Quando ouvimos que alguém está fazendo terapia, logo assumimos que a pessoa não está bem. O acompanhamento psicológico ainda conta com esse estigma de que somente procuramos um profissional de saúde mental quando não estamos na nossa melhor condição.

Entretanto, a terapia também pode e deve ser feita por aqueles que estão se sentindo bem. Falar com um psicólogo traz diversos benefícios para o indivíduo e não deveria se restringir para o tratamento. Bem, iremos listar aqui algumas das vantagens da terapia – mesmo para quem não possui nenhuma questão psicológica. Está pronto(a)?

Motivos para fazer terapia mesmo estando bem

Ajuda a se expressar de maneira saudável

A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos desenvolver, porém, ela nem sempre é fácil de dominar. Conseguir conversar e transmitir os seus sentimentos para as pessoas, principalmente para aquelas mais próximas, é fundamental para construir relações saudáveis.

Nesse sentido, a terapia aparece como um ambiente para a pessoa se expressar livremente e também para desenvolver essa aptidão. Durante o acompanhamento com o psicólogo, será possível transformar pensamentos brutos em uma comunicação eficaz.

LEIA MAIS: Como é uma sessão de terapia?

Ter alguém para desabafar

Não importa o quão contente você esteja com a sua vida, podem existir coisas que o incomodam de vez em quando. Seja com alguma situação no trabalho ou até dentro de casa, é comum vivenciarmos experiências que nem sempre nos agradam.

Sendo assim, a terapia surge como um espaço seguro para desabafar e lidar com tudo o que está passando. O terapeuta será capaz de lidar com a irritação e frustração eventuais de maneira saudável para você.

Alavanca o amor próprio

Vamos falar a verdade: o relacionamento mais importante que você terá na vida é com você mesmo. E a terapia pode ajudar muito a desenvolver o amor próprio. Nesse sentido, o psicólogo conta com ferramentas capazes de melhorar a sua compreensão como pessoa.

Dessa forma, não é apenas a mente que se beneficia com o acompanhamento psicológico. O relacionamento consigo mesmo é compreendido e elevado, o que também permite construir relações mais saudáveis com outras pessoas.

LEIA MAIS: Além da terapia: o que fazer para melhorar sua saúde mental

A terapia torna coisas boas em ótimas

O enfoque da terapia nem sempre é tratar das coisas negativas que estão acontecendo conosco. Sendo assim, o psicólogo pode trabalhar de forma a simplesmente melhorar as boas coisas que já estão acontecendo na sua vida.

O autoconhecimento, então, é importante também para a pessoa realmente perceber os aspectos positivos da sua vida e se animar com eles. Além disso, ao conhecer a si mesmo, você consegue controlar melhor o que ocorre à sua volta e evita situações desgastantes.

Prepara para lidar com situações ruins

No momento, você pode estar feliz com a sua vida e acha que nada de errado pode acontecer. Vamos torcer para que as coisas continuem assim, entretanto, sabemos que nem sempre a vida segue o rumo que desejamos.

Dessa forma, caso algo dê errado, estar fazendo terapia pode ajudar numa recuperação mais rápida. O psicólogo será capaz de acolher e ajudar nas dificuldades que está passando. Aliás, o simples fato de já estar fazendo acompanhamento psicológico é um alento, pois a pessoa estará mais preparada para lidar com a situação.

LEIA MAIS: É melhor fazer terapia com um psicólogo parecido comigo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.