões físicas e emocionais.

O programa comove milhares de pessoas. Sendo assim, ao assistirmos, criamos uma afinidade por cada participante ali presente, seja por comportamentos que se assemelham com o que acreditamos ou emoções que geram comoção em nós. 

Durante os meses do programa as redes sociais bombardeiam informações sobre o comportamento dos brothers que estão confinados na casa e os brasileiros criticam, defendem e experienciam diversas opiniões sobre as situações. 

Dessa forma, nos identificamos com as situações vivenciadas no reality e montamos torcida para aquele participante que mais nos identificamos. Logo, um grande movimento de catarse acontece. 

comemoracao-entretenimento-festa

Por que o entretenimento é importante?

Socialmente vivemos sob pressões invisíveis que nos cercam a todo tempo. Pressões sociais como ser o destaque, o funcionário do mês ou até mesmo ser o filho perfeito fazem com que as pessoas sintam uma certa ansiedade comum ao dia a dia. 

Contudo, o entretenimento é importante pois faz parte de uma das formas para lidar e manejar toda a emoção contida. Sendo assim, quando esses sentimentos são direcionados a algo ou alguém, uma enorme sensação de euforia vem à tona. É como se fosse a copa do mundo.

Se permitir ter momentos bons é importante, mas pergunte-se, qual a sua motivação? O que está por trás dos nossos excessivos desejos e comportamentos pode ser de grande importância para nosso crescimento e autoconhecimento.

A relação entre entretenimento e saúde mental

O fato é que, socialmente, temos diversos padrões de comportamento que mostram a busca humana por catarse, uma forma de fugir à realidade difícil e árdua de todos os dias. Esses comportamentos se caracterizam também como formas de defesa para não entrar em contato com o que nos dói.

Se a busca pela distração acontece por esse motivo, pode significar que a sua saúde mental merece atenção. Ao ignorarmos nossos sentimentos, damos espaço para as angústias evoluírem dentro de nós.

Se entreter é necessário, faz bem se distrair de todo o caos, porém, fique atento. Os sinais de início dos transtornos psicológicos podem ser sutis, mas sempre se manifestam no nosso pensar e agir.

Tenha sua saúde mental em dia

A melhor forma de cuidar da nossa saúde mental é fazendo terapia. Os dias não precisam ser insuportáveis de viver, não é normal sentir angústia com frequência e não precisamos procurar nos agarrar em qualquer coisa para que possamos aliviar nossa dor.

Conversar com um psicólogo nos ajuda a entender nossas emoções, identificar gatilhos e melhorar nossas questões emocionais. O papel do entretenimento é nos dar momentos de prazer, porém, eles são temporários. Ao amanhecer nossos sentimentos continuarão existindo, regindo por atenção.

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. O entretenimento me parece deveria ter finalidade de a gente pensar no comportamento humano mas com “filtro”! A Band está transmitindo novela portuguesa que mostra um casal em que ele casado e ela solteira; ele com Leucemia foi usado como experimento neuro científico. Ela foi para caminhos chamados “inferninhos”, mas que Não superou o passado, replicando a experiência em outras pessoas! Ele curado da Leucemia, mas o experimento lhe trouxe a perda da memória após um coma induzido por 20 anos. Já o filho dele, altruísta, resgatou da mão de um sultão uma jovem “comercializada” pela ex amante do pai dele! Em suma, enredo, que traduz as relações interpessoais na máxima “a mão que afaga, pode ser sádica”! Provações existem, mas Superações, também, legado que a vida “ensina” e poucos põem em prática para seguir adiante, vivendo efetivamente novos dias! Já o BBB, defino como, “Selva de Pedras” que traz uma disputa em que Jesus, outrora, definiu dos “filhos que Não são da Luz”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.