Falar sobre saúde mental tem virado pauta. A rotina corrida, as ansiedades do dia a dia e todas as adversidades que encontramos ao longo da nossa vida exige que saibamos cuidar do nosso psicológico. Mas afinal, como saber se estamos bem de saúde mental?

Na maioria das vezes, dedicamos nosso tempo e pensamentos a elementos externos a nós, dessa forma, esquecemos de olhar para o que mais importa: a nossa vida. Logo, deixamos de praticar o autocuidado e não nos importamos o suficiente com os sentimentos que se encontram em nosso coração.

As “Red Flags” que cultivamos

A melhor forma de saber como está a nossa saúde mental é aprendendo a identificar os sinais que são alarmantes, ou seja, aqueles que indicam o defasamento da nossa estrutura psíquica.

O termo “Red Flag” em português significa “bandeira vermelha” e se popularizou recentemente com o objetivo de indicar comportamentos tóxicos em nós, ou em outras pessoas.

Todo mundo tem uma (ou mais) Red Flags, no entanto, elas são as responsáveis pela nossa auto sabotagem e indicam o alerta vermelho em relação a nossa saúde mental, aquele que devemos estar atentos e que pode indicar o início ou a presença de um transtorno. No entanto, as principais Reg Flags que cultivamos no nosso dia a dia são:

🚩 Ignorar nossos sentimentos

Pensamos que o que sentimos não importa e não damos atenção para as nossas emoções. Ignoramos nossa raiva, frustração e apenas vivemos o dia como se elas não existissem. Contudo, ignorar os sentimentos pode ter um preço a longo prazo: de tanto segurar, uma hora explodimos. 

🚩 Não se alimentar bem

Comer mal pode ser um hábito, algo que fazemos até mesmo sem pensar. No entanto, a alimentação tem uma função importante no nosso organismo e entre os seus benefícios, uma vida mais equilibrada e com bem-estar. Quando não cuidamos do nosso corpo, deixamos também de lado o nosso psicológico.

🚩 Achar exercício físico desnecessário

No Brasil, 47% da população é sedentária. Esses dados, por sua vez, representam um grupo de pessoas que não se exercitam e não fazem nada para mudar a situação. Por mais que não seja o hobbie favorito, a atividade física estimula nosso cérebro a produzir hormônios importantes para nosso bem-estar psicológico e deve fazer parte da vida humana.

🚩 Dormir tarde e acordar cedo

Assistir TV, mexer no celular, estudar e trabalhar até tarde é um comportamento negativo para nossa saúde mental. O sono é um importante elemento para a vida humana e, quando não descansamos corretamente, perdemos qualidade de vida durante o dia. Nos tornamos cansados, estressados e ansiosos. 

Por que cuidar da saúde mental é importante?

Para ter uma vida estável é necessário equilíbrio. No entanto, para alcançá-lo precisamos estar atentos às vertentes físicas e mentais do nosso corpo. Nosso psicológico é capaz de nos desestabilizar de diversas maneiras, logo, quando deixamos de cuidar dele, podemos acabar paralisados, sem perspectivas.

Um exemplo claro de como a saúde mental é importante para a nossa vida é o crescente número de pessoas sofrendo com a síndrome de Burnout. A doença é a junção do esgotamento físico e mental, dessa forma, o sentimento de estafa impede que a rotina do indivíduo seja efetuada normalmente.

Cuidar da saúde mental é importante para termos qualidade de vida. De nada adianta viver se não aproveitamos os momentos de felicidade com clareza. Uma vida saudável é aquela em que temos prazer em viver, e para isso, precisamos cuidar dos nossos traumas, angústias e expectativas.

6 sinais de que a sua saúde mental não está boa

Para saber se está bem de saúde mental, basta ficar atento aos sinais e se autoconhecer o suficiente para identificá-los na sua rotina. Fique de olho nos sintomas que são padrões no aparecimento dos transtornos psicológicos, estes são:

1. Desânimo e apatia

O desânimo e a apatia são sintomas significativos e que emergem o indivíduo em uma tristeza profunda. De repente, a vontade de ficar deitado é maior, a felicidade parece distante e a vida vai perdendo o sentido. O entusiasmo e motivação se tornam difíceis de encontrar no dia a dia e viver se transforma em um eterno “piloto automático”.

2. Isolamento

O isolamento é uma característica alarmante para a saúde mental. A socialização traz efeitos positivos para a psique do indivíduo e a falta dela pode deixar a pessoa deprimida. Estar sozinho é bom, mas se isolar e se privar de ter momentos saudáveis com as pessoas que amamos é um sinal ruim.

3. Estresse frequente

Quando estamos esgotados psicologicamente somos propensos a ficar mais estressados. Situações que antes eram normais para nós podem se tornar insuportáveis de ser vivenciadas. Logo, momentos de raiva começam a surgir com mais frequência e o estresse se instala de forma persistente nas interações cotidianas, principalmente no trabalho.

4. Insônia diária

Noites mal dormidas e falta de sono podem significar que seus níveis de ansiedade estão mais altos do que o normal. A insônia significa que nosso corpo não se permite descansar por algum motivo, e muitas vezes, ele pode ser psicológico. Se algo está tirando a sua paz na hora de dormir, reveja a situação e se necessário, procure ajuda profissional.

5. Falta ou excesso de apetite

A falta ou excesso de apetite pode indicar o descontrole emocional. Enquanto a falta de apetite é comum nos momentos de tristeza e apatia, o excesso pode estar relacionado aos altos níveis de estresse e ansiedade.

6. Dores de barriga

Sentir dores de barriga constantemente pode significar ansiedade. É comum entre pessoas que sofrem do transtorno sentirem vontade de ir ao banheiro antes de apresentações ou conversas importantes. No entanto, não é saudável para mente e corpo quando este acontecimento ocorre com frequência.

Acho que não estou bem, como melhorar?

Se você se identifica fortemente com algum dos sintomas expostos, talvez seja a hora de procurar por auxílio psicológico. Tudo bem não estar bem, hoje temos acesso a profissionais qualificados que podem nos ajudar a passar pelas angústias que nos cercam cotidianamente.

O melhor jeito de cuidar da saúde mental é fazendo terapia. A psicoterapia permite um espaço seguro em que você pode desabafar, contar seus medos e descobrir um infinito de coisas sobre si mesmo que nem imaginava.

Para aqueles que não podem se deslocar e têm a rotina apertada, a terapia online é a melhor opção. Aqui na Telavita nós oferecemos um catálogo de psicólogos especializados para atender todo e qualquer tipo de problema.

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. Muito em voga a expressão: “Autosabotagem” e, está muito frequente atualmente! Muitas vezes aos olhos dos outros podemos ser tidos “privilegiados” como acontece com um porteiro em relação a mim! Como fui as compras ontem, vi que ele deu aquela “real” que ser sozinho é desafiador: é a pessoa por si! Conversava com ele um vizinho senhor daqueles que se aposentam para a vida, também! Vale aquela máxima: na vida Nunca permita se abandonar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.