No atual cenário de caos mundial, tenho percebido, nas sessões virtuais de atendimento psicológico, uma preocupação intensa das pessoas sobre o futuro das organizações e as correspondentes alternativas de carreiras dos profissionais. Muitos questionam sobre as possibilidades de desemprego, o desenvolvimento da carreira e os riscos que podem se submeter. Bem, essa poderá ser uma possível realidade a curto prazo.

Para alguns, o ócio pode estar sendo uma tortura. Já outros estão aproveitando para realizar um momento de reflexão. Ainda, há aqueles que o trabalho remoto os mantém interligados ao ritmo normal de comprometimento e produtividade.

O que pode mudar no mundo corporativo e no mercado de trabalho?

Estamos em um momento de divisor de águas, ou melhor, uma Nova Era. Temos percebido uma necessidade de mudar os hábitos e, talvez, realizar uma mudança de cultura definitiva em vários âmbitos de nossa vida cotidiana.

Basta considerar o que temos assistido nas mídias. Os políticos estão realizando reuniões e votações no Congresso Nacional de forma virtual. Os shows musicais, programas televisivos ao vivo e atividades esportivas continuam, mas sem plateia presencial. E, ainda, existem os casais apaixonados que não conseguiram adiar a efetivação da união conjugal e estão realizando o casamento de forma virtual.

LEIA MAIS: 5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho

Além disso, o Conselho Federal de Medicina saiu da sua zona radical e abriu campo para o atendimento online (Telemedicina), integrando médicos e pacientes para a promoção da saúde. Os profissionais de várias áreas estão ampliando e oferecendo cursos e estudos no formato virtual.

O que pode mais acontecer?

No contexto em que vivemos, são muitas variáveis para considerar ao se fazer qualquer previsão. Até aquelas situações que achávamos muito distantes, agora posam como possibilidades reais.

Creio que os meios corporativos vão intensificar ainda mais a modalidade home office. Muitas empresas poderão deixar de ter escritórios físicos e todas as estruturas se tornarão virtuais definitivamente. Mesmo que o governo brasileiro colabore financeiramente com as pequenas e médias empresas, não estamos livres de desemprego em massa.

Como fica a minha carreira na Nova Era?

Se você está preocupado com sua carreira, o que está fazendo para se reinventar? Perceba que você precisa ser atuante e se mostrar imprescindível para sua organização. Seja um colaborador que faça a diferença e mostre as suas habilidades e competências. Se antes do momento atual já era assim, imagine agora.

O momento é de se aperfeiçoar e de buscar conhecimentos que agreguem valor para o cargo que você executa. Aproveite o ócio e reflita. Desenvolva-se e planeje novas ações para sua carreira. É hora de criar, de achar soluções e de humanizar diante do caos econômico que está por vir.

LEIA MAIS: 7 comportamentos comuns de pessoas com inteligência emocional no trabalho

Então, não existe mais a frase “não tenho tempo”. Você tem todo o tempo do mundo para se autoconhecer, traçar metas e objetivos e se destacar a partir de agora. Todo o topo se atinge em passos, de degrau por degrau, de ação em ação.

O que o mundo atual está precisando? Onde você deseja chegar para sua realização pessoal e profissional? Comece fazendo uma introspecção sobre seus reais sonhos no contexto atual. O autoconhecimento é o primeiro passo.

Depois, você precisa identificar as suas ações, perseverar em suas metas e avaliar cada etapa. Somente assim você conseguirá medir se está realmente se aproximando do almejado sonho para brilhar em sua carreira.

O perfil  profissional da Nova Era

Em primeiro lugar, a Nova Era será para os que possuem inteligência emocional. Trata-se de uma época em que será importante ter uma boa capacidade para lidar com os momentos de stress, além de conseguir buscar soluções de forma sensata.

Tenho certeza de uma coisa: aqueles que se tornarem mais focados na questão humanitária e o bem-estar das pessoas, poderão ser mais bem sucedidos. O contexto caótico mundial surgiu para mostrar que a humanidade precisa se tornar mais sensível sobre a importância da empatia, do amor, da benevolência e da solidariedade.

Desde pequenas crises até grandes tragédias, elas servem para nos tirar da zona de conforto e nos conduzir para as mudanças necessárias. Portanto, aproveite esse momento para se reinventar e ser um verdadeiro profissional. Prepare-se para a Nova Era!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.